sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vale diz que demissões acontecem como processo normal

Paulo Soares chegou a ficar deitado durante o protesto (Foto/ACM SM)
Em resposta aos questionamentos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), Paulo Soares de Souza, de que a empresa já demitiu ao menos 100 operários nos últimos dias, a Vale, em nota enviada ao Dário, alega que as demissões fizeram parte do “processo normal de funcionamento” da mineradora.

Em contato por e-mail, o assessor de Comunicação da Vale, Marcone Andrade, declarou: “A Vale esclarece que os desligamentos recentes realizados no Complexo Itabira se referem à conclusão de processos de aposentadoria, encerramento de contratos de trainee e ao turn-over [rotatividade de pessoal] normal da empresa”, escreveu ele.
 
Na manhã de ontem, Paulo Soares chegou a ficar deitado por cerca de duas horas no asfalto, na entrada da mina Cauê, para tentar evitar a entrada dos trabalhadores. Suas costas, contou o sindicalista, chegaram a “queimar” devido ao calor do asfalto.
 
Paulo Soares criticou a postura da direção da mineradora em Itabira e “declarou guerra” à empresa. As demissões, disse ele, são desnecessárias. “A Vale teve mais de R$ 1 bilhão de lucro. Em uma ação arbitrária, começou a demitir e a todo momento nós tentamos impedir, tentamos conversar e já estamos com mais de 100 demissões. Então, não temos outra alternativa a não ser fazer uma reação. Ou a Vale para as demissões, ou vamos parar tudo. Não vai entrar trabalhador, indiferente da cor do uniforme”, declarou o sindicalista.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário