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quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prefeitura realiza curso sobre licitações municipais

Edna Lúcia Geomini do Sebrae deu dicas importantes para os participantes
(Foto/Hendrigo Costa/Acom PMSGRA)
Nos dias 24 e 25 de junho, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Casa do Empreendedor, promovem o curso “Como Vender para Administração Pública”.
 
Ministrado pela coordenadora de Políticas Públicas e consultora do Sebrae, Edna Lúcia Geomini, o curso objetiva orientar comerciantes e empresários locais sobre como participar dos processos licitatórios no município.
 
A ação integra o Projeto Fortalecer, que visa fomentar o comércio local ampliando a participação de compras municipais e priorizando os pequenos negócios e pequenas empresas nas compras municipais.

Pesagem do Bolsa Família em Monlevade segue até dia 30

Município supera meta do MDS e atinge índice superior a 80% de acompanhamento dos beneficiários que se enquadram no perfil do Programa
 
Prefeitura Municipal de João Monlevade - Mg (Foto/Última Notícia/Divulgação)
A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Assistência Social, está convocando para acompanhamento os beneficiários do Programa Bolsa Família que tenham em sua composição mulheres com idade entre 14 e 44 anos, gestantes e crianças de até sete anos.
 
Pela primeira vez, o município atingiu meta de acompanhamento superior a 80%. A conquista é resultado da parceria entre a Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família, vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Coordenação de Atenção Primária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que promoveram ações que contribuíram para o aumento do índice de famílias acompanhadas, efetivando, assim, a garantia de acesso dos beneficiários do Programa aos serviços essenciais, como saúde e educação, conforme disposto na lei nº. 10.836/2004.
 
Com a parceria realizada, o Programa conseguiu acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, mulheres na faixa de 14 a 44 anos e também gestantes ou nutrizes (lactantes), realizando o acompanhamento de 1.690 de um total de 2.111 famílias beneficiárias com perfil de acompanhamento, o que corresponde a um índice de 80,06% de famílias acompanhadas.
 
Apesar de ter superado a meta exigida pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, as famílias que ainda não passaram pelo acompanhamento podem procurar a UBS mais próxima à sua residência, de segunda à sexta-feira, de 7 às 10h30 e 13 às 16h30, ou agendar o atendimento com a técnica em enfermagem na Secretaria Municipal de Assistência Social, através do telefone 3852-3310. O prazo se encerra na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, e os responsáveis dos menores de 18 anos devem estar munidos do cartão de vacina, cartão gestante e cartão de recebimento do benefício do Programa Bolsa Família.
 
Caso o responsável familiar não cumpra as condicionalidades estabelecidas pelo Programa, o cadastro será excluído e o benefício automaticamente cancelado, a partir do próximo mês, pelo Ministério de Desenvolvimento Social, constando como motivo da exclusão a informação: "Exclusão em lote MDS", conforme descrito na Instrução Operacional nº 67 SENARC/MDS de 08 de outubro de 2013.
 
 
Recadastramento de beneficiários
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa ainda que todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que estão com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses devem comparecer à Secretaria ou ao CRAS.
 
O atendimento para atualização dos dados inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é de segunda à sexta-feira, de 7 às 10h30 e 13 às 16h30, e o responsável pelos menores de 18 anos devem levar conta de luz atualizada ou comprovante de aluguel, certidão de nascimento e declaração da escola atualizada, os maiores de 18 anos devem estar munidos de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de renda atualizada (INSS, pensão alimentícia, auxílio doença, BPC, dentre outros).
 
Caso o responsável familiar não realize a atualização, o cadastro também será excluído e o benefício automaticamente cancelado, seguindo as mesmas regras do Ministério de Desenvolvimento Social. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Obras da ETE Carneirinhos avançam no Loanda

A Prefeitura de João Monlevade, através do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de João Monlevade – DAE, trabalha a todo vapor nas obras de construção da ETE, subsistema Carneirinhos (estação de tratamento de esgoto sanitário, interceptadores de esgoto, estação elevatória e emissários de esgotos). Atualmente, os serviços são realizados no bairro Loanda, nas avenidas Cândido Dias e Isaac Cassimiro.
 
A ETE Carneirinhos será implantada nas proximidades do bairro Areia Preta, na estrada do Forninho. A Estação atenderá em torno de 60% do esgoto da cidade. Com a construção da ETE Carneirinhos e a finalização da Estação do bairro Cruzeiro Celeste, o município terá mais de 80% da cidade com esgoto tratado.
 
As obras, que tiveram início em dezembro de 2013 e já percorreram diversos bairros da cidade, são executadas pela Degraus Engenharia, no valor R$12.636.403,36, e previsão de 24 meses para finalização dos serviços.
 
 
Asfaltamento da Isaac Cassimiro
 
A Secretaria Municipal de Obras aguarda a finalização das intervenções da ETE Carneirinhos no bairro Loanda para iniciar os trabalhos de recapeamento asfáltico na Avenida Isaac Cassimiro.
 
A obra integra o contrato que prevê a execução de recapeamento nas avenidas Gentil Bicalho e Getúlio Vargas. Esta última foi beneficiada nos trechos entre o trevo do bairro Santa Bárbara e a Rua Pedro Bicalho e entre a entrada do bairro Belmonte e o presídio.
 
A Construtora ENGEPAV realiza o asfaltamento sob o valor de R$2.617.243,76, sendo o recurso fruto de convênio assinado em janeiro deste ano pelo Prefeito Téofilo Torres junto ao Governo de Minas. 

Prefeitura de Monlevade inicia recapeamento na Gentil Bicalho

Executivo pede a compreensão da população, já que o trânsito de veículos na via está parcialmente interrompido durante o andamento das obras
 
Tiveram início hoje, 24, as obras de recuperação da Avenida Gentil Bicalho. A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Obras, executa serviços de recomposição da base, sub-base e canteiro central para que seja iniciado o recapeamento asfáltico em toda a via. A previsão de conclusão é de 30 dias.
 
Devido a essas obras, o trânsito de veículos está interrompido na pista sentido bairro Carneirinhos. Para se deslocar do bairro Santa Bárbara até o bairro Carneirinhos, os condutores deverão utilizar a Avenida Getúlio Vargas.
 
A Construtora ENGEPAV executa as obras, no valor de R$2.617.243,76, e compreende trechos da Avenida Getúlio Vargas (entre o trevo do bairro Santa Bárbara e a Rua Pedro Bicalho e entre a entrada do bairro Belmonte e o presídio). A Avenida Isaac Cassimiro também será beneficiada pelo serviço.
 
O recurso é fruto de convênio assinado em janeiro deste ano pelo Prefeito Téofilo Torres junto ao Governo de Minas, através do SOMMA Urbaniza.
 
 
Gentil Bicalho recebe Pista de Caminhada
 
A Avenida Gentil Bicalho também recebe obras de construção de passeio e pista de caminhada, visando propiciar maior conforto aos praticantes de atividades esportivas da cidade.
 
A pista de caminhada terá 3 metros de largura e 1.164 metros de extensão total, em piso intertravado, pavimento drenante, assentado sobre camada de brita e colchão de areia, o que facilita o escoamento da água da chuva, evitando alagamentos. O passeio será de concreto, em proporções simétricas a da pista de caminhada.
 
Os serviços, iniciados no último mês, são executados pela empresa DuValle Engenharia, sob o custo de R$414.113,00. A previsão é de que a obra seja concluída em cinco meses. 

Músico mineiro realiza recital e masterclass em Itabira

Carlos Aleixo e Cenira Schreiber (Foto/Divulgação)
Nos dias 27 e 28 de junho a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade recebe Carlos Aleixo e Cenira Schreiber. Os músicos se apresentam em um concerto no dia 27 (sexta-feira), às 20h, no Teatro da Fundação Cultural, e ministram duas masterclasses no dia 28 (sábado), a partir das 9h. 

Carlos e Cenira apresentam, no concerto, o “Duo de Viola de Arco e Piano”. Juntos, eles mantêm intensa atividade camerista e didática com ênfase na produção de compositores latino-americanos e do repertório moderno que vem desenvolvendo para viola de arco.

Durante as masterclasses serão trabalhados os fundamentos técnicos como postura, relaxamento, interpretação, técnicas de estudo e projeção sonora. Além disso, também será abordada a performance de palco e as práticas em conjunto, envolvendo os participantes em ensaios didáticos.

A masterclass de Cordas Friccionas acontece às 9h, na Escola Livre de Música e oferece 20 vagas para alunos da escola e 20 vagas para ouvintes. Já a masterclass de piano, será no Teatro da Fundação Cultural, às 9h, com 10 vagas para alunos da escola e 40 vagas para ouvintes. Ambas serão no dia 28 de junho.

As inscrições podem ser feitas na Escola Livre de Música pelo telefone 3835.2152. Os ingressos para o Concerto podem ser adquiridos na Fundação Cultural.

Outras informações pelo telefone 3835.2102 ou no site www.fccda.mg.gov.br.

ENTREVISTA À IMPRENSA - Programação completa do 40º Festival de Inverno de Itabira sairá na próxima quinta-feira

Programação do Festival de Inverno de Itabira terá artistas de renome nacional (Foto/Divulgação)
Na próxima quinta-feira, 26 de junho, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade vai divulgar a programação completa do 40º Festival de Inverno de Itabira. A entrevista coletiva terá a participação do prefeito Damon Lázaro de Sena e da superintendente da Fundação, Sônia Magalhães.
 
Por se tratar da 40ª edição, a expectativa é grande em torno da programação, que deve reunir atividades diversas e simultâneas. Vale ressaltar que o Festival de Inverno de Itabira acontece há quatro décadas sem interrupção.
 
A programação se estende de 6 a 27 de julho. As principais atrações já foram adiantadas, como os artistas Zeca Baleiro, Nando Reis, Zizi Possi e Jorge Ben Jor. O evento contará com recursos da Prefeitura e patrocínio da Vale. 

E a entrevista coletiva acontece na quinta-feira [06] desta semana, ás 16:00 HS na FCCDA.

Homenagens são destaques na reunião da Câmara

A reunião ordinária da Câmara nesta terça-feira aprovou em turno único sete projetos de resolução que concedem honrarias a pessoas e empresas que atuam no município. A partir deste ano, os vereadores poderão indicar 4 homenageados com as seguintes condecorações: Medalha do Minério, diploma de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária e a recém criada Medalha Carlos Drummond de Andrade. O plenário aprovou em primeiro turno o projeto 60/2014, de autoria do vereador Solimar Silva (SDD), que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O texto do projeto prevê que o conselho seja formado por dez representantes do poder público e dez representantes das entidades da sociedade civil. A matéria ganhou assinatura de quase todos os vereadores e, por isso, a aprovação foi tranquila. O vereador Solimar Silva explicou que elaborou a proposta em comum acordo com o executivo, que inclusive, acompanhou a formatação do texto. “A proposta de iniciativa da Câmara é legal e não fere a autoridade do executivo. Apenas antecipamos a criação do conselho, visto que há necessidade de captação de recursos para aplicação em projetos sociais, como por exemplo, na comunidade do Morro Santo Antônio, que é certificada e reconhecida como quilombola e não pode reivindicar recursos estaduais e federais pela falta de um conselho no município”, explicou o vereador.

Em segundo turno foi aprovado projeto 57/2014, de autoria do vereador Paulo Soares (PSB), que institui o dia 1º de junho como Dia Municipal do Minerador. A reunião contou com diversas homenagens entregues no plenário. Os primeiros homenageados com moção de aplauso foram os atletas da APAE que conquistaram o título nacional de futsal da categoria no mês passado. Também foram homenageados o 26º Batalhão de Policia Militar, a Academia Impacto e o Médico Danilo Costa pela realização da Corrida Rústica Contra o Câncer de Mama. 

A equipe do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial fez uso da tribuna do plenário para apresentar os cursos oferecidos em Itabira através do Pronatec, programa do governo federal de qualificação de mão de obra. A equipe da Secretaria de Ação Social também usou a tribuna para explicar como a população pode ter acesso aos cursos oferecidos pelo Pronatec.

Prefeitura de Monlevade, através do CAT/SINE, informa vagas de emprego abertas:

 
Vagas para trabalhar na região de João Monlevade, Obra para duplicação da BR 381.


6 vagas para Encarregado de Obras
11 vagas para Oficial de Obras
45 vagas para Ajudantes de Obras
5 vagas para Operador de Maquinas e veículos
2 vagas para Pedreiros
3 vagas para Técnico FO
4 vagas para Auxiliar Técnico
1 vagas para Encarregado Administrativo
4 vagas para Vigia
1 vaga para Supervisor de Obras

 
                                   
Interessados devem comparecer no amanhã, 25, na sede do CAT/ Rua Bernardino Brandão, nº 139, no bairro Nossa Senhora do Rosário, munidos de CPF, identidade, carteira de trabalho, PIS, curriculum impresso e comprovante de endereço que contenha CEP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3851-7882 / 3852-1247.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

200 novos computadores - Prefeitura começa a renovar seu parque tecnológico

Secretário Municipal de Administração Marcos Sampaio [PV], Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena [PV] e a chefe do Departamento de Informática [Depin] Karina Rocha (Foto/Ascom Ita)
A Prefeitura de Itabira começou a renovar seu parque tecnológico com a aquisição de 200 novos computadores. Os equipamentos foram comprados por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMA) e chegaram ao paço municipal no último dia 03. 

A ação cumpre um dos cinco princípios da administração pública: a eficiência. Segundo o secretário de Administração, Marcos Antônio Sampaio, as máquinas que atualmente atendem os servidores municipais estão obsoletas e constantemente apresentam problemas, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Os novos computadores vão otimizar o trabalho realizado na administração pública municipal, com mais agilidade, rapidez e melhor desempenho tecnológico.

Os novos equipamentos já estão sendo instalados. Os setores prioritários são aqueles que trabalham diretamente com o público: Tributação (Secretaria Municipal da Fazenda), Secretaria Municipal de Saúde (incluindo todos os Postos de Saúde e Farmácia Municipal), Protocolo (Secretaria Municipal de Administração), Procuradoria Jurídica e Secretaria Municipal de Planejamento. 

Ainda de acordo com Marcos Sampaio, o governo municipal investiu R$ 536 mil nesta renovação. “Esta é a primeira remessa de computadores. Estamos aguardando uma segunda com mais 400 novas unidades, previstas para chegar em 45 dias. Nesta, o investimento será de R$ 1.072.000”, declarou.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, os novos computadores são importantes para uma prestação de serviço mais adequada à população. “Vejo como uma possibilidade de dar condições de trabalho ao servidor público e de atender melhor a nossa população com mais celeridade dentro dos processos administrativos. São 200 computadores, dos 600 que precisamos, e lembro que a 8ª arrecadação de Minas tem computadores com oito, 12 e até 20 anos de uso. Não poderíamos deixar que essa situação continuasse, pois nossa cidade tem recursos para investir nesta aquisição”.


Saiba mais

A aquisição dos 600 novos computadores (200 na primeira remessa e 400 na segunda, previstos para chegar nos próximos 45 dias) faz parte de um processo de renovação do sistema tecnológico da Prefeitura de Itabira. 

De acordo com a chefe do Departamento de Informática (Depin), Karina Camilo e Rocha, foi feito um levantamento no qual foi constatado que grande parte dos computadores da administração pública municipal ainda utiliza o sistema operacional XP e outros sistemas com níveis inferiores ao mesmo. “A compra das novas máquinas foi um enorme ganho para o município. A Microsoft não disponibiliza mais atualização para o Windows XP, nem para outros sistemas operacionais anteriores a ele. Ou seja, os computadores da Prefeitura corriam sérios riscos de segurança”, disse.

As peças dos computadores recolhidos serão reaproveitadas pelos técnicos do Depin para atualizar as máquinas que ainda oferecem condições para serem utilizadas na Prefeitura. Os equipamentos que não puderem ser reaproveitados – grande parte deles, segundo Karina Rocha – seguirão para baixa patrimonial e posteriormente para leilão. 

Os novos computadores são da marca Dell, com sistema operacional Windows 8.1, contendo um processador Intel Core i5, CPU de 3,2 GHz, 4 GB de memória RAM e monitor Dell em LCD de 23 polegadas. 

Entrega de Certificados - Prefeito recebe novos Instrutores Internos de Treinamento e Desenvolvimento

 
O prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu, na tarde da quarta-feira (18), os novos Instrutores Internos de Treinamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Itabira. O encontro aconteceu no Gabinete e, na oportunidade, o Chefe do Executivo entregou a cada um dos 15 novos instrutores o certificado de conclusão do curso “Training the Trainers” (“Formação de Formadores”, em português), ministrado pela consultora Kailo nos dias 15 e 16 de abril.

Os multiplicadores foram selecionados após participarem do processo seletivo para Formação de Instrutores Internos. O objetivo foi identificar servidores que, pela competência técnica e pedagógica, poderiam lecionar cursos e treinamentos. Puderam participar os servidores que possuem formação superior em qualquer área e que não estivessem ocupando cargo em comissão. Os candidatos foram submetidos a quatro etapas: análise curricular, avaliação pedagógica, entrevista e avaliação didática. Das 20 vagas disponíveis, 15 foram preenchidas de acordo com as etapas classificatórias. Todo o procedimento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMA) e executado pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

A ação também promove a valorização do servidor público municipal e a gestão do conhecimento, previstos no Plano de Governo do prefeito Damon Lázaro de Sena e nas Políticas de Recursos Humanos. Cada instrutor vai receber um adicional de R$ 25 por hora/aula, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei 4.600/2013 e no Decreto 1.092/2013, mediante demanda que será repassada pela DDRH.

Participaram do encontro, a superintendente de Recursos Humanos, Valquíria de Azevedo, a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Dayana Mara Nunes, 10 novos instrutores e servidores públicos.

Daniele Abreu e Damon Lázaro de Sena [PV] (Foto/Ascom Ita)
Servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instrutora recém-certificada, Daniele Abreu Maciel, agradeceu pelo empenho da equipe da Superintendência de Recursos Humanos e da Prefeitura de Itabira. Para ela, a ação é o início de um processo de busca por melhorias. “Esta seleção foi feita com lisura na sua forma de condução. Pudemos observar cada etapa do processo. Esta ação, sobretudo, valoriza o servidor. Somos servidores capacitando servidores. Portanto, somos nós nos valorizando por intermédio da Prefeitura”, disse.

Ao entregar os certificados, o prefeito Damon Lázaro de Sena lamentou não ter ocorrido mais avanços na questão valorização dos servidores. “No entanto, já estamos estudando o novo Plano de Cargos e Salários para que ele possa realmente melhorar e estimular ainda mais aqueles que aqui trabalham”. O prefeito disse ainda que, ao assumir o governo municipal, encontrou muitos servidores desmotivados e sem condições de trabalho principalmente pela falta de equipamentos e lembrou que a Prefeitura adquiriu 200 novos computadores e espera mais 400, previstos para chegar em 45 dias. Ele agradeceu a participação dos instrutores e pediu para que repassem o conhecimento. “Não guardem o conhecimento apenas para vocês. De nós, depende a formação dos futuros servidores e gestores do município. Itabira já avançou bastante, mas, acredito que nossa cidade possa ser um caso de sucesso fenomenal se realmente nos dedicarmos a ela”, declarou.


Novos Instrutores Internos:

Daniele Abreu Maciel, Cleusa Aparecida dos Reis, Aline Lage Coelho Alexandrino, Renilda Conceição Figueiredo, Lucilene das Graças Horta Milânio, Sônia Nildes de Lima Magalhães, Grazielly Fernades Duarte, Maria das Graças Martins Amaral Castro, Werlane Fernades de Oliveira, Natália Alves Drumond, Rafael de Barros Vaz, Gladstone de Barros Pessoa, Rafaela Costa Moreira, Juliana Matos Martins Nunes, Karla Ellen Viana Brandão Franco.

Homenagens devem marcar a reunião desta terça-feira

A reunião ordinária desta terça-feira vai contar com 7 projetos de resolução que concedem honrarias a pessoas e empresas indicadas pelos vereadores. A votação é em turno único. Este ano, cada vereador poderá indicar 4 homenageados com as condecorações Medalha do Minério, Cidadania Honorária, Diploma de Honra ao Mérito e a recém criada Medalha Carlos Drummond de Andrade. Esta última pretende homenagear quem se destaca nas artes e na cultura de todo o país. 

Em primeiro turno, os vereadores devem aprovar o projeto 60/2014, que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O projeto ganhou a assinatura de quase todos os vereadores, mas o vereador Solimar Silva (SDD) foi o autor da ideia e do texto da matéria que estabelece 10 representantes do poder público e 10 representantes das entidades sociais para a formação do conselho. 

Em segundo turno deve ser votado o projeto 57/2014 do vereador Paulo Soares (PSB), que estabelece o dia 1º de junho como Dia Municipal do Minerador. 

Além da votação, os Policiais Militares do grupamento ROCA devem receber moção de aplauso no plenário. Também está programado o uso da Tribuna por representantes do Senac – Serviço Social do Comércio, do Senai – Serviço Social da Industria e representantes da Secretaria Municipal de Ação Social que vão falar sobre cursos profissionalizantes oferecidos em Itabira. O requerimento do vereador Solimar Silva atende ao pedido de informações do próprio vereador para levar informações sobre a quantidade de vagas disponíveis dos cursos e do processo de preenchimento das vagas. A reunião começa às 14h. 

Prefeitura de São Gonçalo inaugura campo de futebol em Gralhos

Descerramento da placa de inauguração Gralhos (Foto/Hendrigo Costa/PMSGRB)
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou o campo de futebol da comunidade de Gralhos, zona rural do município. A solenidade ocorreu na manhã do último domingo (22) e contou com partidas de futebol. No primeiro jogo, o equipe Máster Amigos do Eduardo venceu o time Máster de Malaquias por 3 x 0. Já no segundo confronto, válido pela Copa Integração das Comunidades, o time de Canjica goleou a equipe de Malaquias por 5 x 3.
 
Com o novo campo, a comunidade passa a ter mais opção de lazer e prática esportiva. O investimento estimado em R$ 698 mil contou com serviços de terraplanagem, colocação de grama e taludes, alambrados atrás das traves, fechamento com cerca em todo o campo e em toda a extensão da área externa e calçamento na entrada principal, tudo com recursos do município. Na segunda etapa do projeto o campo receberá iluminação.
 
 

Investimento da Prefeitura - Itabiranos recebem nova Estrada 105

 
Entregue à comunidade na manhã de domingo (15), a nova Estrada 105 oferece mais segurança aos motoristas que transitam pelo local. A Prefeitura atendeu a uma antiga demanda dos itabiranos e investiu na reurbanização e sinalização da via, que interliga os bairros Campestre, Areão, Pará e Vila Amélia. Durante o evento de reabertura, houve corrida, caminhada, passeio ciclístico, cama elástica, distribuição gratuita de pipoca e picolés.

Atletas da Speedy Fox e Papa-Léguas concentraram-se na entrada do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) e correram até a praça próxima à Vila Amélia. O espaço também foi revitalizado pela Prefeitura e recebeu uma academia ao ar livre.  Quem preferiu pôde pedalar ou fazer caminhada pela estrada, como os integrantes do projeto Vida Ativa. Atletas da equipe de Judô de Itabira também se apresentaram ao final do evento.

O prefeito Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira, vereadores e secretários municipais participaram das atividades. O secretário de Esportes e Lazer, Elson Ferreira de Sá, disse que a Prefeitura pretende resgatar uma antiga tradição: fechar a estrada aos domingos para que os itabiranos possam se  divertir e praticar esportes naquele local.

O representante da Câmara Municipal Geraldo Martins da Costa ressaltou a importância da obra para a cidade e parabenizou o prefeito pela iniciativa: “não posso deixar de falar da coragem do prefeito Damon em fazer essa obra. O senhor está de parabéns, porque não é fácil fazer uma obra como essa. A Prefeitura teve a visão de que essa estrada merece ser tratada como via alternativa em nossa cidade. Quem ganhou foi Itabira.”

Damon Lázaro de Sena ressaltou que a reurbanização da Estrada 105 foi feita com recursos exclusivos da Prefeitura. Para essa obra, foram investidos R$ 4.072.480,48. “Hoje a base da pista está melhor. Quem entende um pouco de estrada sabe que, tendo-se a base boa, teremos uma estrada para muitos anos”, disse. 

O prefeito acrescentou que a obra era uma antiga necessidade de Itabira. “Temos muito a construir pela cidade e a Estrada 105 é apenas o início. Devemos ter organização, planejamento e contar com parcerias para que possamos construir a cidade que merecemos”, destacou.

Quanto à praça que estava abandonada e foi revitalizada pela Prefeitura, será encaminhado um projeto de lei à Câmara Municipal para que possa receber o nome do empresário Dario Pires. Segundo Damon Lázaro de Sena, o homenageado “corria muito nessa avenida e mostrou que o esporte é uma forma de cuidar da saúde”.

São Gonçalo - Mulheres são destaque na Cavalgada de Pacas e Amazonas

Amazonas embelezaram Cavalgada de Pacas  (Foto/Anágnia Flóis/ACOM PMSGRA)
A presença feminina foi destaque na 2ª Cavalgada de Pacas e 5ª Cavalgada das Amazonas, realizada no último fim de semana, no sítio do Edson. Pela primeira vez na região, o concurso de marcha foi avaliado por uma juíza, confirmando a evidência das mulheres em evento de tradição masculina.

Bárbara Klein foi juíza no concurso de marcha (Foto/Anágnia Flóis/ACOM PMSGRA)
A treinadora e instrutora em equitação Bárbara Klein, de Belo Horizonte, foi quem avaliou as provas. “Abrir espaço para mulheres é importante para garantir qualidade no julgamento. Senti prestigiada em ser escolhida e avalio o bom nível dos animais participantes”, destacou.
 
O concurso de marcha distribuiu brindes e R$10 mil com premiação de R$250,00, R$150,00 e R$100,00 aos primeiros colocados de cada categoria. Felipe Soares (vencedor da categoria Cavalo Paulista) e Eder Pena (Haras Jambreiro) faturaram a premiação de R$500,00, cada um, em sorteios entre os vencedores de todas as categorias e os primeiros colocados de cada categoria, respectivamente.

Representantes das Amazonas e cantor Bruno Caipira festejaram o sucesso do evento (Foto/
Elisângela Bicalho/ACOM PMSGRB)
A Cavalgada de Pacas e Amazonas é promovida pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Amazonas Country Clube. Shows com a dupla Victor e Guilherme e Bruno Caipira animaram a festa no sábado (21). Na tarde de domingo (22), a ação social promoveu diversão para criançada e adultos com brinquedos, distribuição de pipocas e algodão doce, manicure, serviços de cabeleireiro e pintura facial.

Bairro Jardim das Oliveiras - Prefeitura promove reunião para discutir sobre prédio do Cras na avenida Mariana

 
A Prefeitura de Itabira promoveu, na última semana, a primeira reunião para discutir sobre o imóvel do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) II, localizado na avenida Mariana, bairro Jardim das Oliveiras. Atualmente, o local está desativado e tem sido utilizado para atividades ilícitas. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (18), no atual endereço da unidade de atendimento (rua Diamantina). 

Secretária Municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte [PV] (Foto/Ascom Ita)
A reunião foi conduzida pela secretária de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte, acompanhada pela superintendente de Desenvolvimento Comunitário Kerley Raidan Ferreira, pela diretora de Programas Especiais Ana Carolina Silva Pires e pela coordenadora do Cras Marlene Ferreira. Também estiveram presentes representantes de vereadores e das associações de bairro, além de pessoas que residem nas áreas abrangidas pela unidade. Atualmente, o Cras II atende aos bairros Jardim das Oliveiras, Eldorado, Bela Vista, Nova Vista, Praia, São Pedro, Juca Rosa, Vila Santa Rosa e São Francisco.

“Não podíamos manter nossa equipe em um local inadequado, até mesmo por questão de segurança. Não podemos colocar a integridade física da equipe em risco e ela teve de ser remanejada”, disse Valquíria Pascoal, justificando a transferência do Cras II para o atual endereço. Ela acrescentou que a Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) está ciente quanto às reclamações relacionadas ao espaço vago e que as polícias Militar e Civil conhecem as áreas vulneráveis no município: citou, por exemplo, as apreensões de drogas que foram feitas recentemente pela Polícia Militar no imóvel desativado.

A equipe da SMAS ouviu sugestões e esclareceu dúvidas sobre o projeto arquitetônico do novo Cras: a planta foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e apresentada durante o encontro. Segundo Valquíria Pascoal, o antigo imóvel situado na avenida Mariana será demolido e outra edificação será construída no mesmo local. A quadra situada ao lado será revitalizada para uso da comunidade. Também será construído um espaço comum para utilização do Cras e dos moradores. “Temos como meta no Plano Plurianual (PPA) a construção de imóveis próprios para todos os Cras, de acordo com o que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) preconiza”, afirmou Valquíria Pascoal.

Grades vão substituir os muros na delimitação do novo prédio do Cras II, para que ele fique mais visível. O imóvel atenderá às exigências de acessibilidade e terá duas salas para atendimentos, uma sala para a coordenação, dois espaços multiuso, recepção, varanda coberta, banheiros adaptados, entre outros cômodos. 

Quanto à quadra, a Prefeitura vai reconstituir o piso, construir um vestiário e um espaço multiuso. O acesso a esse espaço de lazer será independente, por meio do beco José Getúlio. A secretária de Ação Social destacou a importância de a comunidade se mobilizar para que a quadra seja um local bem cuidado, evitando, assim, futuros problemas. O objetivo da Prefeitura é que as obras sejam licitadas e iniciadas ainda neste ano.

Comunicado - PAI não funcionará nesta semana

Posto de Atendimento Integrado "PAI" (Foto/Ascom Ita/Arquivo/Divulgação) 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) comunica que o Posto de Atendimento Integrado (PAI) não funcionará a partir desta segunda-feira (23), em virtude das obras de melhoria no imóvel localizado na avenida das Rosas, nº 1.115, bairro São Pedro. A reforma tem duração prevista de uma semana.

Neste período, apenas o Minas Fácil funcionará normalmente, devido aos serviços executados na Junta Comercial. O atendimento será feito na SMDECTIT, no Paço Municipal, das 12h às 18h.

Os serviços do PAI serão normalizados na próxima segunda-feira (30). A SMDECTIT pede a compreensão da população e destaca a importância das ações de adequação do prédio para proporcionar mais qualidade aos serviços oferecidos e conforto aos usuários.

SHOW VIBRANTE - Zeca Baleiro se apresenta dia 26 de julho no 40º Festival de Inverno de Itabira

O artista apresentará grandes sucessos de sua carreira em um show vibrante (Foto/Divulgação)
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro confirmou em sua agenda oficial a data em que se apresenta no 40º Festival de Inverno de Itabira: dia 26 de julho. O local e o horário do show ainda não foram informados pela produção.
 
O artista apresentará grandes sucessos da carreira em um show vibrante. O repertório inclui arranjos contagiantes de canções já consagradas pelo público como: “Telegrama”, “Salão de Beleza” e "Babylon”. Zeca Baleiro também cantará várias músicas de seu trabalho mais recente. O público também pode esperar surpresas do cantor, que costuma preparar releituras de músicas de outros artistas.
 
Além de Zeca Baleiro, os cantores Nando Reis e Zizi Possi também já confirmaram os shows que farão em Itabira nas agendas oficiais. Zizi Possi se apresentará na Concha Acústica, no bairro Campestre, no dia 11 de julho (sexta-feira). Já o artista da música pop, Nando Reis, será a atração do dia 18 de julho (também sexta-feira). 
 
Há cerca de um mês, às atrações que já estão acertadas pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para o evento. Segundo apurou a reportagem, Jorge Ben Jor também já foi contratado.
 
O Festival de Inverno será realizado entre os dias 6 e 27 de julho, com recursos da Prefeitura de Itabira e da Vale. A Fundação ainda não divulgou a programação completa.

Festa junina da Terceira Idade em Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal da Terceira Idade – COMTI realizaram na última semana o Arraiá da Terceira Idade.
 
O evento ocorreu na Associação dos Aposentados e contou com a participação dos Grupos de Convivência da Terceira Idade, Grupos de Ginástica e representantes de Entidades, com o apoio da Associação dos Aposentados.
 
Dezenas de pessoas prestigiaram a festa, que teve casamento da roça, quadrilha e comidas típicas.
 

Arraiá do Sésamo
 
Também na semana passada, a Prefeitura de Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Festa Junina do Serviço de Saúde Mental.
 
Com diversas atrações típicas, dezenas de pessoas prestigiaram o evento, ocorrido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

Funcesi: lucro em 2013 foi de R$ 2,3 milhões

Um simples cruzamento de dados da prestação de contas da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) mostra que ela é uma das “empresas” mais lucrativas do município. A reportagem do Diário teve acesso à prestação de contas da entidade – enviada à Câmara Municipal – e os números envolvidos são enormes.
 
No ano de 2013, a Funcesi teve rendas operacionais, apenas com as mensalidades, de R$ 22.675.585,22. No total, as rendas operacionais da Funcesi no mesmo período são de R$ 24.971.453,89. Já as despesas operacionais foram de R$ 22.595.646,19, deixando para a instituição de ensino superior um lucro líquido de R$ 2.375.807,70, em 2013.
 
A prestação de contas teve de ser enviada à Câmara por exigência dos vereadores para que a Funcesi tivesse aprovada uma verba de R$ 3.628.894,28, que receberá da Prefeitura, para construção de um prédio, que terá como destino abrigar dois novos cursos: engenharia mecânica e engenharia civil.
 
O maior custo operacional da instituição são os salários. No total, a Funcesi gastou R$ 13.702.091,05 com o pagamento dos salários e encargos contratuais, que é o valor equivalente a 18.925 salários mínimos.
 
Outro dado interessante que pode ser observado na prestação de contas diz respeito ao aumento de fluxo das rendas operacionais da “empresa” de 2013, em comparação ao ano anterior. Embora apenas os dados de dois anos não sejam suficientes para apontar um crescimento sólido, a Funcesi conseguiu uma substancial melhora em sua arrecadação.
 
No total das rendas, enquanto em 2012 a instituição tinha arrecadado o total de R$ 22.793.873,26, o mesmo dado subiu para R$ 24.971.453,89, que representa um crescimento de 9,13%, aproximadamente.
 
A instituição também se mostrou eficiente na contenção dos gastos. Enquanto o total das despesas operacionais em 2012 foi de R$ 21.610.595,47, em 2013 o valor subiu “apenas” para R$ 22.595.646,19, aumento de apenas 4,36%. Interessante ressaltar que, no mesmo período, houve aumento considerável no gasto com folha de pagamento, que saltou de R$ 12.835.372,45 para R$ 13.702.091,05, aumento de 6,32%.
 
Outros números que chamam a atenção são relativos ao ativo circulante da instituição, que é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, englobando dinheiro em caixa, conta, movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário e títulos somam R$ 3.168.369,11 – é uma espécie de “reserva de caixa”.
 
O valor é quase o mesmo que a fundação conseguiu da Prefeitura para construir seu quinto prédio. Vale lembrar que durante a discussão do projeto na Câmara, diretores da Funcesi disseram que a fundação investirá cerca de R$ 3 milhões próprios na construção do prédio.
 
Além disso, ainda existe o ativo circulante realizável, que é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do último dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte, que soma R$ 5.874.875,49. O total do ativo circulante da instituição soma R$ 9.043.224,60.
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

sábado, 21 de junho de 2014

Apae de São Gonçalo terá nova sede em agosto

Nova sede da Apae já tem capacidade para receber alunos (Foto/Hendrigo Costa/ACOM PMSGRA)
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Gonçalo do Rio Abaixo terá outro endereço a partir de agosto. A segunda etapa das obras da nova sede segue em fase final, permitindo a mudança antes da conclusão total do serviço.
 
A nova sede está instalada em um terreno de 3.600 metros quadrados na rua Januária, bairro Guanabara. As obras começaram em fevereiro de 2013 e foram construídas em etapas, com fundação e alvenaria, na primeira fase, e acabamento e instalações elétricas, na segunda etapa.
 
A obra ainda contempla uma terceira fase que consiste na construção de piscina aquecida, quadra coberta, banheiros e vestiários externos e paisagismo. Nas etapas iniciais foram gastos R$2,280 milhões, com recursos provenientes de subvenção da Prefeitura de São Gonçalo. A última fase está orçada em R$1,2 milhão com previsão de início no próximo semestre.
 
 
Estrutura
 
A nova sede da Apae foi planejada para promover mais conforto aos estudantes. A entidade conta com corredores adaptados, salas de aula, vídeo, informática, reuniões, professores e diretoria. Os banheiros são adaptados e há espaços para oficinas profissionalizantes, além de pátio, biblioteca, refeitório, cozinha, lavanderia, dispensa, entre outros. A nova Apae também foi planejada para oferecer aos alunos salas equipadas para atendimento especializado como fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, médico, terapia ocupacional e assistência social.
 
 
Mobiliário
 
A nova mobília já está em fase de aquisição e terá carteiras exclusivas e ergonômicas (com apoiadores de pés e tampo móvel). Esteiras e bicicletas ergonômicas irão equipar a sala de fisioterapia. Móveis da atual sede da Apae, em bom estado de conservação, como arquivos e prateleiras serão aproveitados.
 
 
Serviços
 
A Apae de São Gonçalo atente um total de 72 alunos e oferece serviços de educação até a 4ª série do ensino fundamental, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 15 estudantes que frequentam a rede regular de ensino estão incluídos na equipe da Apae já que recebem atendimento na entidade. Os alunos apaeanos participam de oficinas de informática, e, por meio de parcerias com Cras, frequentam aulas de capoeira, dança, biscuit, artesanato, entre outras atividades. A entidade também conta com Assistência Social e Escola de Pais que prestam atendimento às famílias dos estudantes.

Cavalgada na comunidade de Santa Rita de Pacas será neste final de semana

Vitor e Guilherme (Foto/Divulgação)
  
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e o Amazonas Country Clube realizam neste final de semana, dias 21 e 22 de junho, a V das Amazonas e II Cavalgada de Santa Rita de Pacas. A abertura será no sábado (21), a partir das 22h, com shows da dupla Victor e Guilherme e Bruno Caipira.

Bruno Caipira (Foto/Hendrigo Costa/Acom PMSGRA/Arquivo/Divulgação)
No domingo (22), a partir das 11h, cavaleiros e animais de todas as raças participam do tradicional concurso de marcha, que terá como premiação troféus e R$250,00 para os primeiros lugares, R$150,00 para os segundos colocados e R$100,00 para os terceiros classificados, em cada categoria. Ao final do concurso serão sorteados R$500,00 entre os primeiros colocados e mesmo valor entre todos os participantes.
 
Também no domingo, às 13h, haverá ação social com brincadeiras e várias atividades para crianças e adultos. A cavalgada será no Sítio do Édson (marco da divisa entre São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade) e a entrada é gratuita todos os dias de evento.

Equipamentos para limpeza são instalados nas principais avenidas de Monlevade

A empresa Pontes de Minas, responsável pelos serviços de limpeza pública em João Monlevade, está distribuindo módulos para limpeza nas avenidas Rodrigues Alves, Castelo Branco, Getúlio Vargas (trecho entre a Rua Pedro Machado e a Associação dos Aposentados), Wilson Alvarenga (até a entrada do Forninho), Armando Fajardo e Nova York.

Estes módulos são destinados exclusivamente para restos provenientes de varrição, sendo que somente os garis estão autorizados a utilizá-los para depositar lixo. Os módulos não poderão ser usados para lixo doméstico e entulhos.

Em breve, a Prefeitura de João Monlevade lançará campanha educativa cuja finalidade é conscientizar e buscar parcerias com os comerciantes e a população, a fim de incentivá-los a apoiar e contribuir para a manutenção da limpeza da cidade, inclusive com a colocação do lixo nas ruas apenas nos dias em que houver coleta.