sábado, 1 de fevereiro de 2014

ETA Gatos - Filtros passam por novo método de manutenção

Retirada dos resíduos que estavam impregnados na areia filtrante (Foto/Ascom Ita) 

Três filtros de areia da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos passaram por um processo de manutenção na última semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro. Para que o fornecimento de água não fosse interrompido, um filtro foi esvaziado a cada dia e os outros dois funcionaram normalmente. O novo método empregado na regeneração da areia filtrante gera benefícios econômicos e ambientais.

Um dos filtros antes do procedimento (Foto/Ascom Ita)
 
De acordo com o gerente de produção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Bento Lucino Monteiro, o procedimento vai aumentar o intervalo para a limpeza dos filtros: antes, isso acontecia diariamente; agora, será feita a cada dois dias. Outro benefício proporcionado é a economia de 480 mil litros de água em cada lavagem, já que são consumidos 160 mil litros para a limpeza de cada um. “Além disso, vai melhorar a qualidade da água filtrada, aumentar a eficiência e a velocidade do processo de filtração”, afirmou.

Retirada dos resíduos que estavam impregnados na areia filtrante (Foto/Ascom Ita)
 
No procedimento, foram utilizados sete galões de líquido antibactericida (que fez a desinfecção dos filtros) e 56 galões de líquido desincrustante (que fez a limpeza da areia filtrante). Ao final do processo, todas as impurezas que estavam impregnadas na areia filtrante soltaram-se e foram descartadas na rede pluvial. Ressalta-se que os produtos químicos utilizados na manutenção são biodegradáveis.

Amostra da areia filtrante antes, mais escura, e após o processo (Foto/Ascom Ita)

Segundo Bento Monteiro, o investimento do SAAE para a realização dessa limpeza foi de R$ 30.500. A empresa que executou o serviço é de Belo Horizonte e os produtos vieram de Curitiba (PR). Calcula-se que a manutenção deve durar por dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário