Fundador da Banda Euterpe Humberto Rodrigues de Sá, Maestro Lúcio Oliveira, Presidente da Banda Euterpe Eunice Vieira, Superintendente da FCCDA Marconi Drummond e o Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV). (Foto/Ascom Ita)
|
O aniversário de 150 anos da Banda Euterpe Itabirana foi comemorado no sábado (23) com palestra, exposição e apresentações musicais na Fazenda do Pontal. As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O prefeito Damon Lázaro de Sena, o superintendente da FCCDA Marconi Drummond Lage, a presidente da Banda Euterpe Eunice Vieira, o maestro Lúcio Oliveira e o tetraneto do fundador da banda, Humberto Rodrigues de Sá, estiveram presentes na solenidade.
O musicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense André Guerra Cotta, ministra a palestra antes da solenidade de abertura da comemoração dos 150 anos da Banda Euterpe Itabirana (Foto/Ascom Ita)
|
A palestra ministrada pelo musicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense, André Guerra Cotta, foi a primeira atividade da programação. Em seguida, houve a solenidade na área externa da fazenda. Marconi Drummond destacou a necessidade de se recuperar os valores culturais em Itabira para que as tradições não sejam abandonadas. Já o prefeito Damon Lázaro de Sena sugeriu que sejam feitos encontros de bandas na cidade, semelhantes às Vesperatas que ocorrem em Diamantina.
Corporação Musical da Banda Cecília de Itabira presta a homenagem a Banda Euterpe Itabirana pelos seus 150 anos de existência (Foto/Ascom Ita)
|
Integrantes da Banda Santa Cecília de Itabira prestaram uma homenagem, tocando o “Parabéns a você”. O evento prosseguiu com a apresentação dos integrantes da Banda Euterpe Itabirana e músicos da Corporação Musical Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Pela 1ª vez! Banda Euterpe Itabirana e a Corporação Musical Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo fazem apresentação juntos, historicamente em comemoração de seu 150° aniversário (Foto/Ascom Ita)
|
Também foi aberta a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”. Estão expostas na Fazenda do Pontal importantes partituras da música barroca e colonial, como dobrados, marchas, modinhas e lundus, além de instrumentos musicais e uniformes usados pelos integrantes do grupo. Também foi exibido o vídeo-documentário que conta a história da banda desde sua criação.
Fundada por Emílio Soares Gouveia Horta Junior, a Banda Euterpe Itabirana foi criada em 22 de novembro de 1863. Constituiu-se inicialmente como uma banda paramilitar. Nesses 150 anos, as relações familiares e de amizades prevaleceram como elemento de união dos membros do grupo, no qual é possível encontrar até quatro gerações de músicos em uma mesma família.
Visitantes apreciam a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”, observando as suas conquistas, garras e glórias que vieram do passado, com muitas realizações (Foto/Ascom Ita)
|
Público de várias gerações vindouras do passado e do futuro visitam a exposição “Banda Euterpe: 150 anos de música e história”, viajando ao passado e revivendo os velhos tempos da banda (Foto/Ascom Ita)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário