quinta-feira, 30 de julho de 2015

Diversificação Econômica - Interassociação realiza o ‘1º Congresso das Entidades Comunitárias de Itabira’

Após duas semanas de afastamento – ‘Marmita’ reaparece no evento representando o Damon  
Vice – presidente da Interassociação, José Romão de Andrade, e presidente da Interassociação, Rosimary Álvares de Souza “Rosinha”, e Secretário de Governo, Érmiton Machado Gomes “Marmita”, vereador e presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza [PSB], e  o presidente pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso [CMS], Isaias Marceneiro Marques (Foto/Rozenilda Alves)  

Depois que o radialista e advogado, Heitor Bragança Lemos teve a sua nomeação decretada e publicada no diário oficial do município como Secretário Adjunto de Governo em seu segundo escalão, e também diretor da TV Cultura de Itabira, desde o dia 14 de abril deste ano, há cerca de três meses na pasta composta no Poder Público Municipal [PPP], sendo nomeado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV]. E em seguida, Damon Sena nomeou e decretou novamente no diário oficial município o Heitor Bragança como Secretário de Governo e ordem pública [SMGOP], interinamente, desde o dia 14 de Julho deste mês, após estas duas pastas serem fundidas pela quarta vez, desde terça – feira [23], de junho, sendo pela primeira vez que acontece na história da política de Itabira, após o Damon Sena ter anunciado a reforma administrativa em sua entrevista coletiva em que ele concedeu há cerca de três meses, anunciando a redução de gastos devido à crise mundial e a queda do preço do minério que se encontra em baixa.
Heitor Bragança permaneceu na pasta, há duas semanas, durante a licença do Secretário de Governo, Érmiton Machado Gomes “Marmita”, que representou o Damon Sena, em sua primeira aparição no auditório do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [Metabase], durante o “1º Congresso das Entidades Comunitárias de Itabira” que aconteceu na manhã deste sábado [25], do qual o evento foi promovido pela presidente da Interassociação - Centro de Referência das Entidades Comunitárias de Itabira [ICRECI], Rosimary Álvares de Souza “Rosinha”, para debater a Diversificação Econômica da cidade, do qual o evento contou com o vice – presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [Acita], e coordenador do Fórum Permanente de
Eugênio Muller (Foto/Rozenilda Alves)
Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação [FPDSI], Eugênio Andrade Muller, para realizar a palestra sobre este assunto que vem repercutindo na cidade devido à crise mundial e a queda do preço do minério, da qual a Vale e as suas demais empresas contratadas e prestadoras de serviços vem demitindo cada vez mais assustadoramente, e impossibilitando geração de emprego e renda na cidade, causando a queda no comércio local.
No início da abertura da cerimonia do ‘1º Congresso das Entidades Comunitárias de Itabira’, a mesa foi composta pelo Érmiton “Marmita”, Rosinha, vereador e presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza [PSB], vice – presidente da Interassociação, José Romão de Andrade e também pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso [CMS], Isaias Marceneiro Marques. Em seu discurso na abertura do evento, Rosinha falou com muita emoção ao realizar o evento voltado para a discussão e debate sobre diversificação econômica da nossa cidade, desejando agradecendo a presença de todos os convidados que estiveram presentes no congresso que foi promovido pela interassociação numa ação de parceria entre Acita/Funcesi/Metabase. E ainda “Rosinha” afirmou que vai buscar caminhos diferentes para continuar debatendo sobre a questão econômica do nosso município, trazendo soluções para a implantação de grandes indústrias, para que a cidade não fique dependente da Vale. 

'Rosinha' ainda aproveitou o momento de seu discurso na abertura do congresso e anunciou mais cursos de capacitação para líderes comunitários que vão surgir pela frente. ”É com grande prazer que estamos aqui para mais um congresso da Interassociação. E esperamos que todos tirem todos os proveitos que vai ser apresentados aqui [no auditório], sendo que o nosso problema hoje é o conhecimento do estatuto. E eu já ajudei em diversos cursos de capacitação, e teremos mais cursos ainda pela frente para capacitar os demais líderes comunitários. E teremos mais esclarecimentos sobre o estatuto e sobre a diversificação econômica da nossa cidade, do qual nós estamos passando pro esse processo devido à crise mundial e com a queda do preço do minério. E juntos vamos tentar buscar um novo caminho para o futuro de Itabira”, destacou.
Paulo Soares aproveitou o seu discurso e reiterou a fala da Rosinha, sobre a importância das ações em que a entidade vem proporcionando cada vez mais para o crescimento da nossa cidade, buscando soluções para fazer a diferença nas discussões sobre a diversificação econômica do município. “Mas, a importância do trabalho da interassociação é de promover um debate sobre a diversificação econômica de nosso município, atendendo por quem a gente vive um momento de uma crise profunda, e eu sempre tenho falado e pensado comigo que às vezes a gente cresce com liderança, juntamente com líderes comunitários estando à frente de uma entidade ou de uma instituição. E muitas vezes a gente cobra de nós mesmos, e se não fosse isso, a situação teria sido bem pessoal”, reiterou.
Em seu discurso, Érmiton “Marmita” aproveitou para agradecer a todos que estiveram presentes no evento. E ainda Érmiton “Marmita” elogiou a Rosinha, dizendo que ela é uma mulher muito guerreira e batalhadora, nas ações na qual ela desenvolve em prol da população itabirana, por meio de seus líderes comunitários que se encontram lotados nas demais associações de diversos bairros da cidade. E o Érmiton “Marmita” ainda aproveitou o seu discurso para justificar a ausência do Damon Sena, devido ao motivo de estar com o compromisso agendado no mesmo dia em que aconteceu este evento.
Érmiton “Marmita” ainda falou sobre a discussão da implantação do parque tecnológico que foi apresentado engenheiro Kleber Guerra, durante a reunião ordinária no plenário da Câmara Municipal de Itabira [CMI], e no auditório da ACITA, na terça - feira [30], de junho do mês passado, sendo que o projeto do Parque Científico Tecnológico, surgiu da ideia do ex-gerente geral da Companhia Vale do Rio Doce S.A [CVRD], denominado “Vale”, Gustavo Penner, durante final da década de 90, antes de ser transferido para Vitória - ES, sendo acusado de ser o mandante da tortura dos garimpeiros que invadiram a área da vale, entrando pelo Girau, entre a localidade de Santa Maria de Itabira, deixando os garimpeiros pelados e sem roupa andando nas margens da Br, daquela localidade, em fevereiro de 1999, durante o feriado de carnaval daquele ano, sendo que a ex – vereadora, Maria José Pandolfi [PTN], presidiu a Comissão Parlamentar do Inquérito [CPI], conhecido como a “CPI da Tortura”, durante seu terceiro mandato, na gestão 1997/2000. E ainda Érmiton “Marmita” quer que o projeto do parque científico tecnológico seja instalado na cidade para que o município não fique dependente da vale por toda a vida, quebrando o protocolo. “E estamos discutindo essa questão que já é constante no governo dele [Damon Sena], referente ao parque tecnológico que é um dos temas que estamos adotando, que surgiu de iniciativa dele, do qual o projeto ficou engavetado por longos anos, sem ser apresentado para a comunidade, devido a esta demanda que está sendo discutida com o Apac, sobre a área determinada do projeto do parque tecnológico, sendo anexo da UNIFEI. E em nome do governo do Damon Sena, eu reafirmo o compromisso da diversificação econômica, através de parque tecnológico, para atrações de grandes indústrias. E alguma coisa que a gente consiga sair fora desse vinculo direto com a mineração. E seja na área da saúde, educação, universidade, ou seja, na área de novos projetos. E prefeitura está de portas abertas para receber”, concluiu.
Após a cerimônia de abertura do “1º Congresso das Entidades Comunitárias de Itabira”, Eugenio Muller apresentou em sua palestra o projeto do parque tecnológico que será implantado nas proximidades do campus da Universidade Federal de Itajubá [UNIFEI/Itabira], do qual este projeto que será implantado no local que seria instalado a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Itabira [APAC], situada no bairro Candidópolis entre o posto agropecuário, aonde rendeu protesto contra a instalação da unidade prisional por parte dos demais moradores daquela localidade. E a segunda palestra contou com o Diretor de Comunicação da Acita, e atual diretor de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Fundação Comunitária Superior de Ensino de Itabira [Funcesi], José Carlos Fernandes Lima, que discutiu sobre entidades e associações comunitárias. E ainda José Carlos ensinou a criar e elaborar o estatuto, para o uso de sua mesa diretoria, durante o decorrer das ações na entidade, em favor de sua gestão na instituição.
Diversificação Econômica retorna a ser discutido pelo município depois de 14 anos  
O início sobre a discussão da Diversificação Econômica do nosso município aconteceu durante o mandato do ex-prefeito José Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988, do qual ele construiu o primeiro Centro do Distrito Industrial [CDI], aonde foi instalada a extinta fábrica do “Café Vale do Aço”, que foi a única fabrica da região que possuía o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria do Café [ABIC], sendo uma das primeiras e grandes empresas a ser instalada no complexo do distrito industrial, com a inclusão de várias empresas que se instalaram no complexo daquele ano. E durante o mandato do ex – prefeito Luiz Menezes [PPS], na gestão 1989/1992, a discussão sobre a diversificação econômica ficou totalmente paralisada por quatro anos, juntamente com a obra na Rua Cromita, que também ficou paralisada, da qual se encontrava em fase do inicio da construção, abrigando as futuras instalações do “Distrito Industrial II”, sendo conhecida como “obra fantasma”, sendo localizado no complexo daquele local, da qual a obra ficou ainda mais conhecida e apelidada pela imprensa local [Jornal “O Cometa Itabirano”] como “elefante branco”, daquele ano.
Durante o mandato do ex- prefeito Olímpio Pires Guerra “Lí” [PDT], na gestão 1993/1996, “In Memoriam”. “Lí” deu o reinicio na discussão sobre a diversificação econômica da cidade, e concluiu a obra da Rua Cromita, permitindo abertura de mais vias, possibilitando as instalações do futuro “Distrito Industrial II”, que se encontra inaugurado desde 1993, há 22 anos, do qual o seu governo foi o grande marco histórico, através de ações voltadas para o crescimento econômico do município, por meio de ação de parceria conjunta entre as entidades voltadas para a comunidade. E no mandato do ex-prefeito Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT], na gestão 1996/1998, as empresas desapareceram do complexo, por motivo da falta de apoio sequer aos empresários que instalaram as suas empresas para permanecer no município, impossibilitando crescimento econômico da cidade. E ainda na gestão do Jackson Tavares, a cidade perdeu a fábrica de motores da BMW, e também a fábrica de amortecedores Magneti Marelli Cofap [COFAP], que deixaram de se instalar no complexo da cidade, impossibilitando a geração de emprego e renda para o município. E com ex - prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB], na gestão 2001/2004, não houve discussão nenhuma sequer sobre a diversificação econômica do município, voltada para atrair indústrias de grande porte para o Distrito Industrial I e II, havendo as instalações do campus da Universidade Presidente Antônio Carlos [UNIPAC/Itabira], por meio de sua iniciativa privada, da qual a instituição que se instalou na cidade após compra do extinto Hotel Pousada dos Pinheiros, no valor de algo em torno de R$ 1,8 Milhão, nas mãos do empresário Nilton Caldas Drummond “Lôro”, que atualmente é proprietário do hotel e lanternagem Drummond, e também proprietário da empresa Drummond Resgate.  E a UNIPAC/Itabira se encontra atualmente extinta, depois de ser desativada por três anos.       
Já no mandato do ex – prefeito João Izael Querino Coelho [PSL], nas gestões 2005/2008 e 2009/2012, a discussão se reiniciou novamente sobre a implantação do campus da Universidade Federal de Itajubá [UNIFEI], do qual o seu primeiro complexo já se encontra em atividade. E no governo do Damon Sena os prédios que integram o complexo do campus da UNIFEI, que estão em obras, continuam em andamento, sendo que as instalações do complexo desta instituição deram o início no final do primeiro mandato do governo do João Izael. E no período eleitoral do ano de 2012 em que o Damon Sena disputou a sua candidatura a prefeito na terceira via. Damon Sena veio com a proposta de implantação do 3º Distrito Industrial que será instalado entre as margens do município de Santa Maria de Itabira e do bairro Pedreira do Instituto, do qual este projeto de implantação da unidade se encontra sobre a responsabilidade do vice – prefeito e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB]. E ainda Reginaldo Calixto aproveitou a entrevista coletiva que aconteceu na tarde de segunda – feira [30], de abril deste ano, para prestar todos os devidos esclarecimentos sobre o incêndio que foi causado no centro de triagem da Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], localizado na Rua Ormindo Dias Lage [Rua Cinco], no bairro Bela Vista, fazendo a divisa com a região do Nova Vista, onde é conhecido como ponto do tráfico de entorpecentes, do qual o incêndio aconteceu durante a tarde de domingo [29], de abril, naquele local.
Reginaldo Calixto ainda anunciou a implantação do 3º Distrito Industrial, afirmando que assim que unidade for concretizada naquela localidade, o centro de triagem será transferido para o local, sendo uma das primeiras empresas que vai para o lote do distrito, juntamente com as demais empresas incubadoras que estão incluídas no pacote, numa ação de parceria entre o Conselheiro Fiscal Suplente da Acita e gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itabira [INOVATEC], Márcio Antônio Labruna, e com o presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia Matos, e do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais [SEBRAE-MG], para a viabilização e implantação de empresas que serão instaladas nesse novo distrito que está em fase de processo de construção naquela localidade.  

Notícias Relacionadas:


INTERINAMENTE - Heitor Bragança assume Secretaria de Governo 

ENTREVISTA RONARA REIS - 2015 será um ano difícil

Itaurb – Prefeito vai reconstruir o centro de triagem, e esclarece os fatos que causaram o incêndio da unidade que corresponde a autarquia 

Sem concorrência na disputa – Marco Aurélio e Eugenio Muller são reeleitos por mais dois anos na Acita  

Deputado Nozinho e Acita se reúnem com Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico

Fórum Permanente – Acita e Unifei apresentam o ‘Projeto Parque Científico Tecnológico’ na Câmara e na Acita nesta terça – feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário