terça-feira, 20 de maio de 2014

Substituição das sacolas plásticas - Escolas do Projeto SOS Natureza avaliam participação na campanha “Sacola Retornável”

Na tarde de quarta-feira (14), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e mais 12 escolas que integram o Projeto SOS Natureza apresentaram as avaliações de participação na campanha “Sacola Retornável”. O encontro aconteceu no Centro Experimental de Educação Ambiental (CEEA), localizado na Mata do Intelecto.

Durante o evento, professores e alunos das escolas participantes fizeram relatos das experiências vividas na campanha municipal que visa a substituição das sacolas plásticas comuns por sacolas retornáveis utilizadas no mercado em Itabira. A campanha foi dividida em duas etapas (1ª etapa – “Meio Ambiente Inteiro” e 2ª etapa – “O Poeta, o Caminho e a Pedra”) executadas no período de 11 de março a 14 de maio. Após os relatos, cada escola entregou ao secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira dos Santos, um Consolidado da Campanha “Sacola Retornável”. Em seguida, Nivaldo Ferreira entregou aos professores e alunos, diretamente envolvidos no projeto, um kit com sacolas retornáveis. 

Segundo Nivaldo Ferreira, a campanha também acontece nos distritos do município. Em Ipoema, a coordenação é feita pela equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que gerencia o Parque Estadual da Mata do Limoeiro. Já no distrito de Senhora do Carmo, a campanha é realizada pela Escola Estadual Antônio Martins Pereira. Ainda de acordo com o secretário municipal, os resultados serão apresentados em breve à comunidade.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, representantes de entidades do município, servidores públicos, além de alunos e professores das seguintes escolas que participam do Projeto SOS Natureza: Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Municipal José Gomes Vieira, Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Escola Municipal Ester Pereira Guerra, Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Escola Municipal Dona Inês Torres, Escola Municipal Coronel José Batista, Escola Estadual Major Lage, Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio e Apae.


Saiba Mais

No dia 03 de abril, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAA), repassou 600 sacolas retornáveis ao Projeto SOS Natureza para que escolas parceiras contribuíssem na divulgação da Lei Municipal nº 4.281/2009 (regulamentada pelo Decreto 960/2013) que prevê a substituição das sacolas plásticas em Itabira.

Cada escola realizou um trabalho de campo no bairro onde está inserida. Os grupos entrevistaram comerciantes e entregaram as sacolas retornáveis e panfletos informativos sobre a lei. A Apae, por meio de um convênio com a SMMA, celebrou uma parceria com o Instituto Tecendo Itabira. Com isso, 1.200 sacolas retornáveis foram produzidas com tecido de algodão orgânico. Metade delas foram distribuídas aos comerciantes, a outra metade foi repassada para as escolas envolvidas no projeto para que fosse feito um trabalho de conscientização nas comunidades. 

Durante as duas primeiras etapas da campanha as escolas recolheram um grande volume de sacolas plásticas que foi entregue à Itaurb para destiná-las à reciclagem.

Para Nivaldo Ferreira, “a campanha das sacolas retornáveis vem mostrar a todos que existe uma opção sustentável para substituir as sacolinhas plásticas comuns. As sacolas retornáveis são confeccionadas com materiais mais resistentes o que permite à população reaproveitá-las por inúmeras vezes. A campanha para incentivar o uso das sacolas retornáveis continua e muitas ações ainda serão realizadas”.

São parceiros do projeto: Secretaria Municipal de Educação (SME), Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Parque Estadual Mata do Limoeiro, Museu do Tropeiro, Polícia Militar de Meio Ambiente, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) – Memorial Carlos Drummond de Andrade e Secretaria Municipal de Governo (SMG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário