terça-feira, 25 de agosto de 2015

Crise nos municípios - Prefeitos de Itabira e região participam de protesto na BR-381

 
Representantes das cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) participaram de um protesto na BR-381 na manhã de segunda-feira (24). A ação fez parte do movimento “Crise nos municípios: Prefeituras de Minas param por você”, organizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, esteve no local acompanhado por secretários municipais e servidores públicos.
 
A queda nos repasses de recursos aos municípios, a desigualdade na divisão da arrecadação de impostos e convênios e o aumento das responsabilidades das prefeituras foram alguns pontos destacados durante a manifestação. Os participantes levaram faixas e distribuíram panfletos aos motoristas que trafegavam pelo local. 
 
“O movimento promove a conscientização da população, dos governos estadual e federal sobre o Pacto Federativo: há décadas, ocorre a distribuição irregular das arrecadações. Os municípios estão sofrendo perante a crise e os recursos ficam com o governo federal. Hoje estamos nessa campanha para que se discuta com mais propriedade esse Pacto Federativo. Os governos anteriores nunca priorizaram os municípios na execução das ações que eles mesmos determinam para as cidades”, comentou Damon Lázaro de Sena.

De acordo com a AMM, 578 prefeituras mineiras (aproximadamente 68% das cidades) aderiram à manifestação. Em Itabira, foi decretado ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Direta, fundação e autarquias municipais. Os serviços essenciais funcionaram normalmente, como os setores ligados à saúde, educação e coleta de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário