CIDADE:
SINDICATO METEBASE PROMOVE A "CAMPANHA SALARIAL 2013".
10/09/2013
Começam em breve as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho com a Vale. Mais do que nunca a mobilização vai fazer a diferença para conquistarmos um acordo vitorioso que garanta melhores salários e condições de trabalho.
(Foto/Rodrigo de Oliveira/Divulgação)
|
A Vale já começa a mostrar as garras através de afirmações do quadro gerencial de que, devido à política de redução de custos, os trabalhadores não precisam criar grandes expectativas em relação ao acordo.
Qual a intenção dessa conversa fiada? Manter tudo como está, ou seja, o arrocho salarial, a PR achatada, a falta de promoções e o assédio moral nos locais de trabalho.
Querem jogar nas costas dos trabalhadores o peso da queda no lucro que aconteceu por causa de mudanças contábeis que “não afetam o resultado financeiro real” como reconhece a própria Vale que também ressalta em seu relatório do 2º trimestre ter tido “um sólido desempenho financeiro”. Além disso, a mineradora anunciou que deve atingir a meta de produzir 306 milhões de toneladas de minério de ferro, apesar da desaceleração econômica na China, seu principal cliente.
(Foto/Vale/Divulgação)
|
A Vale tem , portanto, plenas condições de atender as reivindicações dos trabalhadores. “Nas negociações de acordos a empresa sempre inventa desculpas para dificultar a valorização dos trabalhadores. A melhor resposta que temos de dar às insinuações é mostrar a nossa força e poder de pressão por melhores salários e condições de trabalho. A Vale é uma empresa rica, mas se recusa a valorizar os trabalhadores. Por isso, o Metabase, ao distribuir a Pauta Unificada de Reivindicações, chama os trabalhadores a participarem ativamente do Acordo Coletivo para quebrar a cultura de ganância da Vale. Vamos mostrar que juntos somos mais fortes”, afirma Paulo Soares, presidente do Metabase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário