Itaurb é representada pelo Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo Torres "CAC" no debate público na ALMG (Foto/ACOM ITAURB)
|
Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu o debate público “O Município e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): Ações Locais/Metas Globais”. O evento aconteceu na segunda-feira (7) no Plenário Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, e contou com a participação de diversas entidades finalistas do prêmio ODM Minas – 1ª edição.
A convite do presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro, a Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb), vencedora do prêmio ODM Minas, participou do debate público representada pelo diretor-presidente Carlos Carmelo Torres Moreira e pelos coordenadores do projeto vencedor: o educador ambiental José Leomar de Brito e o gerente de comunicação Ageu Ebert Ferreira do Santos.
Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo Torres "CAC" (Foto/ACOM ITAURB) |
Segundo os organizadores, o principal desafio é fazer com que municípios menores e regiões mais afastadas dos grandes centros também tenham seus projetos e programas. A deputada Maria Tereza Lara (PT) frisou que é preciso fazer com que as informações e incentivos cheguem a todas as cidades. “O que queremos não é só falar e debater: queremos que, de fato, Minas Gerais possa contribuir para o alcance desses objetivos”, afirmou.
De acordo com o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), o índice de cumprimento das metas propostas poderia ser melhorado com a inclusão desses programas nas leis de planejamento orçamentário dos municípios, "vinculando essas metas nos seus instrumentos de planejamento, planos plurianuais e orçamentos anuais. Assim, as políticas públicas farão com que cada município atinja a sua meta”.
Durante o evento, o diretor-presidente Carlos Carmelo recebeu um certificado da ALMG em reconhecimento à contribuição do projeto desenvolvido pela Itaurb para o alcance dos ODM.
Prêmio ODM Minas 1ª Edição
A Itaurb recebeu o prêmio ODM Minas pelo projeto “Educação Ambiental: a importância da coleta seletiva”, implantado há 23 anos em Itabira. Entre os 129 projetos inscritos, o projeto da Itaurb foi pré-selecionado para a 2ª etapa, na qual disputavam 30 práticas. Desse total, apenas 15 projetos foram contemplados com o prêmio estadual. A empresa itabirana recebeu o selo nº 7: “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário