terça-feira, 15 de julho de 2014

Até 17 de julho - Inscrições abertas para curso de especialização oferecido pela UFMG

Voltado para professores e profissionais da educação básica da rede pública de ensino, o curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) será oferecido em Itabira por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Serão selecionados 50 candidatos para o polo no município. O curso é gratuito e as inscrições terminam na próxima quinta-feira (17). 

A especialização tem como principais objetivos a formação continuada de profissionais da rede pública; formação de professores nas temáticas de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais; e elaboração de estratégias pedagógicas frente a fenômenos como sexismo, homofobia e racismo no cotidiano das escolas.

O curso enquadra-se na modalidade semipresencial e terá carga horária de 360 horas, sendo 285 horas a distância e 75 horas presenciais. As aulas começam em agosto e serão encerradas em novembro de 2015. As atividades presenciais acontecerão no Polo de Apoio Presencial de Itabira, no Itec – rua São Paulo, 377, bairro Amazonas. Os dias e horários das aulas serão comunicados posteriormente.

Serão ministradas as seguintes disciplinas: Igualdade e Diferença; Raça e Etnia; Relações de Gênero; Sexualidade; Metodologia de Projetos de Pesquisa e Intervenção. Os alunos serão avaliados em cada módulo por meio de provas objetivas, trabalhos individuais e em grupo. Para ser aprovado, o cursista deve ter pelo menos 75% de presença nas aulas, desempenho de 60% nas atividades realizadas, apresentar e defender presencialmente uma Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.


Inscrições

Podem se inscrever candidatos graduados em curso reconhecido pelo MEC, com disponibilidade para estudar aproximadamente quatro horas por semana durante o período do curso, que tenham familiaridade com o uso de computadores e internet e possam participar dos encontros presenciais.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.gdeufmg.com.br/processo_seletivo. Também é necessário enviar as cópias dos documentos exigidos no edital – disponível no link www.gdeufmg.com.br - para o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG), em Belo Horizonte. 

A seleção dos candidatos será feita por meio da análise das informações curriculares e do texto dissertativo enviados no momento da inscrição online. O resultado será divulgado a partir do dia 21 de julho. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail gde.ufmg@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409-6287 / (31) 3409-6273 (das 13h às 18h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário