quinta-feira, 7 de julho de 2022

“48º Festival de Inverno” – Com a educação “100% envolvida” na parceria! “Nós estamos fazendo isso de forma conjunta com outras secretarias”, anunciou o Marcos Alcântara

 

Em Itabira e nos distritos - “Vale você falar sobre um pouquinho das oficinas e dos serviços educativos que vão haver”, lembrou o Marco Lage

Como novidade na grade da programação do “48º Festival de Inverno de Itabira”, o superintendente da fundação cultural Marcos Alcântara anuncia a parceria com a secretaria de educação que está “100% envolvida” na grade de programação desta edição (Foto/Euclides Éder) 

Itabira/Mg – De acordo com o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) Marcos Alcântara, ele afirmou na coletiva de imprensa desta terça-feira (14) dizendo que as grades de programação das edições anteriores ao “48º Festival de Inverno de Itabira” eram “100%” organizado e realizado pela própria autarquia nas décadas passadas durante as gestões anteriores ao governo do atual prefeito Marco Antônio Lage (PSB), sendo que a primeira edição do festival de inverno foi realizada em 1974 em pleno o governo do ex-prefeito (1973/1981, 1983) Virgílio José Gazire “In memoriam” (MDB) durante a ditadura militar que atravessou diversas gerações, de forma ininterrupta.  Ainda com a inclusão dos serviços educativos nas escolas públicas e privadas que integram a redes educacional de ensino estadual e municipal, e também com a inclusão da educação “100% envolvida” em Itabira e nos distritos Senhora do Carmo e Ipoema.

Marco Alcântara relembra que as edições anteriores ao “48º Festival de Inverno”
era de inteira responsabilidade da própria autarquia na organização e na realização
desde evento (Foto/Euclides Éder)   
“Quem fazia o festival de inverno era somente a fundação [cultural], e parecia que nós tínhamos uma ilha aqui e era uma ilha nossa, e ninguém realizava sozinho. Desta vez, e dentro da gestão do [prefeito] Marco [Antônio Lage - PSB] nós estamos fazendo isso de forma conjunta com outras secretarias, onde que as escolas de Itabira –[Mg] já estão fazendo isso constante, e nos vamos agora nesse período buscar esse desenvolvimento e esse contato direto com a educação para que as crianças possam ter todo o entendimento, e assim a gente realmente conseguir trazer a tona esse sentimento de tendencimento da nossa cidade”, contou o superintendente.                   

Durante a coletiva de imprensa, Marcos Alcântara ainda falou da ligação do Brasil com Itabira que é a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade que é consagrado como “O Poeta Maior” da cidade”, onde ele nasceu viveu a sua vida desde a sua infância durante a grade da programação do “48º Festival de Inverno” com duração de 21 dias de programação. Que já está acontecendo há cerca de 11 dias de programação com o encerramento desta edição que acontecerá neste domingo (17) na “Praça do Areão”.    

Os distritos Senhora do Carmo e de Ipoema também são
os grandes centros das atenções da grade da programação
do “48º Festival de Inverno” (Foto/Acom/PMI/Arquivo/Divulgação)
“Então é isso, essa programação é destaque do [48º] festival de inverno [de Itabira], e somente buscamos. Aonde que nós realmente buscamos trazer um recorte do Brasil para Itabira [-Mg] durante 21 dias de atividades, onde nós vamos estar visitando os bairros e os distritos de Itabira [Nossa Senhora do Carmo e Ipoema]. Onde nós vamos estar pulsando toda essa riqueza cultural que Itabira tem e que representa também todo esse polo que Itabira pode ser para a nossa região, onde com certeza nós vamos ter as cidades ciclo-vizinhas nos  visitando e buscando esse show e essa programação, e conhecendo o mais importante: ‘O nosso patrimônio cultural de Itabira’ ”, defendeu o superintendente.

Marcos Alcântara ainda aproveitou todo o seu maior tempo possível em que ele teve a para se manifestar durante a coletiva de imprensa, e ele ainda falou sobre a importância de viabilizar a edição do “48º Festival de Inverno” durante a realização deste evento que envolve o turismo, a gastronomia, a diversificação econômica, a cultura e a educação das crianças dentre zonas rurais e zonas urbanas no turismo local do município. “Então, nós queremos realmente ter um educativo, ter um trabalho bem desenvolvido na cidade. Para que ele possa não somente fazer eventos, mas, também deixar um legado para a cidade principalmente por um meio dos saberes. Isto, é muito importante por quê [48º] festival de inverno não é somente shows e entretenimento. É um momento para que a gente possa pulsar toda essa economia em que a indústria cultural pode estar trazendo a tona para a nossa cidade, e também deixando um legado de saberes e de conhecimento”, disse o superintendente.     

Durante a coletiva de imprensa, Marco Lage lembra o Marcos Alcântara
para falar das oficinas e dos serviços educativos que são uma das grandes
novidades da grade da programação do “48º Festival de Inverno” (Foto/Euclides Éder)
Ainda o Marco Lage aproveitou a coletiva de imprensa, e lembrou o Marcos Alcântara para falar sobre as oficinas e os serviços educativos que são voltados para as escolas das redes de ensino educacional públicos e privados que se encontram instaladas no município e nos distritos Senhora do Carmo e Ipoema. Ainda com a inclusão das zonas rurais e zonas urbanas de Itabira. Que também foram os grandes destaques do anúncio da grade da programação do “48º Festival de Inverno” durante o decorrer da coletiva de imprensa, sendo que as oficinas já estão acontecendo nas escolas e em praças pública de Itabira e dos distritos de segunda-feira a sexta-feira, e também nos finais de semana em pleno o decorrer da grade da programação desta edição.

“Vale você [Marcos Alcântara] falar sobre um pouquinho das oficinas que vão haver, e os serviços educativos nós vamos encher. Quer dizer, esse [48º] festival [de Inverno] ele tem como força neste ano também a extensão para as salas de aula. E as salas de aula, os estudantes na nossa escola pública e privada naturalmente presentes nas atividades. Então, os serviços educativos; nas exposições, nas oficinas; estão abertas não só para os estudantes, mas, estão abertas para a as comunidades em geral”, lembrou o prefeito.

Memorial Carlos Drummond de Andrade  (Foto/Acom/PMI/Arquivo/Divulgação) 
Além das oficinas dos saberes, Marcos Alcântara ainda destacou que pretende buscar o contato direto com a educação para unir “o útil ao agradável” através da conexão com a cultura local, no Memorial Carlos Drummond de Andrade (MCDA) e em diversos equipamentos culturais que estão expostos para a visitação das crianças, jovens, adultos e adolescentes. Em diversos espaços culturais do município durante o decorrer da grade da programação do “48º Festival de Inverno” no município.

“Muitas oficinas vão acontecer em praça pública para que a gente possa estar envolvendo a comunidade, e também em parceria igual o [prefeito] Marco [Antônio Lage-PSB] colocou com a educação. A educação nesse ano ela está 100% envolvida dentro do nosso projeto do [48º] festival de inverno, e não é somente educação. É uma diferencial em que o Marco [Lage] vem traçando em Itabira [-Mg], em que a gente está buscando desenvolver o [48º] festival de inverno de forma ‘inter secretarial’. Onde se desenvolve diversas secretarias dentro do processo do [48º] festival [de inverno], e muitas das vezes eu participo da fundação [Cultural Carlos Drummond de Andrade-FCCDA] em outros momentos”, explicou o superintendente. 

                   

Clique aqui e acessa a grade da programação do “48º Festival de Inverno de Itabira”  


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário