quinta-feira, 30 de julho de 2015

Metabase move ação coletiva para pagamento retroativo de horas in itinere


O Sindicato Metabase de Itabira e Região se prepara para mover uma ação coletiva para cobrar da Vale na justiça o pagamento retroativo de horas in intinere para todos os trabalhadores que têm direito ao adicional. A notícia foi dada esta semana aos trabalhadores pelo presidente da entidade, Paulo Soares de Souza e também impressa no boletim periódico distribuído pelo sindicato à categoria.

A ação coletiva para o pagamento do retroativo será movida depois de uma fiscalização do Ministério do Trabalho dentro das Minas Cauê, Conceição e Periquito em Itabira comprovar o que a justiça já vinha reconhecendo e obrigou a Vale a firmar o compromisso de pagar para todos os empregados destas minas, cujas jornadas se encerram às 0h ou se iniciam às 5h45min, o adicional de horas in itinere. O empregado terá de receber como extra o equivalente a 20 minutos a título de horas extras in itinere para cada deslocamento.

De acordo com as informações repassadas pelo sindicato, os demais empregados cujo inicio e termino da jornada não coincidem com os horários informados não receberão o adicional, vez que a fiscalização do Ministério do Trabalho entendeu que nos demais horários existe transporte público capaz de realizar o deslocamento do empregado caso ele não utilize a condução fornecida pela empresa. 

O pagamento será realizado para todos os empregados a partir de agosto e a empresa deverá informar o nome de todos os trabalhadores contemplados ao Ministério do Trabalho. “Essa ação coletiva é mais uma luta do Metabase para garantir o direito dos trabalhadores. Nos entendemos que a Vale tem obrigação de pagar todos os dias retroativos das horas in intinere que os trabalhadores têm direito e não apenas a partir do mês de agosto. Por isso estamos convocando todos os trabalhadores que têm direito de receber estes pagamentos para procurar o sindicato e se informarem do que é preciso fazer para entrar com a ação na justiça. Essa será mais uma luta de todos e esperamos que os trabalhadores saiam vitoriosos”, defendeu Paulo Soares. 
 
Saiba Mais- Para receber os retroativos dos últimos 5 anos das horas in itinere o Sindicato Metabase já preparou uma ação coletiva. Quem tem direito é todo o empregado que receber o adicional de horas in itinere a partir do mês de agosto. Para participar basta entrar em contato com o Sindicato (3831-5521) e informar o nome e a matricula.

Horas in itinere -  Horas in itinere é o tempo gasto pelo empregado no deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa dentro de uma condução fornecida gratuitamente pela empresa para o local de trabalho de difícil acesso ou não servido de transporte publico regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário