sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dengue e febre Chikungunya - Prefeitura promove mutirão para eliminar focos do mosquito transmissor de doenças

A chegada do período chuvoso requer atenção redobrada quanto aos locais que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Neste ano, outra doença transmitida pelo mesmo inseto tem preocupado o país: a febre Chikungunya. Para eliminar os focos do mosquito, a Prefeitura de Itabira realizará mutirões a partir deste sábado (29), começando pelo bairro São Pedro.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica Lumênia de Souza Duarte, os mutirões acontecerão por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Obras, Desenvolvimento Urbano e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). O recolhimento do lixo e objetos inutilizados que possam acumular água será feito entre 8h e 13h. Três caminhões e uma retroescavadeira serão disponibilizados para o transporte dos materiais inservíveis.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado entre 20 e 25 de outubro. Foram pesquisados 1.817 domicílios e os bairros que apresentaram elevado índice de infestação foram: Santa Tereza (20%), Distrito Industrial I e São Pedro (12,05%), Gabiroba I (8,69%), Vila Piedade (8,33%), Baixada Grande (7,69%), Vila São Geraldo (5,26%) e João XXIII (4,76%).
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os Agentes de Combate a Endemias (ACE) intensificaram a visita às residências e empresas localizadas no bairro Santa Tereza desde o início deste mês, quando foi liberado o resultado do último LIRAa. Agora, as ações serão estendidas aos demais bairros que apresentaram grande número de larvas do Aedes aegypti. 

No dia 6 de dezembro, haverá em todo o Brasil o Dia D de combate à dengue e Chikungunya. Neste dia, o mutirão será realizado no bairro João XXIII. No dia 13, será a vez do Gabiroba e no dia 20 de dezembro, acontecerá na Vila Piedade e Vila São Geraldo.
 

Saiba mais

Segundo o Ministério da Saúde, Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, devido à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. A doença é transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti (presente nas áreas urbanas) e Aedes albopictus (presente majoritariamente em áreas rurais). 

Os sintomas dessa doença são semelhantes aos da dengue. A pessoa pode apresentar febre acima de 39ºC, de início repentino; dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer também dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Para evitar a transmissão do vírus,  as pessoas devem reforçar as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são exatamente as mesmas para a prevenção da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário