Itabira está entre as cidades que participarão da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O evento bienal organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por intermédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), vai abordar o tema “Cidades, Regiões e Patrimônio”. No município, as atividades acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro e serão promovidas pela Prefeitura e Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).
A importância do patrimônio cultural é destacada em ações simultâneas em todo o estado, como palestras, seminários, exposições e oficinas. Um dos objetivos da jornada é incentivar o poder público e a sociedade a preservarem a história dos bens culturais. Segundo o Iepha/MG, mais de 500 municípios mineiros estão promovendo ações de preservação e promoção do patrimônio cultural nos meses de agosto e setembro.
A diretora de Patrimônio Histórico e Cultural (setor vinculado à SMDU), Gláucia Emiliana Oliveira Araújo, explicou que as atividades em Itabira aconteceriam inicialmente nesta quinta (17) e sexta-feira (18), conforme divulgado no portal do governo estadual sobre a jornada. Entretanto, houve mudanças na agenda dos palestrantes: por isso, foi necessário reprogramar as atividades e elas acontecerão em nova data.
Gláucia Araújo acrescentou que, na quinta-feira (24), haverá os seguintes eventos: mesa redonda “Falando nisso... Conversa sobre o patrimônio cultural” e contação de histórias durante a “Noite da lamparina”. Na sexta-feira (25), acontecerá a palestra “No meio do caminho tinha... Itabira”. Os horários e locais dos eventos serão confirmados na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário