segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Agora é pra valer – Confirmado! Vale dá o prazo de 8 dias para que as 34 famílias se evacuem das “Zas” a partir de segunda-feira

 

Evacuação em Barão de Cocais! “Só que o maior bem que nós temos é a vida”, resumiu o Flávio Godinho

O Coordenador do Cedec-Mg, tenente coronel Flávio Godinho Pereira anunucia evacuação na barragem "Norte/Laranjeiras" durante a coletiva de imprensa (Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)

Barão de Cocais/Mg – Depois de três horas de reunião (presencial e virtual) com a Vale (S/A), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), Polícia Militar (PM), Defesas Civis Estadual e Municipal, e com o Ministério Público (MP) na Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a elaboração do plano de ação para traçar todas as devidas estratégias durante a evacuação dos moradores das Zonas de Auto Salvamento (ZAS) que residem em São José de Brumadinho que ficam nas proximidades da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Que acontecerá a partir de segunda feira (23) até sábado (28). “É a data limite para que todas as famílias sejam contactadas e que escolham os imóveis que elas [as pessoas] pretendem mudar. Quando a gente fala que essas famílias irão para as casas? O que está sendo ofertado para as famílias são sítios por quê elas moram em sítios. Então, elas tem muitos animais que vão com ela para esses novos locais. Mas, se elas não escolherem nenhum desses oito locais [mapeados], e elas podem apontar outro local”, explicou.

Em Barão de Cocais, Flávio Godinho anuncia o plano
de ação na coletiva de imprensa (Foto/Heitor Bragança)
Em coletiva de imprensa desta sexta-feira (20) pós-reunião do plano de ação, o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente coronel Flávio Godinho Pereira ainda afirmou que houve a inclusão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barão de Cocais e de São Gonçalo do Rio Abaixo durante a reunião da elaboração do plano de ação para fazer toda a evacuação das 34 famílias em Barão de Cocais, e mais 10 famílias em São Gonçalo do Rio Abaixo dentro dos oito locais que foram mapeados pela própria Defesa Civil e a mineradora dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 

Que estão em áreas de risco eminente que envolve as barragens de mineração. Para que os 34 moradores das Zonas de Salvamento possam ter o livre arbítrio de escolher as casas com data do aceite do local que vai até o dia 03 de dezembro. Os 34 moradores das “Zas” ainda terão o prazo que foi estipulado pela própria mineradora, e vão receber a ajuda financeira no valor de “R$ 5 Mil” até o dia 18 de dezembro, do qual o acordo foi feito entre a mineradora com os moradores das Zonas de Salvamento. “As outras indenizações [extrajudiciais], e tem o escritório da Vale [S/A] e cada pessoa vai fazer o contrato individualizado, e cada caso vai ser tratado individualizado”, disse.  

Para que essas 34 famílias possam se acomodar até que a ordem se reestabeleça em seus devidos locais de origem, sendo que os seus pertences e os seus moveis de suas residências serão transportados com o prazo de duas semanas que foi estipulado pela mineradora. “Por quê? Por que a Vale [S/A] pediu duas semanas para fazer todas as obras de recuperação daquele imóvel, de reforma e até compra de imobiliário. Se acontecer na hora de transportar e vier estragar algum imobiliário, e ela pediu duas semanas para fazer esse trabalho, sendo que foi delimitado a última data para que as pessoas serem evacuadas até o dia 18 de dezembro. Então, até o dia 18 de dezembro deverá ser concluído toda a evacuação”, esclareceu.

Flávio Godinho falou sobre os sentimentos dos moradores dos moradores de São José de Brumadinho que ficam nas proximidades da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Onde os moradores residem na zona rural há mais de décadas. “Na verdade é lógico que retirar as pessoas de suas casas. Isso é complicado por quê a pessoa tem um pertencimento com aquela terra, e recebeu do Pai e recebeu de família. E existe um pertencimento que se identifica muito com aquela região, e a casa da pessoa a gente tem que respeitar isso. Só que o maior bem que nós temos é a vida. Então, a gente tem que oportunizar para essas pessoas, e que elas sejam tratadas de forma humanizada e dar para elas todas as seguranças. Na verdade, a defesa civil [estadual e municipal] ela trabalha na preservação da vida, e quando ela tem qualquer indicativo que demonstra que a vida uma pessoa ela possa correr tipo de risco. Essa é a ação da defesa civil”, defendeu.

Para o Flávio Godinho há um estudo técnico sobre as trincas da barragem “Note/Laranjeiras”, sabendo que poderá ocorrer sérios riscos através de um rompimento desta barragem a qualquer hora e a qualquer momento. Caso, a barragem “Note/Laranjeiras” se eleva para o Nível 3” a qualquer instante a todo o momento. “Então, se tem um estudo técnico de uma mancha de inundação. Caso, aconteça um rompimento [da barragem ‘Norte/Laranjeiras’], e poderá passar naquele local, e as pessoas tem que se conscientizar que a vida é em primeiro lugar. Então, que elas recebam bem as pessoas da Defesa Civil do município e discutam o termo, e tem que discutir mesmo e entender o processo e fazer as perguntas. Mas, que realmente se aquela residência foi apontada que a solução é a evacuação, e que elas façam evacuação. E quando se acontecer se a barragem for retornar para o ‘Nível 1’, e que elas retornem para a sua terra e continue com a sua vida ali naquele local que é um local que ela escolheu para viver”, acrescentou.         

Sobre a distribuição das cartilhas explicativas referente a situação da barragem “Note/Laranjeiras” que foram confeccionadas pela própria Vale. Para dar todos os esclarecimentos sobre as ações que serão desempenhadas pela própria mineradora através da Defesa Civil Estadual e Municipal, Flávio Godinho ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que os moradores terão os atendimentos individualizados com cada família nas residências durante a distribuição destas cartilhas, e explicar sobre o fato ocorrido nas Zonas de Salvamento da comunidade São José de Brumadinho e dos moradores que moram próximos desta barragem.

“Na verdade é um contato individualizado com cada família para explicar pra ela essa reunião ‘o quê que aconteceu?’, e entregar para ela uma cartilha que já está pronta com as ações e com todo o esclarecimento para que a pessoa não tenha dúvida alguma sobre o processo que está sendo feito em função das saída dela de suas casas. O mais difícil foi planejar um operação dessa envergadura pra retirar pessoas, a logística, tempo e ‘como que isso vai acontecer?’. Agora o planejamento ele foi feito e agora executar o que foi feito, e os municípios tem plena condição de fazer isso”, reiterou.  

 

Comparações

Sobre as diferenças da barragem “Sul Superior”, da mina de Congo Soco que já se encontra em “Nível 3” desde março do ano passado, e entre a barragem Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu que se encontra atualmente em  “Nível 2”. Flávio Godinho explicou durante a coletiva de imprensa que a barragem “Sul Superior” possui o Método Construtivo (MC) a montante, e a barragem Norte/Laranjeiras” possui um solo compactado em etapa única por ser a barragem construída com o material a jusante que poderão se romper a qualquer hora e a qualquer momento. Caso, a mineradora fazer toda a retirada do rejeito de minério para serem totalmente reaproveitado para a fabricação de tijolo e asfalto.

“Então, é uma barragem um Método Construtivo [MC] diferente como a segurança bem diferente da mina de Congo Soco, e ela [a barragem ‘Norte/Laranjeiras’] foi levada a ‘Nível 2’, de forma preventiva. Em função de uma trinca a jusante da barragem na ombreira esquerda da barragem, e por quê que ela foi levada a ‘Nível 2’? Por quê até o momento a Vale [S/A] não conseguiu apresentar um estudo técnico de um ‘por quê’ daquela trinca, e a trinca ela já foi selada.  Hoje, basicamente não existe mais. Mas, ocorreu essa trinca, e então precisa-se de um trabalho de sondagem, e um trabalho de geotecnia e de engenharia para verificar o ‘por quê’ daquela trinca. Apesar dos geotécnicos afirmarem que a trinca ela não tem nenhuma consistência no maciço principal, e não trazendo qualquer tipo de risco de rompimento para essa barragem”, comparou.        

 

Estes são os principais assuntos da reunião    

Tenente coronel Flávio Godinho Pereira se reune com o prefeito de Barão de Cocais Décio Dentista e com os demais agentes empreendedores (Foto/Heitor Bragança)


- Instalação do Posto de Comando 20 de novembro

- Reunião para criação do plano de ação (Vale, Defesas Civis Municipais e Estadual, Ministério Público, Polícia Militar, Prefeitura de Barão de Cocais) 20 de novembro

- Continuação das visitas às famílias da ZAS (Vale, Ministério Público e Defesas Civis Estadual e Municipal) 20 e 21 de novembro

- Abordagem às famílias para escolha das moradias 23 a 28 de novembro

- Realocações vão acontecendo à medida que as famílias forem escolhendo as moradias

- Conclusão das realocações até 18 de dezembro

A Vale apoiará a Defesa Civil no atendimento às orientações de prevenção da pandemia do Covid-19, protegendo as equipes e os moradores com todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Haverá triagem médica na abordagem individual de cada núcleo familiar, além da disponibilização de kits de higienização e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O transporte será realizado com apenas 50% de ocupação.

domingo, 22 de novembro de 2020

Com 34 famílias nas “ZAS” - Alerta total! Barragem “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e moradores terão que se evacuar a partir de segunda-feira

 

Barragem  “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e o Tenente Coronel Flávio Godinho deu todos os detalhes dos esclarecimentos por via Whatsapp (Foto/Reuters/Washington Alves/Agência Brasil) 


Barão de Cocais/Mg- A Vale (S/A) informa que deu início nesta quarta-feira (18), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em “Nível 2” da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Neste sentido, com a colaboração entre a mineradora, a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, será iniciada, nos próximos dias, a remoção de residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) referente à estrutura, estimados em 34 pessoas que estão dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A mineradora adotou essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. Ainda a elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.

Ainda a companhia informa que a barragem “Norte/Laranjeiras” não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019. A remoção será feita de forma programada, conduzida pela própria Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A mineradora prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.

 

Esclarecimento

Tenente Coronel Flávio Godinho
(Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)
De acordo com o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, ele afirmou a imprensa através do Whatsapp que houve uma reunião com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barão de Cocais e de São Gonçalo do Rio Abaixo, e também com a mineradora, sendo que a Defesa Civil Estadual já começou a fazer os contatos desde quinta-feira (19) com as 34 famílias que moram próximos da barragem “Norte/Laranjeiras” dentro das Zas. “É uma elevação de nível em função de uma trinca em uma ombreira próxima da barragem, e também será explicado pela Vale [S/A] no documento próprio o motivo da elevação de ‘Nível 1’ para ‘Nível 2’”, esclareceu.

“Para demonstrar quais as famílias que estão dentro da área [ou das Zonas de Auto Salvamento-ZAS] que será evacuada, e já sabemos que será no total de 34 pessoas e 790 animais. Como a barragem [Norte/Laranjeiras] está em ‘Nível 2’, e nós iremos fazer a evacuação planejada, ou seja, com o tempo para que as famílias possam escolher as residências que serão alocadas e não serão levadas para hotéis. A não ser que a família escolha um hotel. Mas, em função [da pandemia] do ‘Covid-19’, a opção é para que as famílias sejam alocadas em casas escolhidas pela própria família”, explicou.

Ainda de acordo com o Flávio Godinho, a mineradora fará uma reforma na casa em que os 34 moradores ficarão alocados até que a ordem se reestabeleça em Barão de Cocais no momento. Flávio Godinho ainda afirmou que as evacuações dos moradores que residem próximo da barragem “Norte/Laranjeiras” acontecerão a partir desta segunda-feira (23), e ele ainda reafirmou que a mineradora continua monitorando a barragem “Norte/Laranjeiras” e atestou a segurança desta barragem durante a pandemia do Covid-19. “Após a escolha da casa a Vale (S/A) irá fazer alguma reforma que essa casa necessitar”, conluiu.

 

Linha do tempo Barragem Sul Superior – Gongo Soco

07/2 – Elevação de nível 1

08/2 – Elevação de nível 2

22/3 – Elevação de nível 3

 

Março – Início das realocações das famílias das ZAS para hotéis, pousadas, casas de parentes ou moradias provisórias

25/3 – Primeiro simulado em Barão de Cocais

26/3 – Início das atividades no Posto de Atendimento (população)

29/3 – Simulado em Santa Bárbara

03/4 – Simulado em São Gonçalo do Rio Abaixo

14/5 – Início da Movimentação do talude

18/5 – Simulado em Barão de Cocais

18/6 – Conclusão da remoção para moradias temporárias

 

Julho 2019 – Início da obra de contenção

 

Dez/2019 – conclusão da obra de contenção

 

Dados de simulados

Data    Local   Participantes Adesão

25/3    Barão de Cocais        3.626  60%

29/3    Santa Bárbara           836     51,6%

03/4    São Gonçalo do Rio Abaixo 2.674  106%

18/5    Barão de Cocais        1.625   27%

 

Informações das famílias evacuadas das “ZAS”

Atualmente 156 núcleos familiares estão em moradias temporárias alugadas pela Vale, sendo 439 pessoas.

1.148 animais estão em estruturas da empresa.

1.539 animais já foram devolvidos aos seus tutores

41 animais foram adotados

Desde o mês de junho de 2019 não há nenhum núcleo familiar evacuado da ZAS em hotéis. Atualmente 20 desses núcleos familiares já se encontram em moradias próprias.

 

Contenção

A contenção da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, está concluída e conterá todos os rejeitos que cheguem até a estrutura em caso de uma eventual ruptura. A estrutura foi construída em concreto e possui 36 metros de altura e 330 metros de comprimento.

 

Monitoramento

A barragem Sul Superior encontra-se em nível 3 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. O monitoramento da estrutura é contínuo e realizado por meio de instrumentos como piezômetros automatizados, radares terrestres, estação robótica total e microssísmica. A estrutura é observada por câmeras de vigilância 24 horas por dia, sete dias por semana.


Notícias relacionadas:

27 de Março de 2019/ Barão de Cocais em perigo – Rogai por nós! “Só que o risco de rompimento ele é real”, alertou o Flávio Godinho

01 de Maio de 2019/ João Monlevade - A Vale é injusta, omissa e irresponsável com a população! “A omissão de informações é uma característica das mineradoras”, discordou a Beatriz Cerqueira

23 de Maio de 2019/ Rompimento de barragem a “Prova de Fogo” em Itabira – “12 Mil” moradores vão atravessar pelas “Rotas de Fuga” durante a simulação! “Então, não há em que se falar em simulado partilhado”, resumiu o Flávio Godinho

14 de Outubro de 2019/ Com o descomissionamento das 14 barragens da Vale – Após a interdição da ANM por falta de “Declaração de Estabilidade”, de menos “Itabiruçu”! “Itabira” e “Barão de Cocais” anunciam o “Estado de Emergência” das barragens na região

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Eleições 2020 – Sabatina do Comesp! Candidatos a prefeito apresentam as suas propostas inovadoras para a retomada das atividades desportivas nos próximos 4 anos

 

Devido a pandemia do Covid-19, os conselheiros concordaram em plenária com novo modelo de sabatina com os candaidatos a prefeito por escrita que foi apresentado pelo presidente do conselho de esportes Marcelo Precata (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg – De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Esporte (Comesp) Marcelo Silva Oliveira Precata, ele anunciou aos conselheiros as sabatinas a distância com os candidatos das coligações majoritárias; “Frente Itabira - Ação e Desenvolvimento (PTB, MDB, PSDB, PP,DC)”, do prefeito - candidato a reeleição Ronaldo Lage Magalhães (PTB); “Novo Marco  (PSB/PL/PDT/Patriota/PSL)”, do candidato Marco Antônio Lage (PSB); “Itabira em Boas Mãos (Avante/Cidadania)”, do candidato Márcio Lúcio Moreira Couto “Marcinho da Loteria” (Avante);  “Puro Sangue (PT)”, do candidato Alexandre Faria Martins da Costa (PT);  “Puro Sangue (PSOL)”, do candidato Jânio Nunes (PSOL);  “Puro Sangue (Republicanos) ”, do candidato Cleverson Lobo Boim (Republicanos). De menos o candidato Jânio Nunes que não encaminhou as respostas das suas propostas ao esporte como foi determinado para ser entregue até o domingo (01) por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Marcelo Precata anuncia o novo modelo de sabatina
com os candidatos (Foto/Rodrigo Ferreira)
Quatro anos antes das eleições municipais e antes do surgimento da pandemia do Covid-19 se alastrar em solos itabiranos. Marcelo Precata ainda relembrou das sabatinas presenciais das eleições municipais de 2016 que foi realizado no extinto “Espaço Galera”, na Avenida das Rosas, no São Pedro. Onde os candidatos das eleições passadas compareceram e apresentaram as suas propostas para o esporte local de todas as modalidades desportivas. Para que o esporte local possa retomar todas as suas atividades desportivas a todo o vapor no município.   

“Todo ano que tem eleições [municipais], o nosso Conselho [do Conselho Municipal de Esporte – Comesp] sempre fez uma sabatina com os candidatos a prefeito. Uma sabatina voltada para as perguntas do esporte e nenhuma ação política, e totalmente para mesmo embasar. Para ver as nossas opções e as nossas reinvindicações sobre o esporte, e a luta nossa do esporte que nós estamos lutando em todos esses anos. Neste ano, a mesa-diretora conversando, e como nós vamos promover esses encontros pessoais se nós temos problemas de pandemia [do Covid-19], e nós não temos estrutura para montar uma estrutura própria que não podemos fazer esse evento aqui dentro do espaço público. Eu fui lá no fórum [Nélson Guimarães] para conversar como seria para nos orientar. Então, nós não poderíamos fazer o evento mesmo aqui sendo na nossa sede, e nós não poderíamos de maneira nenhum fazer essas reuniões aqui dentro da Secretaria de Esportes e Lazer [e Juventude – SMELJ]”, explicou.                       

Durante a reunião do colegiado desta segunda-feira (19/10), Marcelo Precata ainda definiu o novo formato das sabatinas dos candidatos a prefeito com perguntas que será por escrita que foram encaminhados para os candidatos para serem respondidos a distância e encaminhados por e-mail devido à pandemia do Covid-19, do qual os colegiados aprovaram esta conduta durante a plenária. Com 14 questionamentos referentes às propostas que são ligadas ao esporte local desde o retorno do campeonato de futebol amador que foi promovido pela Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA).

Que iria retomar todas as atividades desportivas com força total nos gramados em Agosto deste ano, sendo que o evento esportivo foi cancelado devido falta de recursos financeiros para fazer as aquisições dos testes-rápidos para o combate contra a pandemia do Covid-19, evitando as aglomerações e as contaminações com os atletas, sendo que os clubes de times amadores não têm mínimas condições sequer de atender todas as demandas dentro das conformidades da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (PBF) para fazer todas as aquisições dos testes-rápidos nos atletas e nas comissões técnicas que estão envolvidos durante o evento esportivo local. Com a inclusão do Valériodoce Esporte Clube (VEC) que não obtém a certidão negativa para receber os convênios da Vale (S/A) e Prefeitura para realização destes grandes eventos esportivos como eram nas edições passadas em velho auge na 1ª divisão.

Com a inclusão do “Bolsa Atleta” que foi sancionado durante o governo do ex-prefeito (2013/2014) Damon Lázaro de Sena (PV), e do desmembramento da “hibernação” da Secretaria de Municipal de Esportes e Lazer (SMELJ) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) que entraram em fusão durante o primeiro ano de governo Ronaldo Magalhães, do qual a hibernação destas duas pastas ficariam permanentes por 1 ano, e foi prorrogado até o encerramento deste primeiro mandato do atual governo. O “Bolsa Atleta” somente duas parcelas do repasse foram pagas dentro das 12 parcelas que não foram cumpridas desde o governo Damon Sena ao governo Ronaldo Magalhães neste momento, e restam 10 parcelas deste valor para serem repassadas para o Comesp através do Fundo Municipal do Esporte (FMESP) sem ter valores divulgados durante a reunião do colegiado. “Sem explicação nenhuma tiraram essas parcelas do loteca, e o ‘Bolsa Ateleta’ realmente foi um grande ganho para os nossos atletas e eles perderam sem justificativa nenhuma. Que é uma força de lei com dotação orçamentária, e nem prestação de contas pediram pra fazer  está muito esquisito, e então nos queremos resolver isso”, lamentou.       

Estas são as seguintes perguntas que foram feitas pelo Comesp aos candidatos a prefeito que foram encaminhadas por escrita, através deste formulário para serem respondidas pelos próprios candidatos sobre as propostas inovadores para o esporte local, do qual as repostas destes questionamentos foram respondidas pelos candidatos, sendo que caso um desses candidatos forem eleitos, leia:      

1-Comprovadamente nosso esporte, em todas as modalidades, tem atletas em destaque estadual, nacional e até internacional. Precisamos de uma Secretaria mais atuante, com maiores investimentos para voltarmos a competir com qualidade, valorizando nossos atletas. Para isso, precisamos de uma Secretaria independente com um Secretário Técnico com profundo conhecimento. Existe compromisso do candidato nesse sentido?

2-Qual a proposta do candidato para o esporte no município?

3-Tínhamos um projeto de corrida “Circuíto da Lua”. Qual a possibilidade de reativação? 4- Quais são os projetos para apoio às entidades esportivas legais itabiranas?

4-Dentre os programas que existem, há alguma inovação nas politicas públicas de esporte e lazer para a juventude e a terceira idade? O que pretendem implementar, inclusive com apoio financeiro?

5-Nos últimos anos, a Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA), não conseguiu realizar o campeonato amador em todas as suas categorias, deixando excluídos atletas dos 10 aos 19        anos, em razão da escassez de recursos financeiros. Se eleito, o Senhor se compromete a viabilizar um repasse anual, suficiente para a realização do campeonato   amador,   que   contemple   todas   as   08   (oito) categorias?

6- Para que a Liga Itabirana de Futebol           Amador (LIFA) possa funcionar diariamente e realizar boas competições, além do bom uso do recurso público, necessitamos de um (a) oficial administrativo (a) remunerado, com um perfil pré-definido pela instituição, em caráter permanente. Se eleito, o Senhor se compromete a disponibilizar tal profissional?

7-A Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA), como é do seu conhecimento, funciona no Mercado Municipal Caio Martins da Costa, que fecha diariamente, às 19 horas, quando tem as portas trancadas e o sistema de alarmes acionado. Por consequência, ficamos privados das reuniões com os representantes dos Clubes Amadores e das sessões de julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que sempre acontecem durante a noite. É de conhecimento público, que a Prefeitura possui lotes e terrenos, por toda a extensão da cidade e que a Lifa  necessita de uma sede própria.

8-Se eleito, o senhor se compromete a nos doar uma área para a construção da sede própria?

9-No seu “Plano de Governo”, quais projetos serão direcionados para ao Valeriodoce Esporte Clube (VEC)?  

10-Existe algum estudo de um Termo de Parceria entre a Administração Pública (TPAP) e o Valeriodoce Esporte Clube (VEC), para realização de Projetos Sociais nas dependências do clube?

11-Existe a possibilidade de um estudo para a construção de um “Centro Olímpico” para o desenvolvimento de todos esportes Itabiranos, entre eles o Paralímpico e a 3ª Idade?

12-Em seu “Plano de Governo”, o que está previsto para valorizar e trabalhar a 3ª Idade em Itabira?

13-Sabendo que Itabira é um dos berços do Futebol, revelando vários atletas para o cenário nacional e internacional, quais são os projetos de melhoria para os Campos de Futebol Amador de Itabira?

14-Considerando a existência da Lei 4.695, de 10 de junho de 2014, que criou o “Bolsa Atleta”, qual é a proposta do candidato para fazer cumprir essa lei?

 

 

Respostas dos candidatos após 11 dias

Agora leia nesta sequência todas as declarações dos demais candidatos sobre as propostas ligadas ao esporte local que foram encaminhadas pelos próprios candidatos por escrito durante a sabatina a distância do Comesp, leia na íntegra: 



Ronaldo Magalhães – PTB

Ronaldo Magalhães (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação) 
Ao invés de responder todas as 14 perguntas que são vinculadas ao esporte de todas as modalidades desportivas da Lifa ao Valério. De forma bem objetiva e sucinta, Ronaldo Magalhães preferiu inserir as propostas resumidamente que são baseados em seu plano de governo, sabendo que o esporte é uma grande paixão dos itabiranos, leia:

- Reativar a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude;

- Ampliar o Programa Vida Ativa;

- Investir e apoiar o futebol amador (juvenil, adulto e master);

- Investir em esportes especializados;

- Resgatar a prática das “Ruas de Lazer” nos bairros;

- Criar campeonato de jogos eletrônicos;

- Criar espaços de esportes radicais;

- Desenvolver ações para incentivar o turismo local nas áreas urbanas e rurais com foco no cidadão itabirano, a exemplo do distrito de Ipoema e da comunidade de Serra dos Alves;

- Implantar a Estação de Esporte Radical de aventura (voo livre, escalada, montanhismo)

 

Marco Antônio Lage -PSB

Marco Antõnio Lage (Foto/Acom Psb Itabira/Divulgação)
1- Comprovadamente nosso esporte, em todos as modalidades, tem atletas em destaque estadual, nacional e até internacional. Precisamos de uma Secretaria mais atuante, com maiores investimentos para voltarmos a competir com qualidade, valorizando nossos atletas. Para isso, precisamos de uma Secretaria independente com um Secretário Técnico com profundo conhecimento. Existe compromisso do candidato nesse sentido?

“-Sim! Está no nosso ‘Plano de Governo’ a reativação da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude [-SMELJ], com um titular técnico e entendedor da área, como será em todas as demais secretarias”.

 

2- Qual a proposta do candidato para o esporte no município?

O primeiro passo é a reativação da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude [-SMELJ]. Isso é primordial para o bom andamento dos projetos esportivos na cidade. Depois, nosso principal compromisso é resgatar a oferta de esporte inclusivo e lazer comunitário que se perdeu em Itabira. Vamos implantar a prática de esportes no contraturno escolar, com meta de ter ‘5 Mil’ crianças praticando atividades esportivas em todo município, incluindo distritos e zona rural. Além disso, também está em nosso ‘Plano de Governo’ intensificar o apoio às equipes participantes de competições como [Jogos do Interior de Minas Gerais - ] Jimi, [Jogos Escolares de Minas Gerais -] Jemg e outras; formular parcerias com a sociedade civil para organização de eventos, competições e torneios; incentivar projetos da área de lazer com ações integradas à Cultura e ao Turismo; implantar mais academias ao ar livre; e regulamentar a ‘Lei Municipal de Incentivo ao Esporte’ ”.

 

3- Tínhamos um projeto de corrida “Circuito da Lua”. Qual a possibilidade de reativação?

“- Como disse acima, a nossa proposta para o esporte inclui a parceria com entidades esportivas para realização de eventos e competições na cidade. O ‘Circuito da Lua’ foi um sucesso enquanto realizado e certamente é de nosso interesse ter atividades como esta para movimentar o calendário desportivo de Itabira”.

 

4- Quais são os projetos para apoio às entidades esportivas legais itabiranas?

“-Seremos parceiros das entidades. A nossa proposta é de que o município seja um facilitador para que essas entidades realizem seus projetos e desenvolvam suas potencialidades, sobretudo nos esportes especializados e projetos que lidem diretamente com crianças, idosos e população mais carente. E isso inclui amparo técnico, infraestrutura e outros apoios que se fizerem necessários.

 

5- Dentre os programas que existem, há alguma inovação nas politicas públicas de esporte e lazer para a juventude e a terceira idade? O que pretendem implementar, inclusive com apoio financeiro?

“-Para a juventude, temos a proposta do projeto Esporte e Cidadania, que tem a meta de conectar o capital social esportivo de Itabira (campos, quadras e praças esportivas dentro e fora das escolas) com as escolas públicas da cidade. Nossa proposta é colocar até ‘5 Mil’ crianças praticando esportes no contraturno escolar”.

“-Também está no nosso plano de governo a proposta de ampliar e democratizar os espaços públicos, incluindo os esportivos, para dar mais opções aos adolescentes”.

“-Sobre a terceira idade, nós vamos reativar e ampliar o programa Viva Ativa, que infelizmente perdeu fôlego nos últimos anos e é um projeto fundamental para geração de saúde e lazer para os idosos itabiranos”.

 

6- Nos últimos anos, a LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador), não conseguiu realizar o campeonato amador em todas as suas categorias, deixando excluídos atletas dos 10 aos 19 anos, em razão da escassez de recursos financeiros. Se eleito, o Senhor se compromete a viabilizar um repasse anual, suficiente para a realização do campeonato amador, que contemple todas as 08 (oito) categorias?

“-O futebol amador é uma marca de Itabira e é outro ativo que precisamos recuperar. Sem dúvidas de que é nossa intenção que o torneio aconteça em todas as suas categorias. É preciso ter um estudo sobre valores, investimentos necessários, parcerias, abrangência do projeto, entre outros pontos que são importantes”.

 

7- Para que a LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador) possa funcionar diariamente e realizar boas competições, além do bom uso do recurso público, necessitamos de um (a) oficial administrativo (a) remunerado, com um perfil pré definido pela instituição, em caráter permanente. Se eleito, o Senhor se compromete a disponibilizar tal profissional?

“-Faremos de tudo para contribuir com a reestruturação e funcionamento da Lifa, naturalmente, respeitando rigorosamente todos os dispositivos legais”.

 

8- A LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador), como é do seu conhecimento, funciona no Mercado Municipal, que fecha diariamente, às 19 horas, quando tem as portas trancadas e o sistema de alarmes acionado. Por consequência, ficamos privados das reuniões com os representantes dos Clubes Amadores e das sessões de julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva, que sempre acontecem durante a noite. É de conhecimento público, que a Prefeitura possui lotes e terrenos, por toda a extensão da cidade e que a LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador) necessita de uma sede própria. Se eleito, o senhor se compromete a nos doar uma área para a construção da sede própria?

“-Esse tipo de compromisso depende de estudo e diálogo entre as partes, inclusive sobre contrapartidas. O nosso compromisso é de que haverá o diálogo aberto e franco sobre esta demanda, respeitando os dispositivos legais”.

 

9- No seu Plano de Governo, quais projetos serão direcionados para ao Valeriodoce Esporte Clube (VEC)?

“-O Valeriodoce é um patrimônio de Itabira. E não me refiro somente à parte física, representada por um complexo esportivo de fazer inveja em grandes centros, mas sobretudo à sua importância histórica e cultural. Está no nosso Plano de Governo a meta de resgatar o Valério em parceria com a sociedade. E isso inclui usar dos relacionamentos que construí ao longo da vida na iniciativa privada, e também no esporte, para ajudar o clube a se reerguer não só no futebol, mas também nos esportes especializados que já foram tão fortes no VEC”.

 

10- Existe algum estudo de um Termo de Parceria entre a Administração Pública e o Valeriodoce Esporte Clube, para realização de Projetos Sociais nas dependências do clube?

“-Sim. Nós sabemos das dificuldades do Valério para receber recursos públicos, por causa de questões legais. Mas essa parceria pode acontecer dentro dos projetos esportivos que temos para a cidade, como o Esporte e Cidadania (das crianças), o Vida Ativa, programas voltados para servidores, entre outros”.

 

11- Existe a possibilidade de um estudo para a construção de um Centro Olímpico para o desenvolvimento de todos esportes Itabiranos, entre eles o Paralímpico e a 3ª Idade?

“-Sim. Há essa intenção e o estudo será feito com a reativação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer”.

 

12- Em seu Plano de Governo , o que está previsto para valorizar e trabalhar a 3ª Idade em Itabira?

“-Vamos reativar e fortalecer o projeto Viva Ativa, levando-o a mais pontos das comunidades. Outro ponto é incentivar a prática de atividades ao ar livre em praças e espaços públicos da cidade”.


13- Sabendo que Itabira é um dos berços do Futebol, revelando vários atletas para o cenário nacional e internacional, quais são os projetos de melhoria para os Campos de Futebol Amador de Itabira?

“-É preciso fazer um levantamento completo das necessidades de cada praça esportiva para viabilizar essas melhorias. Até porque temos o projeto de desenvolver o futebol de base, e isso passa diretamente por ter campos e quadras bem conservadas e em bom estado de uso”.

 

14- Considerando a existência da Lei 4.695, de 10 de junho de 2014, que criou o Bolsa Atleta, qual é a proposta do candidato para fazer cumprir essa lei?

“-A Lei tem de ser cumprida, seguindo os critérios técnicos e justos. A efetiva aplicação depende de uma secretaria bem estabelecida e de dotação orçamentária própria”.

 

“Marcinho da Loteria” – Avante

“Marcinho da Loteria” 
(Foto/Reprodução/Facebbok/Carlos Cruz/Vila de Utopia)  
Ao invés de responder todas as 14 perguntas que são vinculadas ao esporte de todas as modalidades desportivas desde a Lifa ao Valério. “Marcinho da Loteria” preferiu mandar a carta por escrita manifestando todo o seu total apoio e o sentimento pelo esporte local que é uma grande e verdadeira paixão dos itabiranos. “Resolvi responder em uma carta para expressar toda a minha vontade de fazer um bom trabalho na área do esporte o que penso ter abrangido todas sua indagações. Já que o esporte exerce grande influência na sociedade, e deve ser trabalhado com muito respeito e responsabilidade. Por isso, refirmamaos, que o esporte será prioridade em nosso mandato”, disse.

“Itabira tem grande potencial na área do esporte e devemos valorizar os nossos atletas e dar incentivos aos que se esforçam para isso. Vamos trabalhar para que todos tenham acessibilidade às modalidades esportivas, ampliando e melhorando os espaços dedicados ao esporte. Nas escolas, vamos incentivar o esporte com ações práticas e investimentos para que todos consigam participar das atividades. Vamos apoiar o esporte mirim para agregar a boa formação dos estudantes”, destacou.

“Aproveito, através dessa frase, para citar o economista Ricardo Amorim, em uma fala que ele defende a influência do esporte para a construção do indivíduo. Se dedicar ao esporte e aos campeonatos proporcionados por ele, é de grande importância para fazer com que as pessoas desenvolvam responsabilidades, espírito de equipe e ocupem a mente, com práticas saudáveis. Você consegue enxergar o quanto o esporte é importante para a sociedade? Eu sim!”, defendeu.

“Em Itabira, vemos que muitas quadras públicas não recebem a devida importância da prefeitura. Muitas ficam “jogadas”, em condições precárias, e se tornam lugares perigosos ou sem funcionalidade. O que era para ser bom e bastante produtivo, acaba se tornando no oposto. Esse é um problema que deve ser trabalhado e discutido com muita responsabilidade e competência”, lamentou.

“Por fim, reafirmo o meu compromisso com o esporte em Itabira e desenvolver um dos seus melhores pontos: O desenvolvimento humano. Itabira terá o meu total apoio para as festividades e campeonatos esportivos. Como disse, o esporte é prioridade em nosso plano de governo. Agradeço pela oportunidade de me expressar e poder pontuar o quanto eu me importo e valorizo o esporte”, concluiu.

 

Alexandre Banana-PT

Alexandre Banana
 (Foto/Acom PMI/Arquivo/ Divulgação)
 
1 - Comprovadamente nosso esporte, em todos as modalidades, tem atletas em destaque estadual, nacional e até internacional. Precisamos de uma Secretaria mais atuante, com maiores investimentos para voltarmos a competir com qualidade, valorizando nossos atletas. Para isso, precisamos de uma Secretaria independente com um Secretário Técnico com profundo conhecimento. Existe compromisso do candidato nesse sentido?

“-Sim, é necessário ter uma secretaria independente, composta por secretário que tenha conhecimento sobre o assunto”.

 

2- Qual a proposta do candidato para o esporte no município?

“-Apoiar e reerguer o Valériodoce Esporte Clube (VEC)”.

“-Incentivar o futebol amador. Apoiar todos os clubes sociais esportivos de Itabira, bem como incentivar todas as práticas esportivas”.

“-Aprimorar nosso plano de governo, na área esportiva, com a efetiva participação do Conselho Municipal de Esportes [Comesp] e afins”. 

 

3- Tínhamos um projeto de corrida “Circuíto da Lua”. Qual a possibilidade de reativação?

“-Pretendemos reativar o projeto ‘Circuíto da Lua’, respeitando as regras sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19”.

 

4- Quais são os projetos para apoio às entidades esportivas legais itabiranas?

“-Entendemos que projetos devem ser feito juntos, escutando e elaborando as propostas conjuntamente com as entidades esportivas”.

 

5-Dentre os programas que existem, há alguma inovação nas politicas públicas de esporte e lazer para a juventude e a terceira idade? O que pretendem implementar, inclusive com apoio financeiro?

“-Implantação e desenvolvimento de tecnologias com apoio financeiro e técnico para  entidades que se cadastrarem”.

 

6-Nos últimos anos, a LIFA (Liga Itabirana de Futebol  Amador), não conseguiu realizar o campeonato amador em todas as suas categorias,  deixando excluídos atletas dos 10 aos 19          anos, em razão         da escassez de recursos financeiros. Se eleito, o Senhor se compromete a viabilizar um repasse anual, suficiente para a realização do campeonato   amador,   que   contemple   todas   as   08   (oito) categorias?

“-Sim, sendo que em 2021 o orçamento da Prefeitura permite 35% de suplementação orçamentária [remanejamento]”.

 

7-Para que a LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador) possa funcionar diariamente e realizar boas competições, além do bom uso do recurso público, necessitamos de um (a) oficial administrativo (a) remunerado, com um perfil pré-    definido pela instituição, em caráter permanente. Se eleito, o Senhor se compromete a disponibilizar tal profissional?

“-Sim, seguindo as possibilidades e preceitos legais”.

 

 

Cleverson Boim-Republicanos

Cleverson Boim (Foto/facebook/Divulgação)
1- Comprovadamente nosso esporte, em todos as modalidades, tem atletas em destaque estadual, nacional e até internacional. Precisamos de uma Secretaria mais atuante, com maiores investimentos para voltarmos a competir com qualidade, valorizando nossos atletas. Para isso, precisamos de uma Secretaria independente com um Secretário Técnico com profundo conhecimento. Existe compromisso do candidato nesse sentido?

“-Sim, e o Secretário de Esporte será José Evenilton da Conceição (Zevenilton)”.

 

2- Qual a proposta do candidato para o esporte no município?

“-Valorizar todo o exposto neste instrumento”.

 

3- Tínhamos um projeto de corrida “ Circuíto da Lua”. Qual a possibilidade de reativação?

“-Voltar a existir”.

 

4- Quais são os projetos para apoio às entidades esportivas legais itabiranas?

“-Redundante! Seguir o exposto no expedeinte. Não seria, o que precisa?”

 

5- Dentre os programas que existem, há alguma inovação nas politicas públicas de esporte e lazer para a juventude e a terceira idade? O que pretendem implementar, inclusive com apoio financeiro?

“-Buscar parceria com o Valério [doce Esporte Clube – Vec] no uso da pista de atletismo, para uso das escolar municipais. Para a juventude no sentido geral, é o apoio a ‘Corrida da Lua’, a feitura de via para a ciclismo – ciclovia entre a prefeitura e o bairro Praia”.

 

6- Nos últimos anos, a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), não conseguiu realizar o campeonato amador em todas as suas categorias, deixando excluídos atletas dos 10 aos 19 anos, em razão da escassez de recursos financeiros. Se eleito, o Senhor se compromete a viabilizar um repasse anual, suficiente para a realização do campeonato amador, que contemple todas as 08 (oito) categorias?

“-Não! Por que? Depende da [Lei de Diretrizes Orçamentárias-] LDO e existem outras modalidades a serem observadas e contempladas, sabendo que temos que ter em mente, a criação de PPP e não simplesmente verba pública. Poderá sim, ser estudo um convênio que possa fomentar o seguimento, mas, nunca sem uma PPP”.

 

7- Para que a LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador) possa funcionar diariamente e realizar boas competições, além do bom uso do recurso público, necessitamos de um (a) oficial administrativo (a) remunerado, com um perfil pré definido pela instituição, em caráter permanente. Se eleito, o Senhor se compromete a disponibilizar tal profissional?

“-Primeiro, terá que observar a Participação Público e Privada [-PPP] e o Secretário José Evenilton da Conceição, saberá indicar quem seria tal profissional”.

 

8- A LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador), como é do seu conhecimento, funciona no Mercado Municipal, que fecha diariamente, às 19 horas, quando tem as portas trancadas e o sistema de alarmes acionado. Por consequência, ficamos privados das reuniões com os representantes dos Clubes Amadores e das sessões de julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva, que sempre acontecem durante a noite. É de conhecimento público, que a Prefeitura possui lotes e terrenos, por toda a extensão da cidade e que a Lifa necessita de uma sede própria. Se eleito, o senhor se compromete a nos doar uma área para a construção da sede própria?

“-Fato! É claro! Não se trata de doar e sim de concessão”.

 

9- No seu Plano de Governo, quais projetos serão direcionados para ao Valeriodoce Esporte Clube (VEC)?

“-Um dos projetos, já foi mencionado como PPP em relação a Secretaria de Educação, caso se tenha acordo. Não se pode esquecer, que o Valério é uma Pessoa Pública Privada [PPP] e falamos de verba pública. Verba essa de patrimônio líquido, público e tem limitação. Portanto, sem ter acesso a [Lei de Diretrizes Orçamentárias-] LDO feita por outro governo, não há como dar respostas em tal participação com empresa privada. O Valério, sendo uma empresa privada, tem uma estrutura e fica o por quê, de não emplacar. O que faltaria? Verba pública? É claro, que em nosso governo, jamais um Secretário de [Municipal de] Esporte [Lazer e Juventude – SMELJ] lavaria dinheiro público com ‘Clube de Futebol’ com bem feitorias inexistentes e etc a partir de empreiteiras e o que for”.

 

10- Existe algum estudo de um Termo de Parceria entre a Administração Pública (TPAP) e o Valeriodoce Esporte Clube (VEC), para realização de Projetos Sociais nas dependências do clube?

“-Não, não há! Mas, a partir do segundo ano de governo (por conta da LDO), poderia sim, vir a ocorrer. Mas, adiantando, que seriam muito bem fiscalizados. Aliás, qualquer forma de convênio será bem acompanhada em observância e respeito ao dinheiro público”.

 

11- Existe a possibilidade de um estudo para a construção de um Centro Olímpico para o desenvolvimento de todos esportes Itabiranos, entre eles o Paralímpico e a 3ª Idade?

“-Sim! E, por que não haveria tal possibilidade? Lembrando bem, que falando de esportes, não é somente futebol”.

“- Esporte – Terá um tratamento especial e será reformulada a metodologia”.

“-A ‘Estrada Real’ e o ‘Circuito do Ouro’ além de trilhas e mirantes. Com atuação voltada em prol de locais propícios para a prática de rapel, canyoning, escalada, refting, trekking, moutain bike, passeio a cavalo, piscinas naturais e outros”.

 

12- Em seu Plano de Governo , o que está previsto para valorizar e trabalhar a 3ª Idade em Itabira?

“-Pela [Lei de Diretrizes Orçmentária -] LDO, no primeiro ano, somente questões pontuais. O melhor é assentar com a secretaria de saúde, com o Secretário [Municipal de Esportes, Lazer e Juventude – SMELJ] José Evenilton da Conceição e com o conselho, para fomentar o que seria melhor em prol do seguimento”.

 

13- Sabendo que Itabira é um dos berços do Futebol, revelando vários atletas para o cenário nacional e internacional, quais são os projetos de melhoria para os Campos de Futebol Amador de Itabira?

“-Uai! Melhorias!”

 

14- Considerando a existência da Lei 4.695, de 10 de junho de 2014, que criou o Bolsa Atleta, qual é a proposta do candidato para fazer cumprir essa lei?

“-Cumprir! Muito embora, exista ai uma situação ou entrave da questão ‘público e privada’. Fazer leis, entre seus títulos, capítulos, artigos, incisos e alíneas, é fácil e gostoso. A questão é fazer leis que se adeguem ou se elas se adequam para qual momento. E ou, a prefeitura podendo, se adequar para o seu cumprimento. Quando se assumi um governo, é observar de perto, qual a realidade do que está a receber de outro governo, para saber melhor se posicionar. E isso, contaremos com a pessoa do Secretário [Municipal de Esportes, Lazer e Juventude – SMELJ] José Evenilton da Conceição, com a capacidade que tem no âmbito superior”.

Durante a reunião, os conselheiros acabaram concordando com o novo formato da sabatina com os candidatos a prefeito (Foto/Rodrigo Ferreira) 


Notícias relacionadas:

15 de Dezembro de 2017/Secretaria com o menor orçamento é “hibernada”- Revoltados e pegos de surpresa! Presidente do conselho de esportes não concorda com a “hibernação” da pasta


11 de Dezembro de 2027/Da “fusão” para a “hibernação” – Mais cortes de gastos! “Nós não estamos conseguindo pagar essas despesas!”, desabafou o Ronaldo Magalhães