terça-feira, 11 de junho de 2013

CULTURA:

João Guimarães Rosa e seu “Grande sertão: veredas” são o tema da exposição desse mês na Galeria da FCCDA.

11/06/2013
 

(Foto/Fccda/Divulgação)
João Guimarães Rosa sempre foi considerado um escritor a frente de seu tempo. “Grande sertão: veredas”, considerado um clássico da literatura brasileira, é o tema da exposição que entrou em cartaz no dia 10, na Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. É importante lembrar que o livro, esse ano, completa 57 anos.

Essa exposição integra o programa de itinerância da Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais, que já trouxe a Itabira exposições sobre os autores Ângelo Machado e Bartolomeu de Campos Queirós.



(Foto/Fccda/Divulgação)
Quem for conferir a exposição, vai perceber como Guimarães Rosa perpetuou  em sua obra e seus heróis o caráter universalista de sua ficção. Mesmo ambientada no sertão mineiro, terra natal do autor, boa parte de sua obra se tornou um espelho do caminho percorrido por ele próprio. 

Ao caminhar entre os banners que compõe a exposição, é nítida a máxima de que na obra “rosiana” ‘nada é o que parece’. Assim, imaginação e criatividade são o gatilho pra compreender as histórias contadas por Guimarães Rosa. 

Para acabar com o estigma de que a literatura do mineiro é complexa e de difícil compreensão, visitas guiadas à exposição podem ser agendadas na Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. Durante a visitação, serão destacadas as características que marcam a narrativa de Guimarães Rosa, sua perícia em criar neologismo e seu uso natural de metáforas.
 
 
 
(Foto/Fccda/Divulgação)
Além do passeio pela exposição, os visitantes também poderão conhecer algumas das outras obras do autor disponíveis no acervo da biblioteca e participar de contações de história.

A exposição “50 anos do Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa” pode ser vista na Galeria da Fundação Cultural entre os dias 10 e 30 de junho, de terça a sexta, das 8h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 16h30.






 
Para agendar visitas guiadas, basta entrar em contato com a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto pelo telefone 3835-2102.

Outras informações no site www.culturaemitabira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário