Após ser retirado há mais de quatro anos, o cruzeiro, que dá nome ao cemitério localizado no bairro Pará, foi reconstruído e devolvido à população itabirana. A Prefeitura, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Abastecimento e a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), refez e reinstalou o cruzeiro. A nova peça foi colocada na última semana.
O cruzeiro foi construído em madeira do tipo Braúna, cedida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). O galo e o globo original (ornamento feito de metal, que fica em cima do cruzeiro) passou por um processo de restauração. A reinstalação foi feita por uma equipe da Enesa Engenharia SA, a título de parceria.
Em janeiro de 2010, o antigo cruzeiro foi removido pela Prefeitura sob a alegação de que corria risco de desabar sobre os túmulos. Na época, afirmou-se que um novo cruzeiro já estava sendo providenciado. Mesmo desgastada pela ação do tempo e quase destruída por um incêndio ocorrido há várias décadas, a peça de madeira nunca passou por qualquer processo de restauração. A colocação de outro cruzeiro também não foi providenciada.
Em tempo
Em novembro do ano passado, como medida protetiva e para futuro tombamento como patrimônio histórico do município, a Prefeitura providenciou o inventário do Cemitério do Cruzeiro, que tem 150 anos de existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário