terça-feira, 29 de outubro de 2013

CULTURA:

Fundação CDA recebe as cartas de Drummond

29/10/2013 

 
  
O superintendente da Fundação Cultural Carlos
Drummond de Andrade, Marconi Drummond Lage
(Foto/De Fato/Arquivo)
O superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marconi Drummond Lage, recebeu ontem o acervo de 212 documentos contendo cartas e fotos pessoais do poeta Carlos Drummond de Andrade. Os documentos foram entregues em cerimônia na Casa de Cultura, de Lavras. 
 
Participaram do evento a secretária municipal de Cultura de Lavras, Luíza Maria Victorino de Andrade, o vice-prefeito da cidade, Aristides Silva Filho, e o jornalista Eduardo Cicarelli, antigo proprietário das cartas. O evento teve início às 13h, no jardim da Casa de Cultura. Eduardo Cicarelli conferiu o material diante de Marconi Drummond. Também foi feita a entrega de uma carta e de uma foto, simbolizando o repasse de todo o material.
 
O superintendente da Fundação CDA e a secretária de Cultura de Lavras discursaram durante a cerimônia. Marconi Drummond comentou que as cidades de Lavras e Itabira agora estão conectadas. Ele argumentou que foi a Lavras para minerar um tesouro que não seria explorado ou retirado de solo mineiro, mas apenas transferido para outra cidade, com o objetivo de ser mantido em Minas Gerais.
 
“Fomos muito bem recebidos pelo povo da cidade e por seus representantes que foram extremamente hospitaleiros. Somos agradecidos pela transferência desse material à terra do poeta, e deixamos claro que esse material estará disponível para que o povo de Lavras, de Minas Gerais e do Brasil possa desfrutar desse imenso tesouro”, afirmou Marconi Drummond.
 
O jornalista Eduardo Cicarelli voltou a falar do seu apreço pela obra do poeta itabirano e pela felicidade ao entregar o material a uma instituição que tem o objetivo de difundir a obra de Carlos Drummond de Andrade.
 
O acervo - Os documentos serão apresentados oficialmente em Itabira quinta-feira – em comemoração ao aniversário de nascimento do poeta. O acervo tem conteúdo inédito e se destaca pelas correspondências de Drummond para sua mãe, Julieta Augusta Drummond de Andrade. O material foi adquirido por R$ 21 mil, cerca de R$ 100 por documento.


Fonte: Jornal Diário de Itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário