Banner 728x90

domingo, 16 de novembro de 2014

Monlevade terá pluviômetros para auxiliar no monitoramento e alerta de desastres naturais

De acordo com o prefeito Teófilo Torres o uso dos equipamentos irá contribuir para as ações preventivas da Defesa Civil, minimizando os transtornos causados pelas chuvas
  

A Prefeitura de Monlevade assinou, no último dia 4, um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objeto é propiciar a atuação conjunta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN e da Prefeitura para obtenção de dados ambientais (pluviométricos, hidrológicos, geotécnicos ou outros) disponíveis em tempo real, além do compartilhamento de informações com a finalidade de propiciar ações de monitoramento e alerta de desastres naturais em áreas de risco, contribuindo para ações preventivas das defesas civis federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal e, consequentemente, minimizar o numero de vitimas e os danos materiais decorrentes de desastres naturais. 
 
Esse monitoramento será feito através da instalação de plataformas de coletas de dados ambientais – PCD’s (pluviômetros). Ao todo, serão instalados quatro pluviômetros automáticos que fazem recolhimento e medição da quantidade de líquidos precipitados durante um determinado tempo e local.
 
Locais que receberão os pluviômetros:
1 – Centro de Saúde Monlevade-Centro
2 – Sede da Prefeitura
3 – Posto de Saúde Novo Cruzeiro
4 – Posto de Saúde laranjeiras
 
O prefeito Teófilo Torres destacou a preocupação do Executivo em minimizar os danos causados pelas chuvas em Monlevade. “A instalação desses pluviômetros irá auxiliar a Defesa Civil para que possamos enfrentar os dias chuvosos com mais segurança”, afirmou. 

Nenhum comentário: