sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cultura - Alunos da rede municipal assistem ao espetáculo Cocô de Passarinho

Espetáculo "Cocô de Passarinho" (Foto/Ascom Ita)
 
O grupo Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo, trouxe à Itabira, na tarde desta sexta-feira (11), a peça teatral Cocô de Passarinho. O espetáculo foi apresentado no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para alunos e professores de cinco escolas da rede municipal.

Crianças das demais instituições educacionais participam do espetáculo infantil (Foto/Ascom Ita)
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a FCCDA são parceiras no projeto ‘A Escola vai ao Teatro’ que possibilita o acesso dos alunos aos bens culturais e, assim, utilizá-los como uma das vias de construção de conhecimento. “O objetivo deste projeto é proporcionar entretenimento e cultura para todos os nossos alunos. Desta forma, é fundamental que as escolas concebam as atividades culturais pela perspectiva de uma boa exploração pedagógica”, afirmou a chefe da Seção de Multimeios da SME Luana Alves Ferreira. Com isso, as escolas municipais fazem um trabalho preparatório com os alunos para a ida ao teatro. Após o evento, os estudantes fazem produções sobre o espetáculo que são encaminhadas à SME. 

Ainda de acordo com Luana Ferreira, outras instituições da cidade já participaram do projeto. “Já levamos ao teatro, alunos do projeto Fazenda da Betânia, crianças da Casa do Pai e Casa Lar, entre outras. É um pedido do prefeito Damon Lázaro de Sena que possamos incluir cada vez mais crianças e jovens neste projeto cultural”, disse.

Nesta edição do projeto, participaram as seguintes instituições: Escola Municipal Água Fresca, com 130 pessoas; Escola Municipal Nico Andrade, com 150 pessoas, Escola Municipal Matilde Menezes, 74 pessoas; Escola Municipal Filomena Jardim, 50 pessoas e Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae), seis pessoas.


O espetáculo

Cocô de Passarinho é o quarto espetáculo da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, adaptado a partir de uma obra literária infantil. A montagem da peça foi inspirada no livro homônimo da premiada autora brasileira Eva Furnari. 

A história fala de um assunto que geralmente é um tabu no universo infantil, que até certa idade mostram-se curiosas em relação a assuntos escatológicos: o cocô. A história apresenta esses elementos como parte do cotidiano dos seres humanos e dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário