sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Segurança pública - Reunião discute ações para reduzir criminalidade em Itabira

     
O Chefe de Gabinete Edilson de Magalhães Lopes "PC do B", representou o Prefeito Damon Lázaro de Sena "PV". juntamente com os secretariados e autoridades locais (Foto/Ascom Ita) 

Na tarde de quarta-feira (20), o Chefe de Gabinete Edilson de Magalhães Lopes representou o prefeito Damon Lázaro de Sena na reunião com secretários municipais e autoridades ligadas ao setor de segurança pública em Itabira. O objetivo principal foi avaliar ações que podem ser aplicadas para aumentar a segurança na cidade. 

Entre os presentes, estavam o procurador jurídico Daniel Perrelli Lança, a representante da Diocese de Itabira/Coronel Fabiciano Selma Lúcia Damasceno, o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar Júlio Maria Abílio Ferreira, o promotor de Justiça Michel Queiroz Zoucas, a representante da Vale Thais Benchimol, o secretário de Planejamento Júlio César de Araújo, o diretor-geral do presídio de Itabira Alex Vitor da Silva, a secretária de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Daniela Magalhães Torres, a juíza de Direito Danielle Rodrigues da Silva, o delegado da Polícia Civil Juliano Alencar Martins e o presidente da Acita Marco Aurélio Garcia Matos.

Edilson Lopes disse que o prefeito Damon Lázaro de Sena tem buscado recursos voltados para a segurança pública. Durante reunião no dia 12 de novembro com o coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, em Belo Horizonte, foram discutidos o aumento do efetivo policial na cidade, ampliação do número de câmeras de segurança e manutenção das existentes, além da implantação da Guarda Municipal.

Na reunião no Gabinete do Prefeito, houve o consenso de que muitos crimes ocorridos na cidade são praticados por menores. Devido a esse fator, muitos são detidos por cinco dias e liberados em seguida. Foi abordado que esses adolescentes precisam ser encaminhados a um local específico, onde sejam aplicadas medidas educativas em regime de semi-liberdade ou internação.

Foram apresentadas sugestões para retomar o projeto de instalação do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que vai atender aos menores infratores. Também foi apontado que adequar uma construção já existente, conforme as exigências determinadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), é mais rápido e viável do que executar uma nova construção. 
 
A comitiva formada durante a reunião no gabinete, visita o posto policial do Bairro Chapada (Foto/Ascom Ita) 

Na quinta-feira (21), uma comitiva formada durante a reunião no gabinete visitou possíveis locais para a instalação do NAI. Primeiro foram ao posto policial do bairro Chapada e depois visitaram o Parque Belacamp, no bairro Campestre. Novas reuniões serão agendadas para prosseguir a discussão sobre o assunto.  

A comitiva também visitaram o Parque Belacamp, do Bairro Campestre (Foto/Ascom Ita)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário