sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Prevenção - Itabira prepara força-tarefa para Dia D de combate à dengue e Chikungunya

Atendendo a uma convocação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itabira está preparando uma força-tarefa para o próximo sábado (06) – Dia D de mobilização para o combate ao mosquito da dengue e da febre Chikungunya. As ações para o dia – e para os meses de dezembro e janeiro – foram apresentadas pelo prefeito Damon Lázaro de Sena e pelo secretário municipal de Saúde Reynaldo Damasceno Gonçalves na terça-feira (2), durante a reunião quinzenal do Comitê de Combate à Dengue.

Os esforços serão concentrados no bairro João XXIII, onde o índice médio de infestação é de 4,76% segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) realizado em outubro. O índice tolerável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.  

De acordo com Reynaldo Damasceno, a situação em Itabira é alarmante. O último Liraa apontou um índice de infestação de 1,8% no município, um dos maiores para o período, desde que o município começou a fazer o levantamento. “A situação é grave, mas devemos levar em conta que, por determinação do próprio Ministério da Saúde, o Liraa foi realizado fora do período, o que contribuiu para que o resultado fosse maior”, disse. Nos anos anteriores, o Liraa foi realizado sempre entre o final de setembro e o início de outubro. Este ano, por causa das eleições, ele foi realizado, na maioria dos municípios, entre o final de outubro e o início de novembro. “Isso afetou o resultado. Neste período as chuvas já haviam começado, formando o ambiente propício para a proliferação do mosquito”, explicou.

O mesmo fenômeno pode ter ocorrido em municípios como Ipatinga, Governador Valadares e João Monlevade, que fizeram o Liraa na mesma época que Itabira e registraram índices mais altos do que em outros anos. 

A preocupação de Reynaldo Damasceno é resguardar o município de uma possível epidemia. “O mosquito está mais perigoso. Ele agora também transmite a febre Chikungunya, que se apresenta com os mesmos sintomas da dengue, acrescidos de dores articulares, mas é mais agressivo e pode levar à falência múltipla dos órgãos. Todos devem redobrar a atenção e o cuidado para evitar a proliferação do mosquito”. 

Conforme os resultados do Liraa, 10 bairros apresentaram índices superiores a 4% que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, representa risco de surto. São eles Santa Tereza (20%), Distrito Industrial I e São Pedro (12,05%), Jardim Gabiroba (8,69%), Vila Piedade (8,33%), Baixada Grande (7,69%), Vila São Geraldo (5,26%), João XXIII (4,76%), Eldorado (4,54%) e Novo Amazonas (4,26%).

De acordo com o Liraa, 37,5% dos focos foram encontrados em armazenamentos de água; 28,1% em depósitos domiciliares e 18,1% no lixo. “Tornamos a fazer o chamamento à população para fazer a parte dela. O trabalho do poder público sozinho não é suficiente. As pessoas têm que nos ajudar, se conscientizar e abraçar esta causa junto com a gente. Combater a dengue e a febre Chikungunya é tarefa a ser feita em conjunto”, esclareceu Reynaldo Damasceno. 

Nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, segundo Reynaldo Damasceno, não foi realizado o Liraa, mas agentes de combate a endemias localizaram focos do mosquito Aedes aegypti. “Nos dois distritos a situação está tranquila, não representa grande risco e nem alarme. Isso não quer dizer que os moradores dos distritos podem se descuidar. Eles devem ficar atentos e manter o cuidado que têm tido para que a situação permaneça tranquila”, aconselhou o secretário.


Até o fim do ano, Saúde fará quatro mutirões de limpeza

A Secretaria de Saúde já começou a realizar mutirões de limpeza nos bairros que apresentaram os maiores índices de infestação. O primeiro a receber a força-tarefa da limpeza foi o São Pedro. No dia 29, a Prefeitura conseguiu recolher, no bairro, três caminhões de inservíveis. Outros três mutirões já estão agendados no João XXIII (06/12), Gabiroba (13/12) e Vila Piedade e Vila São Geraldo (20/12). Várias secretarias municipais e a Itaurb estão envolvidas nos mutirões. Agentes de endemias já fizeram tratamento focal nos bairros Santa e Distrito Industrial.

Além dos mutirões, em parceria com a Secretaria de Educação, a Saúde irá distribuir um jogo educativo que orienta sobre os cuidados de prevenção da dengue para estudantes da rede municipal. Outra ação é o treinamento de todos os médicos da rede pública para diagnóstico e ação imediata em casos suspeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário