segunda-feira, 25 de novembro de 2013

150 anos - Atrações na Fazenda do Pontal homenageiam Banda Euterpe Itabirana

           
Fundador da Banda Euterpe Humberto Rodrigues de Sá, Maestro Lúcio Oliveira, Presidente da Banda Euterpe Eunice Vieira, Superintendente da FCCDA Marconi Drummond e o Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV). (Foto/Ascom Ita)  
O aniversário de 150 anos da Banda Euterpe Itabirana foi comemorado no sábado (23) com palestra, exposição e apresentações musicais na Fazenda do Pontal. As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O prefeito Damon Lázaro de Sena, o superintendente da FCCDA Marconi Drummond Lage, a presidente da Banda Euterpe Eunice Vieira, o maestro Lúcio Oliveira e o tetraneto do fundador da banda, Humberto Rodrigues de Sá, estiveram presentes na solenidade. 

O musicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense André Guerra Cotta, ministra a palestra antes da solenidade de abertura da comemoração dos 150 anos da Banda Euterpe Itabirana (Foto/Ascom Ita)  
 
A palestra ministrada pelo musicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense, André Guerra Cotta, foi a primeira atividade da programação. Em seguida, houve a solenidade na área externa da fazenda. Marconi Drummond destacou a necessidade de se recuperar os valores culturais em Itabira para que as tradições não sejam abandonadas. Já o prefeito Damon Lázaro de Sena sugeriu que sejam feitos encontros de bandas na cidade, semelhantes às Vesperatas que ocorrem em Diamantina. 
 
Corporação Musical da Banda Cecília de Itabira presta a homenagem a Banda Euterpe Itabirana pelos seus 150 anos de existência (Foto/Ascom Ita)
 
Integrantes da Banda Santa Cecília de Itabira prestaram uma homenagem, tocando o “Parabéns a você”. O evento prosseguiu com a apresentação dos integrantes da Banda Euterpe Itabirana e músicos da Corporação Musical Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Pela 1ª vez! Banda Euterpe Itabirana e a Corporação Musical Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo fazem apresentação juntos, historicamente em comemoração de seu 150° aniversário (Foto/Ascom Ita)   
  
Também foi aberta a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”. Estão expostas na Fazenda do Pontal importantes partituras da música barroca e colonial, como dobrados, marchas, modinhas e lundus, além de instrumentos musicais e uniformes usados pelos integrantes do grupo. Também foi exibido o vídeo-documentário que conta a história da banda desde sua criação. 

Visitantes apreciam a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”, observando as suas conquistas, garras e glórias que vieram do passado, com muitas realizações (Foto/Ascom Ita)   
Fundada por Emílio Soares Gouveia Horta Junior, a Banda Euterpe Itabirana foi criada em 22 de novembro de 1863. Constituiu-se inicialmente como uma banda paramilitar. Nesses 150 anos, as relações familiares e de amizades prevaleceram como elemento de união dos membros do grupo, no qual é possível encontrar até quatro gerações de músicos em uma mesma família.

Público de várias gerações vindouras do passado e do futuro visitam a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”, viajando ao passado e revivendo os velhos tempos da banda (Foto/Ascom Ita)  
Os visitantes podem conferir a exposição e o vídeo-documentário de terça a sexta-feira (de 8h às 18h), aos sábados e domingos (de 10h30 às 16h30), até o dia 30 de janeiro. Mais informações pelo telefone (31)3835-2102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário