terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prefeito deve criar a Secretaria de Segurança Pública

(Foto/Heitor Bragança/Facebook "Diário de Bordo"/Arquivo)

O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) disse ontem, durante entrevista à imprensa, que pretende criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que abrigaria o Departamento de Transporte e Trânsito (Transita) e a Guarda Municipal – ainda a ser criada –, além de outros setores da Prefeitura.
 
Além da proposta de uma secretaria para “ajudar” no combate à violência, Damon afirmou ainda que pretende reativar o Conselho Municipal de Segurança Pública – criado e empossado pelo ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PV), mas que nunca funcionou – e as câmeras do projeto Olhar Atento da Polícia Militar.
 
A intenção de criar uma nova secretaria municipal, segundo Damon, surgiu de uma viagem feita por ele a Brasília, na semana passada, quando se encontrou com representantes da Polícia Federal. Sem determinar prazo para colocar o projeto em prática, o prefeito destacou “ações imediatas” para diminuição das ocorrências policiais em Itabira.
 
“Eu conversei em Brasília com pessoas que são da Polícia Federal, que são ligadas a sindicatos e estão desenvolvendo um trabalho com relação à segurança pública pelo país afora e esse contato foi muito bom. Vou solicitar a presença delas aqui. E pretendo recuperar, não só Conselho de Segurança, mas avaliar a possibilidade de criar uma secretaria que possa nos ajudar no combate ao crime”, disse o prefeito.
 
Damon chamou a atenção para o não-funcionamento de 13 câmeras do Olhar Atento em Itabira. Segundo ele, existe um projeto em andamento para reativá-las e instalar mais 14. Atualmente, somente nove estão em funcionamento.
 
“Estamos em contato frequente com as polícias Militar e Civil, duas entidades que estão nos ajudando no desenvolvimento das câmeras nas ruas, para diminuir incidência dos nossos crimes. Foi com sofrimento que recebi a informação de que não existe projeto das câmeras que estão na rua hoje. Nós temos 13 câmeras sem funcionar, só nove, das 22, estão em funcionamento e temos o projeto de implantar mais 14 e estamos avançados no processo de contratar uma empresa para recuperar estas 13 câmeras que não estão funcionando”, garantiu o prefeito.
 
Fonte: "Diário de Itabira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário