Banner 728x90

sexta-feira, 31 de maio de 2013


Mais uma sessão do projeto “Cena de Cinema” transforma a Galeria de Fundação.

31/05/2013


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade volta a transformar a Galeria em cinema e exibe o filme brasileiro “Fronteira”, de Rafael Conde, na noite dessa terça-feiras, às 19h.
O projeto “Cena de Cinema” visa aproximar o público da produção cinematográfica nacional e da riqueza explorada nas películas ainda pouco conhecidas e exibidas país afora.

Nos 85 minutos de filme, o expectador conhece Maria Santa, uma jovem do início do século passado que vive em um pequeno vilarejo do interior, rodeado de paredões de pedra. Maria Santa tem fama de milagreira e a chegada de um viajante misterioso faz com que a realidade da moça passe por um choque, envolvendo o despertar de sua sexualidade e a descoberta da paixão.
O viajante também é o gatilho para os desentendimentos que Maria Santa passa a ter com a tia que cuida de sua fama e administra as demandas de peregrinos que buscam pelos milagres de Maria.

Em seu segundo longa, o mineiro Rafael Conde foge ao tradicional de usa um jogo de câmera baseado em closes, imagens poderosas, maquiagem e figurino pesados e escuros e enquadramentos suaves.
Os contornos de suspense de “Fronteira”, inspirado no livro homônimo de Cornélio Pena, permitem cenários isolados, figurinos densos e expressões pesadas nos semblantes dos personagens. Isso tudo porque o diretor Rafael Conde se baseou nas influências enigmáticas da obra do autor.

O livro, “Fronteira”, é o primeiro de Cornélio Pena e narra passagens da vida do autor de quando ele viveu em Itabira. Quando chegou a cidade, ele presenciou o enterro de uma menina santa. Daí surgiu a inspiração para o texto. Além disso, toda a história gira entorno da situação histórica brasileira e de como a sociedade foi se formando baseada em ciclos como o da escravidão e do extrativismo.
Outro foco importante do filme é o desenvolvimento das personalidades ligadas à religião e do catolicismo perverso e galgado na culpa. A forma direta como Cornélio Pena escreveu, também é vista em tela.

Esse filme curioso e instigante poderá ser assistido, gratuitamente, na Galeria da FCCDA, às 19h, nessa terça-feira, dia 28.



Nenhum comentário: