sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO:

Educação - Prefeitura de Itabira e Fundação Vale apresentam a Casa do Aprender

21/11/2013   

Representantes da Fundação Vale, Vereador Ronaldo Capoeira (PV), Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), Secretária Municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos e a coordenadora da Casa do Aprender Ana Paula Nascimento (Foto/Ascom Ita)  
 
Na manhã desta quinta-feira (21) a Casa do Aprender foi apresentada oficialmente à população. A solenidade contou com a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, representantes da comunidade, secretários municipais, funcionários da Vale e da Fundação Vale, servidores municipais, professores, pais e alunos, especialistas e a equipe do projeto.
 
A coordenadora da Casa do Aprender, Ana Paula Nascimento fala sobre o desempenho que acontecem durante as atividades em sua conceituada entidade (Foto/Tatiana Santos/De Fato)

A coordenadora da Casa do Aprender, Ana Paula Nascimento apresentou o local e falou sobre o objetivo e as ações desenvolvidas no casa. No amplo espaço, a comunidade pode desfrutar de uma brinquedoteca, uma biblioteca com 1.470 livros catalogados, além de diversas revistas pedagógicas, um ciberespaço e uma sala de reuniões. “A Casa do Aprender é um espaço aberto à comunidade. Qualquer pessoa pode usar este espaço para ações educativas. Seja para a educação formal, seja para a educação informal, uma vez que as duas se completam. Todos estão convidados a participar desta Casa, já que todos têm algo a aprender e a ensinar. Acreditamos que as próprias experiências, junto aos conhecimentos que cada um traz em sua bagagem, irão agregar as atividades desenvolvidas aqui”, disse a coordenadora.
 
A secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos fala sobre os resultados positivos (Foto/Tatiana Santos/De Fato)

Para a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, a Casa do Aprender é o resultado da união de esforços. “Essa união de pessoas, de setores, em torno da Casa do Aprender representa o que nós pensamos que deve acontecer na educação, cada vez mais, na vida contemporânea. É a união de forças, de objetivos, de propostas. Articulação, integração, interação: são as coisas necessárias para que a educação atinja todos. A Casa do Aprender tem esse espírito: o espírito da integração” ressaltou Luciane Ribeiro.

Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), fala sobre a forma de educar as nossas crianças (Foto/Ascom Ita)
 
Em seu discurso, Damon Lázaro de Sena lembrou do compromisso que todo governante deve ter com a educação: “Educar as crianças de hoje para não punir os adultos de amanhã”. Ele ressaltou que espaços como a Casa do Aprender contribuem muito com o processo da educação infantil e agradeceu a Fundação Vale e a todos aqueles que estão envolvidos neste projeto. 
 
A representante da Fundação Vale, Ana Cláudia Dandréa Fala sobre a importância desta conceituada entidade educacional (Foto/Tatiana Santos/De Fato)

A representante da Fundação Vale, Ana Cláudia Dandréa falou sobre a importância da oficialização da Casa do Aprender e ressaltou a parceria entre a Fundação e a Prefeitura de Itabira. “Quero agradecer a parceria com a Prefeitura de Itabira que, historicamente, tem sido parceira da Fundação Vale em diversos projetos”, disse. 
 
Alunos da Escola Municipal Dona Inês Torres Guerra fazem apresentação musical para os convidados, durante o evento (Foto/Ascom Ita) 

Durante a apresentação do espaço educacional houve uma apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Dona Inês Torres Guerra. As crianças cantaram algumas músicas do ‘A Arca de Noé’, famoso disco de Vinicius de Moraes, em homenagem ao centenário do poeta. 


Saiba Mais

Fachada da  Casa do Aprender onde foi apresentada as suas atividades que vem desempenhando no dia a dia (Foto/Tatiana Santos/De Fato)

A Casa do Aprender, uma parceria entre a Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Vale, é um espaço de aprendizagem, troca de experiências, integração e convívio entre educadores, alunos e comunidade. 

Com o objetivo de fomentar, valorizar e divulgar a cultura e a diversidade local, a Casa do Aprender busca também favorecer a ampliação do repertório de aprendizagem da comunidade e ainda, associar os diversos saberes com os processos formais e informais de conhecimento.
 
Sala de  informática para a população fazerem as suas pesquisas acessando a internet  (Foto/Tatiana Santos/De Fato)

No local, são realizadas atividades culturais, sociais e educativas voltadas para todas as faixas etárias, As atividades são gratuitas e adaptadas às demandas do município. Além disso, na Casa do Aprender os professores encontram apoio na formação inicial e continuada. O espaço oferece ainda tutoria e orientação pedagógica, além de disponibilizar materiais didáticos e recursos tecnológicos.
 
A biblioteca da Casa do Aprender conta com uma infraestrutura para atender a população para ler e fazer as suas pesquisas (Foto/Ascom Ita)

A biblioteca do espaço conta hoje com 1.470 livros catalogados. Os títulos são referentes à literatura infantil e adulta, todos relacionados a diferentes áreas de conhecimento. No acervo, os leitores encontram também várias edições de revistas pedagógicas. A biblioteca é aberta ao público que pode optar pelo empréstimo dos materiais ou por utilizá-los no local.

A Casa do Aprender fica na avenida das Rosas, 649, bairro São Pedro. Telefone para contato: (31) 3831-6330. Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 8h às 17h e sextas-feiras, de 13h as 21h, ou conforme agendamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário