sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Unidade de conservação ambiental - Parque Estadual Mata do Limoeiro é aberto oficialmente para visitação

 
Na tarde de quinta-feira (4), o Parque Estadual Mata do Limoeiro foi aberto oficialmente para visitação pública. A sede administrativa do parque funciona na antiga escola Ipocarmo, local cedido pela Prefeitura de Itabira em outubro do ano passado. Agora, a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) possui uma portaria de acesso construída pela mineradora Vale. 

Participaram da solenidade que marcou a abertura do parque o prefeito de Itabira Damon Lázaro de Sena, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Alceu José Torres Marques, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) Roberto Ricardo Vizentin, o diretor de Ferrosos da Região Sudeste/ Vale Antônio Daher Padovezi, o diretor-geral do IEF Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, o diretor de Áreas Protegidas do IEF Henri Dubois Collet, o prefeito de Bom Jesus do Amparo Pedro dos Santos Moreira, o tenente do 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente Márcio Sebastião Carvalho, a promotora de Justiça Giuliana Talamoni Fonoff e o gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro Alex Luiz Amaral Oliveira. 

Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Martins da Costa, Geraldo Magela Pena Torres, Sueliton Cordeiro Souza e José Mauro de Oliveira; secretários municipais; alunos, professores e funcionários das escolas de Ipoema e Senhora do Carmo; funcionários da Vale e do IEF e vereadores de Bom Jesus do Amparo.

Durante o evento, houve a assinatura do protocolo de intenções entre o IEF e o ICM-Bio que visa o compartilhamento de experiências em gestão de unidade de conservação; assinatura da Portaria IEF 163/2014 que institui normas para a visitação no Parque Estadual Mata do Limoeiro; e entrega do Plano de Manejo do parque, elaborado pela Vale, ao IEF. Ao final, as autoridades descerraram a placa de inauguração do local e acompanharam a apresentação do grupo Meninos de Minas.

Neste ano, o Parque Estadual Mata do Limoeiro promoveu um concurso de redação para comemorar os três anos de criação da unidade ambiental. O vencedor foi o aluno da Escola Municipal Dona Maria Elias, Ítalo Barbosa, que fez a leitura do texto em braile durante a solenidade.

“Essa unidade de conservação demonstra que Itabira trabalha a conscientização das pessoas quanto à necessidade de se ter um meio ambiente equilibrado. No município onde temos a exploração do minério de ferro, que é essencial para a vida do ser humano, fazemos em contrapartida a preservação dessa área e estamos construindo um futuro melhor para todos. A parceria entre Estado, Município, Vale, ICM-Bio e outros parceiros demonstra que estamos voltados para a preservação do meio ambiente”, afirmou Damon Lázaro de Sena.

Aluno Ítalo Barbosa fez leitura em braile (Foto/Ascom Ita)
“Faço um convite à população de Itabira e região para que vejam a grandiosidade dessa área. Exemplos como este de uma sintonia perfeita entre a Prefeitura, Estado e empresas valem mais do que mil palavras. Esperamos que essa área esteja disponível para as pessoas conhecerem, frequentarem, descansarem, relaxarem e estudarem. O parque é do povo. A parceria entre empreendedores e órgãos públicos deve ser cada vez mais estreita”, ressaltou Alceu Marques.

Antônio Padovezi falou sobre as ações desenvolvidas pela Vale para minimizar o impacto da atividade minerária, por meio de parcerias com o poder público e as comunidades onde a empresa atua. Bertholdino Júnior comentou que, neste ano, três unidades de conservação foram abertas à visitação e as comunidades acabam se tornando parceiras do IEF ao conhecerem esses espaços.

Alex Oliveira destacou o apoio das instituições parceiras, entre elas a Prefeitura de Itabira, nos projetos do Parque Estadual Mata do Limoeiro. “A Prefeitura oferece um apoio fundamental ao ceder o espaço para que possamos trabalhar e desenvolver nossos projetos. Nosso maior objetivo é que o parque seja para a comunidade: a partir do momento em que ele se abre, a comunidade entende os objetivos que levaram à sua criação e se envolve com as ações realizadas no local”, concluiu.


Saiba mais

Criado em março de 2011, o Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.005,50 hectares e preserva espécies da fauna e da flora característicos da Mata Atlântica. É a única unidade de conservação do poder estadual localizado na região de Itabira. Entre os atrativos do local, destacam-se o viveiro de mudas, as cachoeiras das Três Quedas, do Paredão, do Gabriel, Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário