sexta-feira, 16 de maio de 2014

Combate às Drogas - Projeto Coalizão Comunitária Antidrogas tem primeiro encontro para capacitação

 
A Prefeitura de Itabira, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) em parceria com a Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano, promove nesta sexta-feira (16) a primeira reunião para capacitação dos membros do Projeto Coalizão Comunitária Antidrogas.

O encontro acontece no Centro Comunitário da Igreja da Saúde, das 8h às 17h, e conta com a presença de 50 pessoas que fizeram inscrição prévia. Ao longo do ano, serão realizados três cursos de capacitação, todos ministrados pela Coalizão Brasil – uma ramificação da organização não-governamental Coalizões Comunitárias Antidrogas da América (Cadca), sediada em Virgínia (EUA) e que possui extensões atuantes em países da América Latina, África, Ásia, Europa e Oriente Médio. Cada cidade que se interessa pela metodologia recebe informações para formar uma coalizão comunitária. 

Participam da iniciativa pessoas que compõem os diferentes setores da comunidade: juventude, família, comércio e indústria, meios de comunicação, educação pública e privada, entidades sociais que prestam serviços à juventude, órgãos de segurança pública, organizações religiosas e fraternais, agrupamentos cívicos, profissionais de saúde pública, governo (Executivo e Legislativo) e entidades que combatem o abuso de drogas.

De acordo com o presidente do Comppud, Rangel Sá de Oliveira, “inicialmente capacitam-se 50 pessoas que serão os multiplicadores do projeto de coalizão. Esta é mais uma ação do Governo Municipal em parceria com a Diocese de Itabira na luta contra as drogas em nossa cidade”.


Saiba Mais

Em agosto de 2013, o prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu representantes da Coalizão Brasil para uma reunião intermediada pela Diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano. Na ocasião, foram apresentadas ao Chefe do Executivo as experiências referentes ao trabalho antidrogas em Pindamonhangaba (SP) e a proposta de implantação de uma atividade semelhante em Itabira. 
 
Damon Lázaro de Sena apoiou a iniciativa e ressaltou que o consumo de álcool e drogas na juventude desencadeia problemas na vida adulta. “Quando se reduz esse consumo, temos adultos com a parte neurológica mais saudável, pois até os 18 anos ela está em formação”, lembrou o prefeito. 
 
Para que fosse iniciado o Projeto Coalizão Comunitária Antidrogas em Itabira, foi preciso mobilizar representantes de 12 setores da sociedade: juventude; família; comércio e indústria; órgãos de segurança pública; meios de comunicação; ONGs e outros grupos; agrupamentos cívicos; educação (pública e privada); organizações religiosas e fraternais; profissionais de saúde pública; órgãos governamentais e entidades que combatem o uso e abuso de substâncias psicoativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário