sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SAÚDE:

Secretaria de Saúde adere ao Programa Mais Médicos. 

26/08/2013                

(Foto/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu, em julho, ao Mais Médicos, um programa do Governo Federal que busca levar profissionais da medicina para as regiões onde faltam médicos ou simplesmente eles não existem.

Inicialmente, o programa disponibilizou as vagas para os profissionais brasileiros interessados em trabalhar nas regiões onde faltam médicos. No entanto, como as vagas não foram preenchidas, o governo brasileiro aceitou contratar profissionais estrangeiros para tentar sanar o problema da falta de
médicos no país.

No último sábado (24), começaram a chegar ao Brasil os primeiros médicos cubanos que fazem parte do Mais Médicos. Ao todo, no fim de semana, desembarcaram no país os primeiros 400 médicos, de um total de 4 mil que devem ser contratados pelo Governo Federal. Até o momento, não há interessados nas vagas oferecidas por Itabira, que permanece inscrita no programa para os processos futuros.

O município possui hoje 29 Equipes de Saúde da Família, popularmente conhecidos como PSF´s. De acordo com a chefe do Departamento de Ações em Saúde da SMS, Vânia Maria Maimone Ribeiro, a falta de médicos em Itabira não é diferente dos demais municípios do país. Prova disso é o Programa Mais Médicos, que foi criado para suprir a demanda nas cidades brasileiras. 

Somente este ano, o Departamento de Ações em Saúde (DAS) já realizou cinco processos seletivos para médicos de PSF. Um destes processos ainda está em andamento. Para Vânia Maimone, a realização dos processos seletivos para a contratação de médicos não funciona, uma vez que os contratos têm caráter temporário. Para resolver este problema, o prefeito Damon Lázaro de Sena solicitou que a SMS realize concurso público para preencher as vagas e fixar os médicos no município. 

O governo municipal não tem poupado esforços para resolver o grave e emergencial problema. “Para tentar completar o quadro de médicos, a SMS fez, ainda em março, a inscrição no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), do Governo Federal. Infelizmente, o único candidato que pleiteou a vaga, desistiu. Então, em julho, aderimos ao Mais Médicos mas, não houve interessados nas vagas disponíveis no município”, disse Vânia Maimone.  

 Das 29 unidades de saúde do município, quatro equipes estão sem médico. São elas: Santa Ruth, Pedreira 1, Gabiroba de Baixo e Ipoema. Para tentar minimizar o problema, a SMS organiza um prontoatendimento, toda semana, após as 16 horas, até que a situação seja resolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário