Agências bancárias estarão fechadas para atendimento nos dias 3 e 4 (Foto/Sérgio Santiago/DeFato)
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Nos próximos dias 3 e 4 de março, feriado de
Carnaval, as agências bancárias estarão fechadas para atendimento. Na
quarta-feira, 5 de março, os bancos funcionarão de 12h às 16h. A Federação
Brasileira de Bancos (Febraban) dá orientações de como os clientes podem efetuar
os pagamentos nos dias de portas fechadas.
Como pago contas a vencer?
- As contas de água, luz, telefone, gás,
Internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão
dentro do prazo, podem ser pagas pela Internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24
horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo
telefone do banco.
Como pago contas vencidas?
- Conta de luz, água, telefone, gás: faça o
pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a
internet, o telefone (call center), o aplicativo do banco no seu celular, os
caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço
público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
- Meu boleto é do banco e a agência está
fechada, como faço?
Identifique o banco responsável pela conta no
boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de
boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço
de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de
cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site
irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue
pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call Center),
aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).
- Preciso pagar títulos de cobrança
(condomínio, escola, academia, financiamentos), como faço?
Peça ao cedente do título um novo boleto já com
os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite
ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse
serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s)
instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o
pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e
juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem
precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco
emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de
financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares,
assinaturas de publicações, entre outras.
Transferências e saques
- Preciso fazer uma transferência bancária, qual é o limite?
Para transferências de valores de banco para
banco: a partir de R$ 1.000 para TED e até R$ 5.000 para DOC. Lembrando que a
TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a
transferência é solicitada. Em outras formas de movimentação financeira, como o
Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para a
conclusão da operação. Além da agilidade, a TED também oferece segurança ao
cliente, tanto por ocorrer em um meio eletrônico seguro, quanto por permitir que
o usuário faça a transferência sem sair de casa. “Com a TED, o cliente não
precisa sacar em espécie para fazer a transferência. Basta acessar o Internet
Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a
operação”, diz Walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira
de Bancos - FEBRABAN.
- Qual é o limite de saque nos caixas
eletrônicos?
Os saques noturnos são limitados à R$ 300,00 e o
valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.
- Preciso sacar mais de R$ 1.000 reais, o
que fazer?
No caso de saque acima de R$ 1.000,00, se a
agência estiver fechada, o cliente poderá, durante o dia, efetuar o saque do
valor em caixas eletrônicos e na rede 24horas.