As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015, entre o Sindicato Metabase de Itabira e Região e a Vale começam no próximo dia 23 em Belo Horizonte. O encontro será a primeira rodada de negociação entre a Vale e a Unidade Sindical, grupo formado por quatro sindicatos que compõem a sua base. Para o presidente do Metabase de Itabira, Paulo Soares de Souza a mineradora tem “plenas condições de atender as reivindicações feitas pelos trabalhadores”.
A Vale recebeu no final do mês passado a pauta de reivindicações do ACT 2015, que este ano pede um aumento salarial de 5% de ganho real mais o percentual da inflação do período, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, outra reivindicação é o aumento do cartão alimentação. O Metabase está cobrando um repasse de R$ 1.067,82, contra os R$ 620,00 que é pago por este benefício.
De acordo com o presidente do Metabase, a Vale não pode usar a crise econômica para negar o aumento salarial aos trabalhadores. “A nossa pauta é muito humilde, a Vale tem plenas condições de atender todas as nossas reivindicações, não existe exageros na pauta. Nós já enfrentamos amargas demissões nos últimos meses e os nossos trabalhadores não merecem a desvalorização. A Vale não pode citar a crise econômica para negar as nossas reivindicações, não é momento de virar as costas para os trabalhadores. Estamos abertos para negociar com a empresa, com a firmeza de defender o direito de todos”, declarou Paulo Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário