domingo, 22 de novembro de 2020

Com 34 famílias nas “ZAS” - Alerta total! Barragem “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e moradores terão que se evacuar a partir de segunda-feira

 

Barragem  “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e o Tenente Coronel Flávio Godinho deu todos os detalhes dos esclarecimentos por via Whatsapp (Foto/Reuters/Washington Alves/Agência Brasil) 


Barão de Cocais/Mg- A Vale (S/A) informa que deu início nesta quarta-feira (18), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em “Nível 2” da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Neste sentido, com a colaboração entre a mineradora, a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, será iniciada, nos próximos dias, a remoção de residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) referente à estrutura, estimados em 34 pessoas que estão dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A mineradora adotou essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. Ainda a elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.

Ainda a companhia informa que a barragem “Norte/Laranjeiras” não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019. A remoção será feita de forma programada, conduzida pela própria Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A mineradora prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.

 

Esclarecimento

Tenente Coronel Flávio Godinho
(Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)
De acordo com o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, ele afirmou a imprensa através do Whatsapp que houve uma reunião com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barão de Cocais e de São Gonçalo do Rio Abaixo, e também com a mineradora, sendo que a Defesa Civil Estadual já começou a fazer os contatos desde quinta-feira (19) com as 34 famílias que moram próximos da barragem “Norte/Laranjeiras” dentro das Zas. “É uma elevação de nível em função de uma trinca em uma ombreira próxima da barragem, e também será explicado pela Vale [S/A] no documento próprio o motivo da elevação de ‘Nível 1’ para ‘Nível 2’”, esclareceu.

“Para demonstrar quais as famílias que estão dentro da área [ou das Zonas de Auto Salvamento-ZAS] que será evacuada, e já sabemos que será no total de 34 pessoas e 790 animais. Como a barragem [Norte/Laranjeiras] está em ‘Nível 2’, e nós iremos fazer a evacuação planejada, ou seja, com o tempo para que as famílias possam escolher as residências que serão alocadas e não serão levadas para hotéis. A não ser que a família escolha um hotel. Mas, em função [da pandemia] do ‘Covid-19’, a opção é para que as famílias sejam alocadas em casas escolhidas pela própria família”, explicou.

Ainda de acordo com o Flávio Godinho, a mineradora fará uma reforma na casa em que os 34 moradores ficarão alocados até que a ordem se reestabeleça em Barão de Cocais no momento. Flávio Godinho ainda afirmou que as evacuações dos moradores que residem próximo da barragem “Norte/Laranjeiras” acontecerão a partir desta segunda-feira (23), e ele ainda reafirmou que a mineradora continua monitorando a barragem “Norte/Laranjeiras” e atestou a segurança desta barragem durante a pandemia do Covid-19. “Após a escolha da casa a Vale (S/A) irá fazer alguma reforma que essa casa necessitar”, conluiu.

 

Linha do tempo Barragem Sul Superior – Gongo Soco

07/2 – Elevação de nível 1

08/2 – Elevação de nível 2

22/3 – Elevação de nível 3

 

Março – Início das realocações das famílias das ZAS para hotéis, pousadas, casas de parentes ou moradias provisórias

25/3 – Primeiro simulado em Barão de Cocais

26/3 – Início das atividades no Posto de Atendimento (população)

29/3 – Simulado em Santa Bárbara

03/4 – Simulado em São Gonçalo do Rio Abaixo

14/5 – Início da Movimentação do talude

18/5 – Simulado em Barão de Cocais

18/6 – Conclusão da remoção para moradias temporárias

 

Julho 2019 – Início da obra de contenção

 

Dez/2019 – conclusão da obra de contenção

 

Dados de simulados

Data    Local   Participantes Adesão

25/3    Barão de Cocais        3.626  60%

29/3    Santa Bárbara           836     51,6%

03/4    São Gonçalo do Rio Abaixo 2.674  106%

18/5    Barão de Cocais        1.625   27%

 

Informações das famílias evacuadas das “ZAS”

Atualmente 156 núcleos familiares estão em moradias temporárias alugadas pela Vale, sendo 439 pessoas.

1.148 animais estão em estruturas da empresa.

1.539 animais já foram devolvidos aos seus tutores

41 animais foram adotados

Desde o mês de junho de 2019 não há nenhum núcleo familiar evacuado da ZAS em hotéis. Atualmente 20 desses núcleos familiares já se encontram em moradias próprias.

 

Contenção

A contenção da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, está concluída e conterá todos os rejeitos que cheguem até a estrutura em caso de uma eventual ruptura. A estrutura foi construída em concreto e possui 36 metros de altura e 330 metros de comprimento.

 

Monitoramento

A barragem Sul Superior encontra-se em nível 3 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. O monitoramento da estrutura é contínuo e realizado por meio de instrumentos como piezômetros automatizados, radares terrestres, estação robótica total e microssísmica. A estrutura é observada por câmeras de vigilância 24 horas por dia, sete dias por semana.


Notícias relacionadas:

27 de Março de 2019/ Barão de Cocais em perigo – Rogai por nós! “Só que o risco de rompimento ele é real”, alertou o Flávio Godinho

01 de Maio de 2019/ João Monlevade - A Vale é injusta, omissa e irresponsável com a população! “A omissão de informações é uma característica das mineradoras”, discordou a Beatriz Cerqueira

23 de Maio de 2019/ Rompimento de barragem a “Prova de Fogo” em Itabira – “12 Mil” moradores vão atravessar pelas “Rotas de Fuga” durante a simulação! “Então, não há em que se falar em simulado partilhado”, resumiu o Flávio Godinho

14 de Outubro de 2019/ Com o descomissionamento das 14 barragens da Vale – Após a interdição da ANM por falta de “Declaração de Estabilidade”, de menos “Itabiruçu”! “Itabira” e “Barão de Cocais” anunciam o “Estado de Emergência” das barragens na região

Nenhum comentário:

Postar um comentário