|
Membros do Conselho Tutelar em parceria conjunta na "Semana de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual" (Foto/Ascom Ita)
|
Um grande número de pessoas se reuniram no paço municipal, na manhã de sexta-feira (16), em uma mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e jovens. Participaram do movimento representantes da rede de proteção - formada por 15 instituições, entre elas a Prefeitura de Itabira, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -, vereadores, secretários municipais e servidores públicos.
A ação marcou o encerramento das atividades da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciada na última segunda-feira (12) pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), em parceria com a rede de proteção.
Durante a mobilização, a secretária municipal de Ação Social, Valquíria Pascoal de Souza Duarte, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nas atividades da Semana e lembrou que a SMAS possui uma seção exclusiva voltada para crianças e jovens. “Nessa manhã, queremos chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Esse é um problema grave e é dever de toda a comunidade ficar atenta e denunciar. É preciso uma conscientização de todos nesse sentido. Temos a Seção de Atendimento à Criança e ao Adolescente que trabalha para eles. Esta repartição, assim como toda a SMAS está de portas abertas para cada morador de nossa cidade”, afirmou Valquíria Duarte.
|
Secretária Municipal de Educação Luciane Ribeiro da Cruz (Foto/Ascom Ita)
|
De acordo com a secretária municipal de Educação e representante do prefeito Damon Lázaro de Sena no evento, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, equipes das escolas municipais conheceram toda a rede de proteção e foram orientadas a acioná-la quando necessário. Para ela, é importante que cada cidadão possa entender e perceber a importância da participação individual no processo de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “A questão da criança e do adolescente merece nossa máxima atenção. Merece nosso cuidado, estudo e empenho. Mas, esse empenho que acontece na sociedade só se dá pela união de todos os atores sociais, de todas as pessoas, pelo estudo do tema e pela coragem em abordar as questões que são polêmicas, em estudá-las e empreender forças e ações normalmente difíceis e lentas. Mas, necessárias para que a gente consiga desconstruir a repetição da violência”, disse a secretária de Educação. Ainda segundo Luciane Ribeiro, “os estudos têm mostrado que as repetições de violência por meio das crianças acontecem, que essas dificuldades que as famílias têm só podem ser sanadas mediante a ação propositiva do Estado e a ação cuidadora da sociedade. O prefeito Damon Lázaro de Sena está empenhando em proporcionar melhor qualidade de vida para todos. Por isso, agradecemos e pedimos à população que nos ajude com ações positivas e também com a identificação de problemas, reportando-os às secretarias e aos órgãos responsáveis, sempre que for detectada qualquer situação de violência e exploração aos nossos jovens e crianças”.
Após as explanações, os participantes soltaram balões brancos como símbolo de paz, harmonia e proteção. Em seguida, caminharam até o Mercado Municipal, na avenida João Pinheiro, onde participaram de uma blitz educativa sobre o tema.
As escolas municipais também aderiram ao movimento. Cada instituição de ensino desenvolveu uma atividade para conscientizar à população sobre o grave problema que ainda assola a sociedade: o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. Algumas escolas levaram os alunos para caminhar por ruas e avenidas, próximas às suas respectivas sedes, como forma de externar a união e apoio à rede de proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário