sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CIDADE:
 
Prefeitura atende exigências da Anatel e começa a regularizar canais VHF

 26/08/2013   

Antigo abrigo aonde estão instalados atualmente os equipamentos que compõem os transmissores de diversos canais analógicos, e serão diversificados em seu novo abrigo construído pela Vale. (Foto/Ascom Ita)
          
A Prefeitura deverá protocolar na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a documentação exigida para regularização dos canais VHF transmitidos em Itabira, inclusive nos distritos e zona Rural. Após a finalização do processo, alguns canais serão retransmitidos em nova frequência.

Conforme lembra o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Daniel Alves Lima, a Prefeitura recebeu uma notificação em outubro do ano passado, alertando sobre a irregularidade.
 
Sala dos transmissores que compõem a transmissão de diversos canais. (Foto/Ascom Ita)
 
De acordo com ele, o descumprimento da determinação poderia dar abertura à Anatel de lacrar os equipamentos e Itabira ficar sem transmissões VHF. “Assim que assumimos o governo iniciamos os trabalhos para atender às exigências da Anatel. E mais: esta deverá ser a última regularização que a Prefeitura fará antes de trocarmos os equipamentos para digital [em alta resolução HDTV], seguindo as exigências do Decreto Federal Nº 8.061/2013”, explicou Daniel Lima.

Com a regularização, três canais, que atualmente estão em frequências diferentes daquela definida pela Anatel, passarão a ter novas sintonias: Rede Globo (que atualmente está no canal 10, passará para o 13), TV Cultura (do 4 e 35 para o 35) e Bandeirantes (do 13 e 57 para o 57). Com esta mudança, os canais Canção Nova e TV Novo Tempo serão sintonizados, em Itabira, nos canais 4 e 5, respectivamente.



Novo abrigo
 
Novo abrigo dos transmissores de sinais de TV VHF, construído pela vale aonde serão instalados novos transmissores HD, para a recepção da TV digital. (Foto/Ascom Ita)  

A Vale está concluindo o novo abrigo dos transmissores de sinais de TV VHF, instalados no Pico do Cauê. O atual será desativado e outro está sendo construído a cerca de 500 metros de distância do antigo abrigo.

De acordo com Daniel Lima, a mudança é por questões de segurança. A expectativa é de que a obra seja concluída até o próximo dia 15. Até lá poderá haver alguns problemas momentâneos para sintonia de canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário