sábado, 13 de março de 2021

Mesmo com a “Onda Roxa” – Polícia Civil define casos prioritários para emissão de carteiras de identidade

 

Driblando a “Lockdown” - Iniciativa faz parte das ações de prevenção do coronavírus é aplicada conforme ondas de propagação classificadas no plano “Minas Consciente”

Mesmo com o “Lockdown”, Delegacia de Polícia de Itabira manterá os atendimentos essencial normalmente (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação)


Belo Horizonte/Mg - A 
Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) trabalha, neste momento, com uma nova relação de casos prioritários para emissão de carteiras de identidade e de atestados de antecedentes. A medida alcança os Postos de Identificação em todo o estado, gerenciados pelo Instituto de Identificação e pelas Delegacias Regionais.

De forma emergencial, delegado Helton Cota manterá
todos os atendimentos prioritários devido a Lockdown
(Foto/Rodrigo Ferreira/
Arquivo/Divulgação)
O ajuste se dá em virtude da reclassificação dos municípios mineiros nas ondas do plano Minas Consciente, do governo estadual, que avalia indicadores de capacidade assistencial e de propagação da covid-19.

De acordo com a portaria da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), publicada na última sexta-feira (15/1), estão sendo atendidos, prioritariamente, quem precisa dos documentos para solicitar medicamentos, consultas ou tratamentos médicos (na rede pública ou privada de saúde); cumprir exigências das relações de trabalho ou emprego; bem como para realizar viagens nacionais ou internacionais, mediante comprovação documental de urgência.

Também são consideradas situações prioritárias aquelas em que o cidadão necessita da carteira de identidade ou do atestado de antecedentes para: participar de certames, como concursos públicos e exames em geral (escolas, universidades, Detran, dentre outros); apresentar em órgãos públicos e/ou privados, mediante agendamento prévio ou em casos de processos em andamento (Tribunais de Justiça, Polícia Federal, Receita Federal, INSS, bancos etc.); e pessoas em situação de vulnerabilidade social, como idosos, acamados, deficientes, hospitalizados e pessoas em situação de rua.


Atendimento

As situações previstas na portaria são aplicadas aos Postos de Identificação sediados no interior do estado, dentro e fora das dependências da Polícia Civil (PC), exceto se todas as atividades ou o acesso ao público no local forem interrompidos pelo órgão responsável.

Nesses casos, o interessado deve apresentar a demanda à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, para fins de viabilização do atendimento emergencial. Os telefones e endereços estão disponíveis no site da PCMG - www.policiacivil.mg.gov.br, na aba “Unidades”.

A portaria ainda se aplica ao Posto de Identificação sediado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), e o atendimento deve ser agendado por e-mail (postoidentificacao@cmbh.mg.gov.br). Em razão do recesso, a unidade da Assembleia Legislativa, também na capital, está temporariamente fechada.

Os Postos de Identificação localizados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em razão de suas especificidades, permanecem atendendo o público mediante agendamento eletrônico pelo site ou via aplicativo MG app – Cidadão. Nas UAIs prevalecem as normas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A Polícia Civil informa, também, que o atestado de antecedentes pode ser emitido pela internet, por meio deste link, no site da PCMG.


Em Itabira

Em nota enviada á imprensa, o delegado titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil (3ª DRPC), de Itabira, Helton Costa Lopes informa que a delegacia de polícia manterá os atendimentos prioritários em casos de emergência. “Informo que os Postos de Identificação vinculados à Delegacia Regional de Itabira localizados nas cidades que estão na ‘onda roxa’ voltarão a atender somente em casos de emergência, como ocorreu no início da pandemia”, disse o delegado.

“Ressalto que iremos concluir os atendimentos das pessoas que já estavam agendadas para essa semana em Itabira, sempre obedecendo os protocolos sanitários (distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel)”, afirmou.  

“Para serem atendidos, os solicitantes deverão comparecer pessoalmente no Posto de Identificação da sua respectiva cidade, comprovando uma das situações previstas na matéria acima”, esclareceu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário