quarta-feira, 8 de abril de 2020

“Situação de Emergência” é mantida por “120 dias” - Em combate contra a pandemia! “Por que o trabalho é realmente muito intenso”, resumiu a Rosana Linhares


Durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais, Rosana Linhares convoca a todos para fazer os balanços da prevenção contra o coronavírus durante  o primeiro mes (Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira)  
Itabira/Mg - De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) Rosana Linhares Assis Figueiredo, ela fez o seu segundo pronunciamento a imprensa que foi transmitida “ao vivo” pelas redes sociais nesta sexta-feira (03). Para fazer primeiros os balanços dos trabalhos das ações que estão sendo desempenhadas junto com as suas equipes da área de saúde durante o isolamento social e o combate contra os sintomas da pandemia do coronavírus “Covid-19”, evitando com que a contaminação dos sintomas se alastre por todo o canto do território do município que acabou resultando 1 caso confirmado com morte fatal do qual se trata  a investigação da primeira morte suspeita por Covid-19, em Itabira. Trata-se de um jovem com óbito constatado na madrugada desta segunda-feira (06), no domicílio. Amostras laboratoriais foram encaminhadas a Fundação Ezequiel Dias (FUNED-MG), em Belo Horizonte - Mg, e o resultado é aguardado neste momento.

Onde a Rosana Linhares deu todos os esclarecimentos para a população e a imprensa sobre a situação dos sintomas do coronavírus através das redes sociais, sendo que a Rosana Linhares respondeu todos os questionamentos que foram feitos pela imprensa e pela população que estavam acompanhando o seu pronunciamento durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais. “Que todos os itabiranos tenham a condição de diminuir a sua dúvida, e de estarmos mais próximos [da população] e das nossas equipes [da área de saúde] através da minha pessoa. Com relação às estruturas que estamos preparando, e que nós já fizemos e ainda estamos desenvolvendo. Vamos alinhando aqui hoje”, adiantou a Rosana Linhares.

Segundo a Rosana Linhares, o assunto sobre o combate contra os sintomas do coronavírus foi discutido desde fevereiro deste ano, antes de fazer o seu primeiropronunciamento junto com o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) a distancia com a imprensa na tarde de segunda-feira (16/02), sendo que o prefeito decretou a “Situação de Emergência” por 120 dias no município. Rosana Linhares ainda esclareceu pelas redes sociais que no sábado (28/02) foram feitas as reuniões técnicas com as equipes de comissões de enfrentamento do combate contra os sintomas do coronavírus, após o primeiro caso de morte fatal no Brasil que ocorreu na quinta-feira (26/02), do qual o primeiro caso da pandemia foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Que ainda contou os representantes das áreas de saúde desde primária, secundária e terciária. Por meio das equipes de saúde da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Os hospitais já tiveram as suas primeiras preparações para fazer os trabalhos de atividades durante o combate contra o covid-19 desde março, do mês passado.

Rosana Linhares fez os primeiros balanços dos trabalhos de atuação em seu primeiro mês durante o combate contra o coronavírus, sendo que em Minas Gerais foram 34.224 casos suspeitos, e 275 casos confirmados com 40 óbitos em investigação, e 03 óbitos confirmados durante o mês de março. Em Itabira, foram 183 casos em investigação, e 1 caso confirmado, e mais 11 casos descartados durante o mês em março. “Através dessa comissão técnica [citadas acima] fomos desenhando os primeiros passos, e estamos caminhando nesses passos. Agora nós estamos nos momentos de preparação mais acentuada dos hospitais [Hospital Municipal Carlos Chagas - HMCC e do Hospital Nossa Senhora das Dores – HNSD], e nós já fizemos a primeira preparação”, disse a secretária.  

Durante o seu pronunciamento sobre a prevenção no combate contra a pandemia do coronavírus, Rosana Linhares ainda afirmou que conta com o total apoio das Secretarias Municipais; de Desenvolvimento Urbano (SMDU), de Educação Esportes e Lazer e Juventude (SMEELJ), de Assistência Social (SMAS), de Obras Transito e Transporte (SMOTT). Com a inclusão da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (ITAURB) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e da Vale (S/A) que estão desempenhando todas as ações no combate contra a pandemia. Além da comissão e enfrentamento no combate contra o coronavírus, Rosana Linhares ainda anunciou a criação da Comissão de Emergência (COER) e mais criação de comitês com as demais pastas das secretarias a autarquias que estão integrados a prefeitura diante de todas as diretrizes das comissões que se encontram nomeadas para os trabalhos de prevenção e do enfrentamento contra o Covid-19. “Nós contamos com várias secretarias municipais [e autarquias] por que a questão do combate contra o coronavírus não é uma coisa só da [secretaria de] saúde, é muito na área da saúde. Por que a reponsabilidade sanitária perpassa por todas essas questões, e nós precisamos de trabalharmos juntos, e estamos todos trabalhando”, destacou a secretária.

Rosana Linhares ainda confirmou que existem as obras de ampliação do HMCC (com 11 leitos centro), HNSD (com 23 leitos), Policlínica Regional de Itabira (PRI), Unidade Básica de Saúde (UBS). Que integram a Rede Municipal de Atendimento a Saúde (RMAS) totalizando 148 leitos clínicos e mais 40 leitos hospitalares na Unidade Terapia Intensiva (UTI´S), totalizando 188 leitos. Quanto no sistema de saúde particular e o sistema público no combate e o enfrentamento contra o Covid-19 também serão beneficiados com estes leitos hospitalares. Dentro das conformidades do Ministério de Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que estes 188 leitos hospitalares foi garantido para as internações dos pacientes que são vitimas do coronavírus desde o mês passado, após o pronunciamento oficial do Ronaldo Magalhães na quarta-feira (25/03) pelo Whatsapp. Rosana Linhares ainda esclareceu que os 34 pacientes já estão internados em 44 leitos destas duas unidades hospitalares do município, sendo que foi um fruto de um verdadeiro resultado positivo no combate contra os sintomas do coronavírus no município.

Sobre a implantação dos 188 leitos hospitalares, Rosana Linhares ainda garantiu que os 34 leitos hospitalares dentre o HMCC e o HNSD terão o inicio no processo de internação nestas duas unidades hospitalares durante o combate e a prevenção do Covid-19, sendo que resultou na diferença superior de 18 leitos dentro do montante inferior dos 170 novos leitos hospitalares que serão destinados aos pacientes que são vitimas do coronavírus pela Central de Tratamento Intensivo (CTI), do Centro Materno Infantil, de Betim-Mg, do qual esta nova unidade em fase de construção que será instalada ao lado do Hospital Regional na região metropolitana de Belo Horizonte-Mg. Dentro das suas medidas de prevenção como gestora da pasta, Rosana Linhares ainda esclareceu que colocou uma ambulância “0 km” no Pronto Socorro, já no Samu foi colocado mais uma ambulância com o motorista permanente no plantão de 24 horas para facilitar todos os recursos durante o transporte sanitário. Com a inclusão dos treinamentos específicos durante a capacitação dos demais profissionais da área de saúde. Rosana Linhares também anunciou os sintomas gripais no combate contra a pandemia durante a segunda etapa no momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário