sábado, 14 de fevereiro de 2015

CERESP/Itabira - Vereador quer firmar convênio para ampliar a infraestrutura da administração penitenciária

Sueliton encaminha a indicação ao executivo, visando melhorias em favor dos detentos
 
Presídio de Itabira (Foto/Tatiana Santos/DeFato)
O Vereador Sueliton Cordeiro de Souza [PROS] pretende firmar um convenio por meio de indicação que foi apresentada na tarde terça - feira [03], na câmara de vereadores, que foi aprovado pelos parlamentares da casa e enviado ao Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], para que o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional [CERESP], do 49º Presídio de Itabira [PRITR], possa ser ampliado para  dar o suporte aos detentos, obtendo as melhores condições com a total infraestrutura de qualidade oferecida aos presidiários que se encontram em cumprimento de sua pena.
 
Vereador Sueliton  de Souza (Foto/Heitor Bragança/Facebook "Diário de Bordo"/Arquivo)
Desde 2013 Sueliton de Souza vem conversando com os demais diretores deste conceituado presídio e com o Damon de Sena, em seu primeiro ano de sua gestão, sobre a possibilidade de um convenio, visando ampliações e melhorias na infraestrutura desta conceituada casa de detenção, sabendo que a administração penitenciaria é de total responsabilidade do governo do estado.

De acordo com o Sueliton de Souza, essa possiblidade de uma parceria do estado juntamente com o município, surgiu por meio de uma discussão no plenário, através de uma indicação sugerida por ele, garantindo melhorias nas condições de vida aos demais detentos que se encontram abrigados no presídio, para que eles possam ter ocupação na vida profissional, mesmo cumprindo pena e saindo com o dever cumprido com a lei, de forma consciente com a total dignidade em sua nova fase de vida, e ao mesmo tempo gerando uma nova oportunidade para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. “Mas, a gente tem essa preocupação, e inclusive foi até discutido nesta semana depois de indicação que eu sugeri deturbou um pouco a mensagem, e os pedidos que nós fizemos. E qual que era o pedido? Não é o aumento de celas, nós não pedimos isso! Nós não queremos que não acabe com as celas novas”, garantiu.
Ainda de acordo com o Sueliton de Souza, ele sugere modificações no aumento das salas de aula para abrigar adequadamente os detentos em seus estudos, perante o dever aplicado pelos profissionais da educação, e sendo inseridos no projeto Educação de Jovens e Adultos [EJA], no ensino médio á distância, com direito a cursos profissionalizantes, que são uma das prioridades que tem que ser tomadas de forma cabível, mantendo as instalações nas dependências destes setores administrativos do presídio. E ainda ele sugere também uma parceria pública privada [PPP], para que os detentos tenham as suas mentes ocupadas com trabalhos artesanais, gerando produtos manufaturados, durante o cumprimento de sua pena. Do qual estes pedidos foram solicitados, no decorrer do início de sua gestão em 2013. “Mas, é uma reestruturação na parte administrativa do presídio, com o aumento de salas para que os detentos tenham acesso ao EJA, garantindo os seus estudos para obter cursos profissionalizantes, e inclusive o CERESP já vai começar a fazer isso através dos nossos pedidos que foram solicitados desde 2013, por meio de parceria pública privada, para a criação de produtos manufaturados, garantindo que os detentos possam cumprir a pena trabalhando, e mantendo a redução de seu cumprimento de sua sentença. E qual que é o objetivo da reclusão? Para que os detentos saiam do presídio totalmente restaurado, ou seja, nós vamos fazer com eles que estão lá dentro, tenha outra oportunidade de sair ressocializado, essa é a nossa questão”, sugeriu.
Segundo o Sueliton de Souza, ele ainda sugere que os diretores da administração do CERESP, instale a unidade do Programa de Saúde da Família [PSF], com tratamento médico, odontológico e psicológico, nas dependências do presídio, garantindo o melhor atendimento e acessibilidade aos detentos. Assim, evitando o transporte e o deslocamento deles para a unidade do PSF do bairro Barreiro, que ficam nas mesmas localidades, garantindo a segurança dos moradores desta região, que usufruem deste serviço público, evitando ameaças e represálias por parte dos demais detentos que frequentam a unidade de saúde no local. E ainda ele solicitou que seja criada uma área adequada com a total cobertura para os demais visitantes do presídio, evitando que os detentos recebam as visitas de seus parentes e familiares debaixo de sol e chuva. Garantindo condições seguras com a total infraestrutura de qualidade para os detentos, juntamente com os seus demais visitantes. “E pedimos também que fizesse uma estrutura para um PSF lá dentro, por que hoje eles utilizam o PSF do Barreiro, e por questão segurança é ruim o detento ir para lá, e as pessoas ficam com medo de represálias, e lá dentro do presídio tem espaço para isso, e vamos criar uma sala para que o PSF possa ir até o presídio e atender os detentos. Eu também solicitei que seja criado uma área de cobertura para as visitas dos detentos, por exemplo: eles ficam no sol e na chuva? E não tem o lugar adequado pra aquilo? E o pessoal pode até pensar: poxa vida! Dar boa vida pra detento? Não é! E o respeito às famílias dos detentos”, acrescentou.
Ainda o Sueliton Souza concluiu que tem empresários interessados, a participar do projeto de viabilização da restruturação da administração penitenciária, voltada para os detentos, para que eles reeduquem na sociedade, de forma digna.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário