quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CULTURA: FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ABRE PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS PARA O MÊS DE FEVEREIRO

Após um breve período de recesso, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade lança a primeira agenda de eventos de 2014 com programação que prestigia teatro, cinema, música e artes plásticas.
 
 
Já no próximo fim de semana, a Fundação Cultural abre as portas do Teatro para receber a criançada em duas sessões especiais do espetáculo infantil “A Arca de Vinícius”. No dia 21, sexta-feira, dando continuidade à parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, a sessão será voltada para os alunos da rede pública de ensino. No sábado, 22, às 16h, é a vez do público itabirano conhecer o trabalho da Companhia Cyntilante de Produções. “A Arca de Vinícius” já ganhou prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor iluminação e maior público infantil em 2009, ano de sua estreia. O musical, que homenageia Vinícius de Moraes, conduz os pequenos a uma viagem encantadora ao mundo da poesia criado no livro “A arca de Noé”. Os ingressos custam R$5,00 (cinco reais) e podem ser adquiridos na Fundação Cultural.


No dia 23, domingo, a Fazenda do Pontal recebe Nonoca e Romário Araújo em uma roda de samba com marchinhas de carnaval. Nomes de peso no samba do centro-leste mineiro, a dupla de sambistas se une para comandar o grito de carnaval da Fundação Cultural. O repertório cheio de alegria e energia anuncia a chegada no carnaval com sucessos do gênero, sambas-enredo e marchinhas. Além disso, a arte-educadora Mariza Primo, por meio do projeto BibliotecAmiga, conta um pouco da magia dos carnavais antigos e promove rodas de leitura, contação de histórias e uma oficina de artes que ensina a confeccionar máscaras de carnaval. As festividades começam às 16 horas.   


 O Professor André Duval faz um recital de sua apresentação com os alunos de piano (Foto/Divulgação) 





Na Escola Livre de Música, o professor André Duval prepara um recital com os alunos de piano. A partir das 19h, na quarta-feira, 26, os alunos demonstram suas habilidades em público. Nesse recital, serão executadas músicas do repertório ensaiado durante as aulas e algumas escolhidas especialmente para essa apresentação. A entrada é gratuita.
 
 
Um dos projetos de cinema que fizeram sucesso em 2013, volta acontecer. O projeto “Claro Enigma”, promove sessões com filmes de arte cuidadosamente escolhidos e projetados nas paredes do Memorial Carlos Drummond de Andrade transformando o lugar em um belo cinema a céu aberto. Em sua primeira sessão de 2014, o projeto exibe, no dia 27, às 19h30, o filme brasileiro “A hora da estrela”, de Suzana Amaral. Inspirado no livro de Clarice Lispector, a película recebeu prêmios importantes no ano de seu lançamento,1986, como o Urso de Prata, do Festival de Berlim, para a atriz Marcélia Cartaxo, seis prêmios no Festival de Brasília e foi o melhor filme do Festival de Havana, no mesmo ano. Considerado rico e intenso, conta a história de Macabéa, jovem nordestina de 19 anos que vive em São Paulo, trabalha como datilógrafa, mora em uma pensão miserável e namora o operário Olímpico (José Drumont). Ao longo de sua exibição, o filme mostra como Macabéa lida com sua colega de trabalho, Glória, seu relacionamento e os infortúnios de sua vida. “A hora da estrela” tem classificação indicativa de 12 anos. 
 
Exposição “Banda Euterpe: 150 Anos de música e história” continua mantendo os seus acervos expostos na Fazenda do Pontal desde o seu aniversário. Vale a pena conferir e reviver o passado (Foto/Heitor Bragança/Divulgação)

Ao longo de todo o mês de fevereiro, continua em cartaz a exposição “Banda Euterpe: 150 Anos de música e história”, na Fazenda do Pontal. A exposição busca reconhecer e homenagear a Sociedade Musical Euterpe Itabirana em seu sesquicentenário. Ressaltando a riqueza de seu acervo e resgatando a história de uma das entidades que vem ajudando a construir a cultura tradicional local, “Banda Euterpe: 150 anos de música e história” exibe importantes partituras da música barroca e colonial, uniformes, instrumentos e um videodocumentário com depoimentos de diversas pessoas que fazem parte da história da banda. A visitação pode ser feita das 8h às 18h, de terça a sexta, e das 10h30 às 16h30, nos sábado e domingos.
 
A agenda completa poderá ser acessada pelo site www.fccda.mg.gov.br. Outras informações também pelo telefone 3835-2102.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário