Delegado Paulo Tavares Neto concede a coletiva de imprensa e não dá muitos detalhes da reconstituição que foi incluído no inquérito policial (Foto/Kátia Passos) |
João Monlevade/Mg – Durante a
reconstituição na “Ponte Torta” no Km 350, da
Br-381, na manhã desta quarta-feira (09/12), do ano passado, onde ocorreu o
acidente de ônibus da empresa “Localima Turismo”, de Mata Grande-AL placa
“DTD-7253”. Que destruiu uma parte das grades de
proteção, e despencou do viaduto de 35 metros de altura caindo em cima da linha
férrea da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da Vale (S/A), resultando 19
passageiros mortos durante a tragédia que ocorreu em Monlevade na tarde de
sexta-feira (04/12), do ano passado, sendo que uma boa parte das vítimas com
ferimentos leves e graves sobreviveram e retornaram em seus devidos municípios
de origem entre os estados da Alagoas, Bahia e Pernambuco na região do Nordeste
pós-tragédia durante o traslado no avião cargueiro da Força Aérea Brasileira
(FAB) “C-130” durante a manhã de segunda-feira (07/12) do ano passado, sabendo
que ainda existem 15 vítimas com ferimentos graves que ainda estão internados
entre o hospital Margarida, de Monlevade, e também nos hospitais João
XXIII e João Paulo II, de Belo Horizonte-Mg.
Ainda na reconstituição do acidente de ônibus foram tiradas todas as metragens de todos os ângulos desde o “inicio, meio e fim” durante a reconstituição da tragédia em Monlevade, do qual a pericia técnica da Policia Civil de Minas Gerais (PCMG) acompanhou todos os detalhes durante os trabalhos periciais para a conclusão do inquérito policial para comprovar a causa deste acidente que resultaram mortes fatais durante a esta tragédia. Para constatar toda a versão dos fatos de todas as causas do acidente de ônibus se realmente foi falha do motorista ou se foi falha mecânica do ônibus que fez o percurso com destino a São Paulo-SP durante o trajeto para a capital paulista, onde ocorreu o acidente de ônibus em dezembro do ano passado que já se completou há 2 meses da tragédia em Monlevade.
Motorista Luiz Viana (Foto/Internet/Divulgação) |
Que foram baseados dentro do depoimento
do Luiz Viana durante as oitivas em Monlevade pós-traslado dos 19 corpos no
avião cargueiro da “Fab C-130” com destino aos
estados e municípios de origem na região
do nordeste. Onde o Luiz Viana perdeu o freio e pulou do ônibus de uma
só vez com mais 3 passageiros na hora em que o veiculo perdeu totalmente os
freios e desceu de ré, e destruiu as grades de proteção. Sem ter tempo de
reação para pensar quando pulou do ônibus com mais 3 passageiros na hora em que
o veiculo começou a descer de ré devido a falha dos freios sob a
irresponsabilidade da “Localima Turismo”. Que acabou caindo da ponte de 35
metros de altura jogando em cima da linha férrea da mineradora naquele exato
momento em que o acidente de ônibus ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos,
da tarde. Onde as equipes da força tarefa fizeram todos os devidos trabalhos de
resgate durante a tragédia de Monlevade que aconteceu em dezembro do ano
passado.
Reconstituição do acidente de ônibus na Ponte Torta vai confirmar sobre as causas das mortes dos passageiros no inquérito policial (Foto/Cristiane Mattos/Jornal 'O Tempo') |
A reconstituição deste
acidente estava marcada às 10 horas da manhã que teve 30 minutos de atraso,
sendo que os trabalhos da perícia técnica teve o inicio as 10:30 da manhã. “A dinâmica da simulação os senhores [da
imprensa] viram. Agora passo a passo do detalhamento e essa questão técnica da
perícia, segundo que infelizmente por enquanto é sigiloso. A importância é
crucial, e eu classifico que seja uma das perícias mais importantes de todo o
processo, e nesse caso extremamente necessário e é super importante o trabalho dos
peritos nessa reconstituição. Nesse caso foi extremamente necessário e super
importante o trabalho dos peritos nessa reconstituição, e os próximos passos
serão algumas oitivas e algumas diligências que a gente vai fazer tanto aqui e como
fora do estado”, destacou o delegado.
Com a inclusão das diligencias que serão feitas como em
Monlevade e fora dos estados da região nordeste, sendo que já foram ouvidas 14
pessoas formalmente e mais 7 pessoas informalmente no momento. Para o Paulo
Tavares a participação do Luiz Viana foi muito importante quanto no depoimento que
durou cerca de 3 horas e na reconstituição, onde ele deu todos os detalhes
sobre a “Localima Turismo” e do acidente de ônibus da empresa em que ele
prestava o serviço de transporte de passageiros, de forma muito irregular e
clandestina pelas margens das rodovias estaduais e federais. “Como tanto no
depoimento dele e agora durante a simulação, a participação dele [do Luiz
Viana] foi muito importante, e ele continua muito abalado com o que aconteceu,
e qualquer um normal e um ser normal somos mortais e somos falíveis. Então,
realmente ele está muito emocionado”, lamentou o delegado.
Chefe de seção de perícia Karina Martins (Foto/Kátia Passos) |
“Esse trabalho ele foi fundamentado basicamente no depoimento
do motorista, e nós vamos fazer grandes e outros levantamentos do funcionamento
do veículo, e vamos analisar o motor e o sistema de freios do veículo. Pra
depois ter uma informação mais precisa do resultado. Hoje, basicamente nós
avaliamos a dinâmica do evento se estava coerente com aquilo que foi falado
pelo motorista [Luiz Viana], e nós medimos toda a pista e todo o deslocamento,
usamos todos os vídeos para fazer confrontos e medidas dos cálculos que serão
feitas posteriormente. Ainda o processo de investigação nos ajuda a comparar com
o levantamento que foi feito no local [do acidente], pra ver se todas as
questões verídicas se estão achados com os dias no local, e a gente faz o
levantamento de todos os achados [no local] e todos os dados são coletados pra
posteriormente para serem analisados e confrontados”, explicou.
Karina Martins ainda reforçou o seu esclarecimento durante a entrevista
coletiva que irá fazer todos os levantamentos dentro do interior ônibus da “Localima
Turismo” durante os trabalhos técnicos periciais até a conclusão do inquérito policial
no momento. Karina Martins ainda afirmou que foram feitos os trabalhos periciais
na velocidade do ônibus durante a reconstituição. “Seria uma velocidade [sem
citar Km´s], e nós fizemos com o veículo virado de frente para que a gente
possa ter uma segurança maior no processo. Mas, é só uma medida aproximada de
velocidade que a gente vai comparar com os vídeos que foram enviados para nós”,
esclareceu.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil (PC) mantém a interdição da Ponte Torta, da br-381 para fazer a reconstituição do acidente de ônibus (Foto/Rodrigo Ferreira) |
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