Aproximadamente 3.000 m2 de placas de grama, além de mudas de árvores, foram furtadas de diversos pontos ao longo dos 5.800 metros de extensão da Estrada 105. A estimativa foi feita pela Secretaria Municipal de Obras (SMO). A rodovia foi pavimentada e revitalizada pela Prefeitura de Itabira entre março e junho deste ano.
Foram furtadas placas em quatro pontos diferentes da estrada: próximo ao trevo de acesso aos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema; em frente ao acesso à rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Pará; nas margens da estrada, na praça próxima à Vila Amélia e em trechos próximos ao bairro Areão.
O mecânico Antônio Moreira, morador do bairro Campestre que sempre utiliza a via, demonstrou indignação com a depredação da nova Estrada 105: “É um absurdo. A Prefeitura investe, melhora as condições de tráfego e também embeleza as margens com grama, plantas e acontece isso... A atitude de uns poucos sem consciência prejudica toda a população”.
A retirada de plantas que ornamentam praças, parques, margens de rodovias e outras áreas públicas da cidade é considerada crime de depredação ao patrimônio público, previsto no artigo 163, inciso III do Código Penal Brasileiro. Por ser crime qualificado, a pena varia de seis meses a três anos de detenção e multa.
Em tempo
As obras de asfaltamento e recuperação da Estrada 105 foram iniciados no dia 24 de março e a entrega ao município ocorreu menos de três meses depois, no dia 15 de junho. Foram utilizados 4.495 toneladas de asfalto e investidos R$ 4.072.480,48 com recursos próprios da Prefeitura. As obras de revitalização foram as primeiras em 20 anos de existência da 105.
Postagens relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário