terça-feira, 11 de junho de 2013

CULTURA:

"O carteiro e o poeta" é o filme escolhido desse mês para a sessão de cinema do projeto "Claro Enigma".

11/06/2013 




(Divulgação)
O projeto “Claro Enigma” foi criado para aproximar o público itabirano de uma das paixões do poeta Carlos Drummond de Andrade: o cinema. Todo mês, um grande filme é exibido no Memorial. Em junho, uma sessão especial promete aquecer os amantes da poesia e da sétima arte. 


A partir das 19h, a Fundação Cultural exibe “O carteiro e o poeta”. Dirigido por Michael Radford, o filme é considerado uma obra prima do cinema italiano e tem como um dos personagens principais o poeta chileno Pablo Neruda. 




"O carteiro e o poeta”, baseado no livro “Ardiente Paciencia” (1985), do escritor chileno Antonio Skármeta, conta como Mário (habitante de uma pequena ilha mediterrânea, na costa italiana) tem como perspectiva seguir os passos do pai e tornar-se pescador. Numa tentativa de mudar os rumos, descobre um emprego de carteiro e logo se apega a seu único cliente, o escritor exilado Pablo Neruda. 


A presença na vida do poeta, aos poucos, extrapola o limite do emprego e faz de Mario mais do que o carteiro particular. Ao perceber a crescente amizade, Mario acredita que Neruda possa ajudá-lo a conquistar o coração do amor de sua vida. E é assim, que o quase analfabeto carteiro descobre o valor da palavra.

Sucesso de público e crítica, o filme está montado sob um enredo bem elaborado e cheio de metáforas e de belíssimas poesias (textuais ou não). Os cenários também são um destaque. É possível conhecer uma Itália deslumbrante e vislumbrar a história com um olhar mais poético. 

Quem for ao Memorial na noite de quarta-feira, pode se preparar para assistir a um filme singelo que trabalha a simplicidade em prol de transformar a carga literária e a poesia em personagem principal.

A palavra assume uma função de poder que proporciona mudar realidades e conquistar amores. O amor é exposto em palavras belas e o ritmo do filme também conduz o expectador pelo clima de romance e leveza.

“O carteiro e o poeta” será exibido no dia dos namorados, 12 de junho, às 19h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.


 Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou pelo site www.culturaemitabira.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário