domingo, 26 de abril de 2020

Com as instalações do “Hospital de Campanha” na “Mata do Intelecto” – Minas Gerais é excluída! Itabira e 853 municípios não terão o apoio do governo Romeu Zema para a implantação da unidade hospitalar

Romeu Zema e os secretários; de Saúde, Carlos Eduardo; e o Adjunto, Marcelo Cabral; afirmaram na coletiva de imprensa que Itabira e os 853 municipios mineiros não terão o total suporte para a implantação dos hospitais de camapnha (Fotos/Gil Leornardi/Agencia Minas/Divulgação) 

Belo Horizonte/Mg – Questionado sobre a parceria entre o governo do estado e a Vale (S/A) para as instalações do hospital de campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) na “Mata do Intelecto”, em Itabira-Mg, do qual esta unidade de saúde hospitalar fará intercambio com os leitos hospitalares externos com o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) (com 78 leitos hospitalares pelo Sus, 23 respiradores, e mais 1 respiradores de UTI, e terá mais 6 respiradores brevemente) em parceria com a Associação Municipal da Educação Infantil (AMAI), e no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) (com 110 leitos hospitalares pelo Sus, 32 respiradores, e mais 2 respiradores de UTI) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Caso os [853] municípios mineiros tenham a intenção de instituir os hospitais de campanha. Isso caberá a esses [853] municípios sem a participação do [governo] do estado em razão de um hospital de estrutura campanha [contra o ‘Covid-19’] que for organizada é aquela hoje instalada no Expominas [Bh]”, esclareceu o Marcelo Cabral.


Secretário adjunto de saúde Marcelo Cabral 

(Fotos/Gil Leornardi/Agencia Minas/Divulgação) 

De acordo com o Secretário Adjunto do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Marcelo Cabral, ele esclareceu na coletiva de imprensa a distância desta quarta-feira (24) que cada um dos 853 municípios terão que implantar os hospitais de campanha em parceria com o governo federal por meio do Ministério da Saúde através do Sus, e através dos recursos do Compensação Financeira da Extração Minerária (CFEM) que são repassados mensalmente pelo governo federal. Para o combate contra os sintomas do coronavírus “Covid-19” que resultou 1.548 casos, 90 óbitos em investigação, 357 óbitos descartados e 61 óbitos confirmados em Minas Gerais no momento. Em Itabira foram 369 casos suspeitos (73 em monitoramento e 296 já cumpriram o isolamento), 81 monitorados (Pessoas com síndrome gripal em monitoramento pela Central de Vigilância em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde-SMS), 47 casos descartados (Testaram negativo para ‘Covid-19’ ou positivo para outra doença que resultaram 3 óbitos descartados), 8 casos confirmados (1-recuperado, 6-em isolamento domiciliar, 1-óbito confirmado) neste domingo (26). 


Vale relembrar

Secretária de Saúde, Rosana Linhares fala sobre a importância do
hospital de campanha em Itabira (Foto/Rodrigo Ferreira/Reprodução)
   
Em Itabira-Mg, durante o seu segundo pronunciamento que foi transmitido “ao vivo” pelas redes sociais destasexta-feira (03/03), do qual seu pronunciamento foi seguido de entrevista e questionemos que foram feitos pela população através da mediação dos entrevistadores da assessoria de comunicação da prefeitura. A Secretária Municipal de Saúde (SMS) Rosana Linhares Assis Figueiredo quando foi questionada sobre as instalações dos hospitais de campanhas para abrigar os pacientes nos leitos hospitalares no combate contra o Covid-19 dentre os demais ginásios do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) e o extinto Hotel Pousada dos Pinheiros, onde abrigava as instalações do extinto Centro de Ensino Superior de Itabira (CENSI)/Universidade Federal Antônio Carlos (UNIPAC) que se encontra desativada desde 12 de agosto de 2012, e também na extinta Unidade de Pronto Atendimento (UPA/Fênix).  

Rosana Linhares ainda afirmou que está sendo acertada a negociação da implantação dos hospitais de campanha com os municípios de microrregião de Guanhães-Mg (4 hospitais), João Monlevade (4 hospitais) que já aderiram o hospital de campanha. Ainda com a negociação com a microrregião de Santa Bárbara-Mg e Barão de Cocais-Mg (no setor de clínica médica) e dentre outros municípios da região, e com reais condições situacionais na implantação de mais leitos hospitalares para salvamentos durante o combate contra o coronavírus. Que será por meio de parcerias entre a Gerência Regional de Saúde (GRS), Poder Público Municipal (PPM) e o Poder Público Privado (PPP)

“Eu coloquei [a imprensa] que as nossas estruturas hospitalares são muito boas. Porém, nenhuma estrutura é suficiente pra todos os casos ao mesmo tempo. Então, é claro que a gente pensa em todas as estratégias [na área de saúde]. Mas, nos tem alguns limitantes, e pra isso estamos buscando inúmeros parceiros [...] Em caso de necessidade de uma situação muito grave ninguém vai deixar de pensar em hospital de campanha não. Nós estamos antes disso nesse hospital de campanha tentando fazer leitos para a atenção para a ‘Covid-19’ nos hospitais [Hospital Municipal Carlos Chagas – HMCC e no Hospital Nossa Senhora das Dores – HNSD] em volta dos dois nossos [hospitais] em volta dos dois nossos [188 leitos]”, disse a secretária.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário