sábado, 31 de outubro de 2015

14ª Semana Drummondiana – “Quem tem medo de falar em público?” Edmilson Caminha desafia os participantes da oficina de Workshop

Com muita dificuldade – “Kiki” supera todas as barreiras ao participar da oficina da Casa de Drummond

Edmílson Caminha ministra workshop, e a "Kiki" quebra todos os paradigmas para superar todos os obstáculos (Foto/Acom Fccda/Arquivo/Divulgação)
O professor, jornalista, escritor e consultor da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], Edmílson Caminha, que ministrou na tarde desta sexta – feira [30], o Workshop com tema “Quem tem medo de falar em público?”, que foi realizado na Casa de Drummond, da qual a faz parte da programação da “14ª Semana Drummondiana”, que aconteceu durante o feriado nacional do “Dia do Servidor Público”, nas vésperas da comemoração do 113º aniversário de nascimento de Drummond, juntamente com o dia nacional da poesia, que serão comemorados durante a solenidade que vai acontece hoje, no teatro da Fundação Cultural, por meio do decreto que foi assinado pelo ministro da cultura, Juca Ferreira, o artigo da “lei federal nº 13.131 que institui o Dia Nacional da Poesia a ser celebrado, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade”, de autoria do senador Álvaro Fernandes Dias [PSDB-PR], sendo que este projeto foi instituído ao primeiro “Dia Nacional da Poesia”, através da lei de incentivo a cultura, sendo que a lei federal foi sancionada e decretada pela presidente da república, Dilma Roussef [PT], garantindo o reconhecimento das duas datas comemorativas da cidade, unindo ao útil ao agradável, do qual a solenidade das duas datas comemorativas que serão comemoradas hoje ás 16:00 Hs, contando com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Osvaldo. E o deputado federal, Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes [PT], que participaria desta solenidade que acontece hoje, preferiu cancelar esta agenda devido a outro compromisso.
 
No início da apresentação da oficina de Workshop, que foi ministrado pelo Edmílson Caminha, com este tema muito importante paras os participantes que se inscreveram durante o decorrer desta semana, desde estudantes, professores, profissionais das relações humanas e da comunicação, que convive no dia a dia em suas atividades nas escolas, eventos cerimoniais nas entidades e repartições públicas e privadas, e incluindo autarquias que integram o Poder Público Municipal [PPM], passando por grande dificuldade e sofrimento para falar em público é capacidade que se aperfeiçoa com prática e experiência. E no decorrer de sua apresentação na oficina de Workshop, Edmílson Caminha ensinou várias técnicas para vencer o nervosismo, a insegurança e o medo de se falar em público. E ainda, Edmilson Caminha esclareceu todas as dúvidas que foram tiradas pelo público participante, que fizeram todas as suas perguntas relacionadas às técnicas de se comunicar melhor com o público, sem agir com nervosismo, mantendo a total calma e a paciência ao se apresentar em público desde apresentação de trabalhos escolares a eventos cerimonias, aonde envolve a comunicação, durante o decorrer de sua apresentação na oficina de Workshop.
Durante a sua apresentação na oficina de workshop, Edmílson Caminha falou muito de suas experiências pessoais e profissionais em sua carreira jornalística do rádio a televisão, aos participantes que estiveram presente na Casa de Drummond, incentivando a falar em público sem medo de ser feliz, ganhando a coragem de dizer cara a cara com público, ao fazer o pronunciamento da leitura publicamente, do qual as atividades na oficina de Workshop, que aconteceu na Casa de Drummond que durou cerca de três horas, na tarde desta sexta – feira. E ainda Edmílson Caminha ainda mandou cada um dos participantes da oficina de workshop fazer a leitura dos textos contidos na apostila que foram entregues a cada um deles para o acompanhamento das atividades que aconteceram durante a sua apresentação na Casa de Drummond, para que o Edmilson Caminha possa perceber todas as dificuldades de se pronunciar com o público, e também nos erros que são cometidos na hora de fazer a leitura, de crônicas de poemas escritos pelos escritores de grandes nomes consagrados das obras da literatura brasileira, que ainda contou com a participação da superintendente da Fundação Cultural, Sônia Cristina Magalhães Alves “Kiki”, que também participou desta oficina de Workshop, que aconteceu na tarde de ontem na Casa de Drummond, juntamente com os participantes, para aprender a melhor forma de se comunicar e pronunciar com público em diversos eventos cerimoniais que acontecem anualmente nas demais repartições públicas, que envolve a pasta dela, por ser uma pessoa ligada à cultura.

Sônia “Kiki”, ainda tem muitas dificuldades de falar em seu discurso diante um púlpito com o microfone, como a gente sempre percebe, durante os eventos culturais que acontecem todos os anos na cidade. Principalmente, na abertura oficial da programação da 14ª Semana Drummondiana, que aconteceu anteontem, no teatro da fundação cultural, durante a solenidade em que a Sônia “Kiki”, fez o seu discurso com muito nervosismo por não ter aquele costume de falar em público com muita segurança com a gente sempre percebeu nos eventos cerimoniais na qual ela participa há cerca de um ano e seis meses na pasta, após a exoneração de Marconi Drummond Lage que foi decretada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV].
 
Sônia "Kiki" e seu Pai Dr. Jairo Magalhães Alves (Foto/Facebook)
Para a Sônia “Kiki”, foi uma honra muito grande de ter participado na oficina de workshop, tirando todas as duvidas na hora de falar em público, perdendo o medo e ganhando a coragem, que quebrando todos os obstáculos da vida, e rompendo barreiras com muita garra e superação, para não passar vergonha sequer, durante o evento cerimonial. Assim, evitando constrangimento e nervosismo ao encenar o seu discurso diante de uma plateia, com um público maior que sempre lota o teatro da fundação cultural, sem dar motivo para não causar vexame na plateia, durante a sessão solene, apesar de que a Sônia “Kiki” nunca teve essa experiência que está passando nesse momento, e adquirindo todo o conhecimento, desde a sua permanência na superintendência da fundação cultural, após o Damon Sena ter concedido essa grande oportunidade de administrar a conceituada casa de cultura, que se encontra lotada na cidade, que foi inaugurada pelo seu Pai e ex – prefeito Jairo Magalhães Alves, na gestão 1977/1982.
Edmilson Caminha ainda deu as dicas sobre os textos escritos e imprimidos do computador para a folha chamex, que devem ser grampeados com o grampeador, ou então as folhas devem estar presas com o clipe, evitando assim que as folhas se soltam das mãos ao fazer a leitura destes textos, para não passar vergonha e constrangimento, evitando que as folhas soltem pelo ar fazendo reveria durante a apresentação desde escolas a eventos cerimoniais que acontecem constantemente nas repartições públicas e privadas que se encontram lotadas na cidade. E antes do início de sua apresentação na oficina de Workshop dentro da Casa de Drummond, perante o público participante que foram inscritos, para aprender melhor as técnicas para falar em público. Edmilson Caminha distribuiu apostilas para o público participante da oficina de Workshop, fazendo a leitura das 10 regras “Para perder o medo de falar em público”.
 
Conheça melhor as dez regras que foram lidas e apresentadas pelo Edmílson Caminha, durante as atividades da oficina de workshop na “Casa de Drummond”:
01 - O texto que se vai ler em público deve ter boa composição [por exemplo, fonte arial, tamanho 16, espaço duplo] e impressão clara, nítida, limpa, sem correções, acréscimos e rasuras.
 
02 - Familiarize -se com o texto: leia – o com atenção, silenciosamente, se possível mais de uma vez. Repare na pontuação [especialmente na interrogação, na exclamação, nas reticências...], para definir a entoação [inflexão] da frase, indicativa de tristeza, alegria, surpresa, revolta etc.
03 – Leia com calma, com tranquilidade, sem nervosismo, com segurança, sem a pressa de chegar logo ao fim do texto. Conscientize – se de que não falará para agressores nem para inimigos, mas para pessoas [muitas vezes amigos ou colegas] que ali estão para ouvi – lo.
04 – Esteja atento á dicção, á correta pronúncia de todas as palavras: não atropele a leitura, não engula fonemas, sobretudo os indicativos do plural. Mire-se nos bons profissionais da comunicação, nos atores e atrizes que falam com clareza, correção e limpidez.  
05 – Ninguém está livre de erros na leitura: até comunicadores do rádio e televisão os cometem. Tropeços não devem causar nervosismo nem constrangimento: pede - se desculpa, lê - se novamente o trecho e vai – se em frente. Exemplo: “Enfurecidos, os manifestantes tentaram linchar os estrupadores – perdão [ou ‘digo’] estupradores – mas foram contidos pelos policiais”.

06 – Convém que haja, ao alcance da mão, um copo d’água, para o caso de ressecamento da boca, tosse e mesmo engasgo, frutos do nervosismo.
07 – Lembre - se de que ler em público é mais do que apresentar um relatório, um texto técnico, com a mesma entonação e o mesmo ritmo, do começo ao fim. É preciso. De certo modo, representar, á maneira dos atores [sem excessos nem exageros, é claro], para transmitir os sentimentos e as emoções desejados pelo autor, sobretudo quando se trata de poemas, de textos com a intenção de sensibilizar o leitor.

08 – Cuidado com vocábulos incomuns, sobretudo nomes estrangeiros. Convém lê-los, silenciosamente, várias vezes, para familiarizar-se com a pronúncia. Exemplo: Hery Rajaonarimanoianina, presidente de Madagascar; Sigmundur DaviÖ Gunnlaugsson, primeiro-ministro da Islândia; Irakli Garibashvili, primeiro-ministro da Geórgia.    
09 – Se o texto se estende por muitas páginas, convém numerá-las e prendê-las com grampo ou com clipe, para evitar que se misturem ou que caiam ao chão.  

10 – De vez em quando, tire os olhos do papel e dirija-os para a assistência, com o cuidado de não se perder na leitura.
Notícias Relacioandas:

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

14ª Semana Drummondiana – Fundação Cultural realiza abertura desta edição com música e palestra sobre a vida do ‘Poeta Maior’

Sem Damon – Pela primeira vez! ’Kiki’ representa o prefeito e anuncia novidades que vão acontecer durante o decorrer da programação


Grupo Meninar se apresenta após e abertura da programação (Foto/Rodrigo Andrade/DeFato)
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], realizou a cerimônia oficial de abertura da programação oficial da 14ª Semana Drummondiana, que aconteceu na noite de quarta – feira [28], que vai até ao sábado [31], que é a data do nascimento do poeta Carlos Drummond, que comemora 113 anos de seu nascimento, e incluindo muitas atrações voltadas para a obra do escritor e ao fomento da literatura, que contará com grandes nomes mais importantes da literatura nacional, oficinas temáticas, sessões de cinema, contações de história, mesas redonda, entre outros, sendo que a programação desta edição comemorativa ao poeta maior da cidade, conta com a parceria da Vale S/A.
 
Letícia Oliveira (Foto/Rodrigo Andrade/DeFato)
No início da abertura da programação, a analista de relacionamentos com a comunidade, Letícia Oliveira, que representou o gerente – geral da Vale, Fernando Carneiro, fazendo a questão de agradecer e elogiar o público que esteve presente, que superlotou o teatro da fundação cultural, demonstrando o total interesse no resgate dos valores culturais, numa ação de parceria com a população, que prestigia a cultura local, que envolve todas as manifestações culturais, que movimentam a cidade de diversos segmentos artísticos. E ainda Letícia Oliveira falou da importância do reencontro de expectativas que engrandece e agrega os valores culturais da cidade. “Como está linda esta plateia! É muito bacana ver uma casa como esta cheia de pessoas interessadas na cultura como familiares, amigos e formadores de opinião [...], e certamente ter um momento único e exclusivo para falar da obra de Drummond, o filho ilustre de Itabira, pra divulgar a sua obra. E acima de tudo criar outras oportunidades como esta [...], através de um encontro cheio de expectativas, é sempre muito importante para qualquer cidadão desde que o itabirano seja de coração como eu [...]. Mas, acima de tudo um brasileiro que acredita num futuro como algo muito importante para a nossa identidade, e no nosso dia a dia!”, declarou.
            
Sônia "Kiki" (Foto/Rodrigo Andrade/DeFato)
Ainda no início da abertura oficial da programação da 14ª Semana Drummondiana, a superintendente da fundação cultural, Sônia Cristina Magalhães Alves “Kiki”, fez questão também de elogiar e agradecer ao prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], pelo seu devido desempenho num trabalho desenvolvido numa ação de parceria a serviço da cultura. E ainda Damon Sena não compareceu ao evento, para não passar constrangimento, como ele tinha sido vaiado pela população, ao encenar o seu discurso na abertura oficial da etapa estadual dos Jogos de Minas Gerais de 2015 [JEMG], antigo Jogos do Interior de Minas Gerais [Jimi], que aconteceu no sábado [10], no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, por orientação de seus assessores e secretários, Damon Sena não compareceu ao evento, para não passar novamente por este constrangimento e hostilização da população que esteve presente na abertura deste evento, que aconteceu no teatro da Fundação Cultural. E antes de acontecer a cerimonia de abertura da programação da 14ª Semana Drummondiana, Damon Sena se reuniu na tarde desta quarta – feira [29], com os servidores públicos na prefeitura, comemorando o “Dia do Servidor Público”, que ocorreu em todo o país, com a inclusão dos funcionários das autarquias: Serviço Autônomo de Água e Esgoto [Saae] e Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda [Itaurb], e incluindo também Fundação Cultural que faz parte deste processo.

Mesmo com a crise mundial e com a queda do preço do minério que se encontra em baixa, Sônia “Kiki”, não se desanimou para viabilizar edição comemorativa do aniversário do Carlos Drummond, sem deixar a peteca cair, como aconteceu no 41º Festival de Inverno de Itabira. E ainda Sônia “Kiki”, falou das manifestações culturais que envolvem todos os artistas locais, que mantém as suas tradições e as suas origens ligadas à cultura, preservando as raízes e as suas afinidades, num trabalho unido em grupo, fazendo a questão de agradecer, durante a abertura oficial da programação. “A crise parece que virou um organismo mundial com infecção generalizada, sendo que Itabira por ter uma vocação cultural muito grande consegue fazer a cultura continuar funcionando, por que os artistas itabiranos de todas as classes culturais estão presentes e unidos com todos nós aqui, e eu agradeço a toda equipe da fundação cultural que aprendeu a trabalhar com criatividade [...]”, destacou.
Durante o seu discurso na abertura deste evento, Sônia “Kiki” ainda agradeceu a Vale por este grande aporte, numa ação de parceria deste evento, dando suporte na valorização dos artistas itabiranos de todos os segmentos, que engloba a cultura, por meio de todas as manifestações culturais que acontece anualmente na cidade. E ainda Sônia “Kiki”, anunciou pela primeira vez na história da cultura itabirana, a comemoração do 113º aniversário de nascimento de Drummond, juntamente com o dia nacional da poesia, que serão comemorados durante a solenidade que vai acontecer neste sábado [31], no teatro da Fundação Cultural, sendo que o decreto foi feito através do ministro da cultura, Juca Ferreira, por meio do artigo da “lei federal nº 13.131 que institui o Dia Nacional da Poesia a ser celebrado, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade”, através da lei de incentivo a cultura, sendo que a lei federal foi sancionada pela presidente da república, Dilma Roussef [PT], garantindo o reconhecimento das duas datas comemorativas da cidade, unindo ao útil ao agradável. “São pequenas ações que podem trazer grandes movimentos culturais, a partir disso”, resumiu.

Com toda a microfonia que vazou nas caixas de som, durante a cerimônia de abertura da programação da 14ª Semana Drummondiana, em seu discurso de abertura solene, Sônia “Kiki” ainda relembrou da edição comemorativa do 41º Festival de inverno de Itabira, que aconteceu de 05 a 27 julho, com pouco recurso orçamentário devido à situação econômica que agravou o país e as demais cidades mineradoras como Itabira, que é considerado o berço da mineração, onde nasceu a Companhia Vale do Rio Doce S.A [CVRD] ainda estatal, sendo denominado “Vale”, da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997, nas mãos da Companhia Siderúrgica Nacional [CSN].   
O 41º Festival de Inverno é um grande exemplo, que priorizou somente com os artistas itabiranos, com a redução de gastos, que foi anunciado pelo Damon Sena em sua reforma administrativa em sua entrevista coletiva que foi concedida na manhã de segunda - feira [13], de abril deste ano, em seu gabinete, sendo um dos pacotes de medidas de austeridade, do qual o Damon Sena tomou providencias com o total corte nos gastos para combater com a crise econômica, reduzindo 25% em seu próprio salário, juntamente com o vice – prefeito e ex- Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira, que se encontra exonerado de sua pasta há cerca de um mês, com a inclusão de seus secretários, superintendente e diretores - presidente de autarquias [citadas acima].   

Guiomar de Grammont (Foto/Rodrigo Andrade/DeFato)
Para a Sônia “Kiki” é uma honra de estar à frente do governo Damon Sena, desde o primeiro dia de sua posse, enquanto assessora do ex – superintende da fundação cultural, Marconi Drummond Lage, que se encontra exonerado há cerca de um ano e oito meses de sua pasta. E em seguida, Damon Sena decretou o seu nome no diário oficial do município, como a nova superintendente da casa, da qual ela permanece há cerca de um ano e seis meses na pasta, sendo que naquela época, Sônia “Kiki” foi nomeada, durante a antecipação da programação do 40º Festival de inverno que aconteceu em Julho do ano passado. “E eu fico muito honrada de poder estar a frente junto com governo [Damon Sena], de abrir a 14ª Semana Drummondiana [...]”, concluiu.
Após a cerimonia de abertura oficial da programação da 14ª Semana Drummondiana, houve apresentação musical do grupo “Meninar”, que são formados por crianças e jovens entre 10 e 22 anos, sob a regência do maestro Marcelo Hautequeste, interpretando todos os clássicos desde o MPB, Bossa Nova, Black Music e clássicos Internacionais dos anos 80, que marcaram época de ouro, do qual esta apresentação levou cerca oito meses de ensaio para fazer essa belíssima apresentação musical que superlotou o teatro da Fundação Cultural. E em seguida houve uma pequena palestra “Mundo, vasto mundo, mais vasto é o meu coração: Carlos Drummond de Andrade”, sobre a vida do poeta, que foi ministrada pela professora e escritora ouro-pretana Guiomar de Grammont, que abordou a leitura e a interpretação de poemas Drummondiana pelo prisma da filosofia, iluminando aspectos centrais de sua vida e obra, com oito minutos de duração, em sua apresentação, que contou novamente com a apresentação do grupo “Meninar”, no encerramento oficial da abertura desta programação.

Para Entender - Antecipando as vésperas da abertura oficial da 14ª Semana Drummondiana, Damon Sena encaminhou o projeto que “nomeia a ‘Biblioteca Maria Julieta Drummond de Andrade’ o espaço da biblioteca do Memorial Carlos Drummond de Andrade”, na reunião de comissões que aconteceu na tarde desta quinta feira [22], da semana passada, sobre a homenagem a Maria Julieta, que é atual filha de Drummond, do qual este projeto foi aprovado na tarde desta terça – feira [27], na Câmara Municipal de Itabira [CMI], sendo que projeto será aprovado na próxima terça – feira [29], para ser discutido e aprovado novamente em seu segundo turno.
Para mais informações, clique aqui e confira a programação oficial da 14ª Semana Drummondiana

Notícias Relacionadas:

Damon exonera o Superintendente da FCCDA de seu cargo 

NOMEAÇÃO - Sônia Cristina é confirmada superintendente da FCCDA
 
Crise econômica - Itabira deixa de arrecadar quase R$ 19 milhões em dois meses 

 
 
 
 

Projeto que homenageia filha de Drummond será destaque da pauta de votações

Fundação Cultural prepara programação especial para abertura da 14ª Semana Drummondiana

ACT 2015: Vale mantém silêncio e Metabase se prepara para confronto

Paulo Soares na reunião da Vale em Belo Horizonte (Foto/Acom Metabase)
Depois de três dias de negociações a Vale não apresentou sua contraproposta para as cláusulas econômicas feitas pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região e marcou um novo encontro para os dias 10 e 11 de novembro para dar continuidade ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. O silêncio da empresa, quanto à possibilidade de aumento salarial incomodou o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, que prometeu atitudes mais enérgicas “caso a empresa continue virando as costas para os trabalhadores”. 

As principais propostas feitas pelo Metabase é o aumento real do salário em 5% mais o índice da inflação do período anterior medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de um aumento no cartão alimentação de R$ 620,00 para 1.067,82. Estas cláusulas, segundo informou o sindicalista, “sequer foram debatidas durante os três dias de reunião com a empresa”.  

Ainda de acordo com as informações, a Vale inicialmente teria recusado pagar a 13ª parcela do cartão alimentação, mas depois de muito debate entre os sindicatos que compõem a sua base, voltou atrás e vai liberar mais esta parcela para os trabalhadores. Segundo Paulo Soares a Vale também  queria fechar um acordo coletivo de dois anos, mas acabou cedendo às pressões feitas pelos sindicalistas e concordou  em encurtar o prazo das negociações que a partir de agora serão anuais.  
 
Uma proposta prejudicial, segundo relatou o presidente, é o aumento da participação dos trabalhadores na Assistência Médica Supletiva (AMS), a Vale propôs um aumento de 5% para os trabalhadores que ganham até R$ 3.016,55 e um aumento de 10% para aqueles que ganham acima deste valor. 
 
“É um momento difícil e decepcionante. Parece que a empresa aposta no conflito, parece que ela quer jogar nas costas do trabalhador o custo da crise [...] Nós não temos outras alternativas a não ser ir para um processo de enfrentamento com a empresa. A Vale é gananciosa, ela quer dinheiro para os acionistas e está aproveitando a crise para prejudicar o trabalhador. Não fala em aumento salarial, se não fala, é zero. E o que está sinalizado é que ela quer um confronto, o que é lamentável. Estamos firmes, não vamos assinar acordo prejudicando os trabalhadores, nós estamos a ponto de fazer um processo de enfrentamento muito maior do que nos últimos 20 anos”, afirmou o sindicalista. 

De acordo com o diretor de imprensa do Metabase, Marcos dos Santos Oliveira, as expectativas em cima deste acordo foram frustradas com o último encontro. “Infelizmente o que vimos até agora é que depois de três dias a Vale não apresentou uma contraproposta econômica, não falou em reajustar o salário. Tudo indica que a empresa não quer dar o aumento, ela na verdade quer é aumentar o custo do trabalhador no dia a dia. Nada disso atende o trabalhador nem a expectativa do Metabase, é muita enrolação e muita falta de respeito”, disparou o diretor.  

Notícias Relacionadas:

Campanha Salarial: Metabase volta a se encontrar hoje com a Vale

 

Drummond: Reencontros com o poeta

Carlos Drummond de Andrade (Foto/Divulgação)
Outubro é o mês em que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) recebe várias homenagens em razão do seu aniversário, a ser celebrado no próximo sábado (31). A ocasião anualmente inspira ações que rememoram a importância do legado deixado pelo poeta. Como sempre, quem mais se beneficia com esse momento são os leitores, que agora terão a oportunidade de tecer novos encontros com a vida e a obra do escritor mineiro, a partir de dois lançamentos recentes.
 
Um deles é o título “O Poeta e a Foca” (leia mais na página 2), da jornalista Nanete Alves, que será lançado em Belo Horizonte no dia 6 de novembro. Há cerca de quatro décadas, quando Drummond estava prestes a completar 75 anos, Nanete conseguiu fazer uma entrevista com o autor, algo até então inédito, pois ele era conhecido por não conversar com a imprensa. Nesse livro, ela narra toda a experiência que a levou até Drummond, de quem depois se tornaria amiga e manteria com ele uma constante troca de correspondências.
 
A outra obra é a reedição do projeto “Nova Reunião”, que saiu pela Companhia das Letras. A antologia traz, desta vez, 23 escritos do autor, sendo 16 deles publicados em versão integral, como “A Rosa do Povo”, que completou 70 anos em 2015, além de seleções de mais sete tomos. A iniciativa atualiza um trabalho iniciado pelo próprio Drummond.
 
Três anos antes de morrer ele fez a última supervisão do volume, que, naquela época, foi composto a partir da junção de 19 livros. A primeira edição, de 1969, reunia 11. Ainda em vida, o escritor orientou os netos Pedro Graña Drummond e Luis Mauricio Graña Drummond a cuidar de sua literatura e atualmente são eles que têm dado continuidade a essa antologia de poemas.
 
“Carlos me encarregou de cuidar de sua obra profissionalmente e me deu várias dicas práticas. Ele me indicou cinco amigos para consultar em caso de dúvidas e, entre outras incumbências mais, me deu carta branca para fazer as coisas como eu bem entendesse. De lá para cá, e graças ao próprio Carlos, que deixou seus arquivos muito bem organizados – o que nos ajuda até hoje –, meus irmãos e eu procuramos seguir sua orientação fielmente”, conta Pedro.
 
Ele afirma que no passado também auxiliou o avô em pesquisas, algo talvez capaz de ter influenciado a decisão de Drummond de dar ao neto tamanha responsabilidade. “Como Carlos sabia de meu gosto pelas Belas Artes, ele me pediu uma mão para localizar algumas das obras de arte que o inspiraram a escrever os versos do livro ‘Arte em Exposição’. Desde então, lido com a obra dele e já fiz capas, ilustrações, concebi e colaborei com novas edições, fiz adaptações para teatro, cenografias, convidei artistas para fazer suas próprias adaptações para teatro, cinema, dança e até música. Já colaborei direta e indiretamente na produção de eventos e exposições também”, diz.
 
O zelo de Drummond com acervos literários, observa Nanete Alves, não era voltado apenas ao que ele escrevia. A autora sublinha que foi ele, inclusive, quem organizou o setor de histórias em quadrinhos dentro da vasta coleção do célebre bibliófilo Plínio Doyle (1906-2000). Este tinha um apartamento reservado exclusivamente para guardar diversas obras e receber os amigos escritores que viviam no Rio de Janeiro.
 
“Plínio era um aficionado por literatura e fazia na casa dele reuniões que os autores chamavam de ‘sabadoyle’. Elas giravam em torno de conversas sobre livros e aconteciam todos os sábados, sempre regadas a guaraná e biscoitinhos. Várias personalidades participavam disso, entre elas Drummond”, afirma Nanete.
 
De acordo com ela, quando o poeta chegava no local, a primeira coisa que ele fazia, após cumprimentar rapidamente os convidados, era ir até a coleção de quadrinhos conferir se tudo estava bem guardado.
 
“Isso fazia parte do hábito dele, que sempre foi muito organizado. Em relação ao que ele escreveu, Drummond sempre teve consciência da importância de sua obra, ele sabia que futuramente muito do que escreveu seria objeto de estudo, então ele deixou tudo bastante documentado”, acrescenta ela.
 
Fonte: O Tempo/Carlos Andrei Siquara
 

Diretores da CDL se encontram com secretário de Desenvolvimento Econômico e debatem fortalecimento do comércio

Élson Sá e a mesa diretoria do CDL, composta por Maurício Martins (Foto/Facebook)
Os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira se reuniram nesta terça-feira, 27 de outubro, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação, Turismo, Elson Sá. O encontro serviu para que o novo secretário se apresentasse à entidade e também para debater a aproximação com o governo para realização de ações que têm como interesse o desenvolvimento do comércio itabirano.  
 
Dentre os assuntos tratados, revelou o presidente da CDL Maurício Henrique Martins, está a possibilidade de realização de cursos voltados para os funcionários e também para os próprios lojistas, a regulamentação das feiras itinerantes, um dos principais problemas enfrentados pelo comércio e também a possibilidade de realização de uma feira com empresas locais. Estes assuntos, disse o representante dos lojistas, foram bem aceitos pelo secretário, que se comprometeu a apoiar a classe.   
 
“Foi um encontro muito bom, o Elson Sá nos procurou para se apresentar como secretário e isso muito nos interessa devido a área comercial. O secretário abriu as portas para a CDL nas questões comerciais, seja o atendimento ao público, algum curso voltado para o comerciário ou para o próprio empresário e alguns outros projetos, como as feiras itinerantes, não que a gente queira a proibição, mas estamos discutindo a legalização e o Governo ficou de reacender esta discussão e também, talvez até a realização de uma feira do próprio movimento lojista de Itabira”, contou o presidente da CDL. 
 
A realização desta feira local, disse Maurício Martins, não seria uma maneira de concorrer com as feiras itinerantes, mas sim de apresentar os produtos de empresários locais aos Itabiranos. “Essas feiras seriam uma maneira de apresentarmos os nossos produtos à população. Estas feiras já foram feitas aqui em Itabira, porem, um pouco diferenciado, até para divulgarmos o comercio de Itabira. Precisamos entender que o comércio itabirano precisa ser valorizado, porque ele gera mais de 15 mil empregos, geramos renda para a cidade e precisamos mostrar para o consumidor que vale a pena comprar em Itabira”, defendeu o presidente da CDL.   

Prestação de serviços - Itaurb comunica que não haverá coleta de lixo neste feriado

 
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que não haverá serviços de coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas, nesta segunda-feira (02). A suspensão dos serviços deve-se ao feriado nacional de Finados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vereador anuncia que não vai concorrer no ano que vem

 
A reunião da Câmara nesta terça-feira (27) foi mais tranquila do que na semana passada. Um dos destaques foi o discurso do vereador Geraldo Magela Pena Torres (PDT), que anunciou que não será mais candidato no ano que vem. Alegando que pretende se dedicar a outros projetos, o vereador disse que antecipou o anuncio porque quer liberar eleitores e a vaga de candidato dentro do partido.
 
A pauta de projetos foi votada rapidamente. Apenas três projetos foram aprovados. Em turno único foi aprovado o Projeto de Lei 78/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP) que “denomina Geraldo de Cássia Gomes rua no bairro Colina da Praia”. Também em turno único foi aprovado o Projeto de autoria do Prefeito Damon de Sena (PV) que “nomeia a ‘Biblioteca Maria Julieta Drummond de Andrade’ o espaço da biblioteca do Memorial Carlos Drummond de Andrade”. 
 
Em primeiro turno foi aprovado o Projeto de Resolução 92/2015, de autoria da Mesa Diretora, que “aprova os relatórios contábeis da Câmara, referentes ao mês de setembro de 2015”. Ainda foram aprovados vários requerimentos e indicações durante a reunião. estaque para homenagem à Construtora Vale Verde. 

Protesto

Moradores de vários bairros de Itabira foram à Câmara reclamar com os vereadores sobre a falta de água. Segundo um morador do bairro Santa Ruth, há cerca de 20 dias não chega água nas ruas 3,4,5 13 e 14 no referido bairro. Outro morador do bairro Madre Maria de Jesus reclamou que quando a água chega está suja. Eles foram ouvidos pelos vereadores após a reunião que prometeram cobrar do SAAE providências. Sobre a questão do bairro Santa Ruth, o presidente da Câmara, vereador Solimar Silva (SD), informou que o problema está sendo verificado pelo SAAE. 

Fundação Cultural prepara programação especial para abertura da 14ª Semana Drummondiana

Uma tradição no calendário cultural de Itabira, a Semana Drummondiana chega à sua 14ª edição. Esse ano, a Prefeitura de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a patrocinadora Vale prepararam uma programação que se dedica à obra do escritor e ao fomento da literatura. 

Entre os dias 28 e 31 de outubro, Itabira recebe nomes importantes da literatura nacional, oficinas temáticas, sessões de cinema, contações de história, mesas redonda, entre outros. A intenção é fomentar a busca por novas práticas literárias. “Esse ano a Semana Drummondiana reveste-se de um significado ainda mais especial para Itabira e seu povo: comemoramos os 70 anos da primeira edição do livro “A Rosa do Povo” (1945), uma das mais importantes obras de Carlos Drummond de Andrade e de toda a literatura brasileira. Além, é claro, dos 85 anos do lançamento da primeira obra do poeta maior, “Alguma poesia”, destaca a superintendente da FCCDA, Cristina Magalhães Alves.

Cristina Magalhães reforça ainda que 2015 é um ano icônico para a poesia nacional. “No dia 31 de outubro, quando festejamos o aniversário de nosso poeta, o Brasil comemorará – pela primeira vez – o “Dia Nacional da Poesia”, como estabelece a Lei nº 13.131 assinado pela Presidente da República em 03 de junho desse ano”.
 

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
 
A solenidade de abertura acontece, na quarta-feira (28), a partir das 19h, no Teatro da FCCDA. Em seguida, o Grupo Musical Meninar estreia nos palcos itabiranos. Formado por crianças e jovens entre 10 e 22 anos, o grupo musical se apresenta sob a regência de Marcelo Hautequeste. No repertório, compositores conhecidos da música popular brasileira, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Billy Blanco, entre outros.

Finalizando a programação de abertura, a escritora ouro-pretana Guiomar de Grammont ministra a palestra “Mundo mundo, vasto mundo, mais vasto é o meu coração: Carlos Drummond de Andrade”. Guiomar aborda a leitura e a interpretação de poemas drummondianos pelo prisma da filosofia, iluminando aspectos centrais de sua vida e obra. 

A escritora é doutora em Literatura Brasileira pela USP, com estágio na EHESS de Paris, na qual lecionou como professora visitante. Foi diretora, por dois mandatos, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, do qual é professora desde 1994. Além disso, Guiomar criou e coordena o Fórum das Letras de Ouro Preto, há 10 edições. 

“As crises têm o tamanho e o peso que lhes dermos. Nós a temos como um desafio que nos convoca à resistência, ao trabalho e ao esforço de toda a equipe da FCCDA para que essa programação seja, a cada ano, mais rica e diversificada”, ressalta Cristina Magalhães. 

A Prefeitura de Itabira, a FCCDA e a Vale convidam a todos para participar da 14ª Semana Drummondiana e festejar a memória do poeta itabirano que continua vivo na lembrança e na hostória da cidade pela grandeza e pelo talento com que soube transformar o tempo e a vida em poesia da melhor qualidade.

A programação completa da 14ª Semana Drummondian pode ser acessada no site www.fccda.mg.gov.br.  Outras informações pelo telefone 3835-2102.
 
Notícia Relacionada:
 

Campanha Salarial: Metabase volta a se encontrar hoje com a Vale

Presidente do Metabase, Paulo Soares (Foto/Ascom Metabase)
Os diretores do Sindicato Metabase de Itabira e Região se encontram hoje (27), amanha e na quinta-feira (29) em Belo Horizonte com diretores da Vale para iniciarem as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2015/2016).  O sindicato cobra um aumento salarial de 5% de ganho real, mais o índice da inflação do período anterior medido pelo INPC/IBGE, além de um aumento no cartão alimentação de R$ 620,00 para 1.067,82, dentre outros benefícios. 

Neste encontro, segundo declarou o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, a Vale apresentará a sua contraproposta que será analisada pelos sindicatos que compõem a sua base. De acordo com ele, a Vale está apresentando um resultado neste terceiro trimestre “que mais lhe convém” nesta época de campanha salarial. 

Na opinião do sindicalista a empresa está aproveitando do momento em que atravessa a economia brasileira “para forçar um acordo em seu beneficio”.  “Nós sabemos bem que a Vale tem plenas condições de valorizar os seus trabalhadores. A empresa está apresentando queda nos lucros mas não mostra a ninguém o seu EBITDA de quase R$ 7 bilhões nos últimos 3 meses e de mais de R$ 18 bilhões só este ano. A poupança desta empresa é tão grande que qualquer resultado negativo que ela tiver em um curto período não vai gerar nenhum impacto financeiro. A Vale está tentando é tirar proveito da crise para não favorecer seus trabalhadores”, disparou o sindicalista. 

O EBITDA é um indicador financeiro e representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros. 

Paulo Soares lembrou também dos investimentos que a Vale tem feito em todo país. Segundo ele, uma empresa que está investindo intensamente “não pode virar as costas para os trabalhadores”.  O presidente do Metabase destacou os investimentos de ampliação da Mina de Carajás, já considerada a maior produção mineral do mundo. O projeto, chamado S11D, orçado em 16,4 bilhões de dólares, além de investimentos como a NSW4, siderúrgica Pecem e mina de Brucutu. 
 
“Uma empresa em crise investe desta maneira? Eu pergunto à Vale, uma empresa que está investindo em expansão, pode virar as costas para o trabalhador desta forma? Por isso estamos afirmando, a Vale tem plenas condições de valorizar os trabalhadores e acatar as nossas reivindicações”, cobrou o sindicalista. 

Produção itabirana- A Vale bateu recorde histórico com sua produção mineral, atingindo 88,2 milhões de toneladas de minério de ferro produzidos no terceiro trimestre de 2015. A maior produção trimestral da história da mineradora. Segundo os dados, disponibilizados no site da empresa, o aumento de produção foi de 2,9% na comparação ao mesmo período do ano passado. Itabira foi responsável pela produção de 9,8 milhões de toneladas, 3,9 % e 2,2% a mais do que o segundo trimestre de 2015 e o terceiro trimestre de 2014 respectivamente.
 
Notícias Relacionadas:
 
 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

HNSD anuncia vaga de emprego no Pronto - Socorro

  
 
Cargo: Farmacêutico
 
Necessário ensino superior completo, disponibilidade para escala 12 x 36.
 
Interessados devem entregar currículo na Recepção do Pronto Socorro Municipal de Itabira 

Santa Bárbara - Prefeitura inaugura Centro Municipal de Triagem na próxima quarta-feira

Em uma ação de comprometimento com o meio-ambiente e a sustentabilidade, a Prefeitura de Santa Bárbara realizará, na próxima quarta-feira (28), a inauguração do Centro Municipal de Triagem (CMT), localizado na Rua A do Conjunto Habitacional Padre Trombet. O evento terá início às 9h30 da manhã.
 
A inauguração é um marco na efetividade da Coleta Seletiva no município, oferecendo uma infraestrutura de trabalho, com espaço e maquinário adequados para a triagem dos resíduos sólidos.
 
O espaço era apenas um galpão sem os recursos e equipamentos necessários para a execução dos serviços de coleta. Com a iniciativa da Prefeitura em 2013, o local passou por uma reforma completa, garantindo a estrutura e os meios de trabalho para que a Associação de Reciclagem Mulheres Padre Trombet (Arempat) pudesse realizar o serviço de coleta seletiva de forma eficiente e inovadora.

Dia do Servidor Público - Prefeitura declara ponto facultativo no dia 30 de outubro

A Prefeitura de Itabira informa que será ponto facultativo nas repartições municipais na próxima sexta-feira (30). O recesso refere-se à comemoração pelo Dia do Servidor Público, que neste ano cairá na quarta-feira (28). Segundo a Portaria 058/2015, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e funcionamento dos serviços essenciais.
 
Inicialmente, a Portaria Municipal 078/2014 previa que o recesso seria concedido nesta segunda-feira (26). Entretanto, o prefeito Damon Lázaro de Sena atendeu ao pedido dos servidores para que o ponto facultativo fosse transferido para sexta-feira, possibilitando um período maior de descanso – já que na segunda-feira (2/11) é feriado nacional de Finados. 

João Monlevade - Settran cria novo horário de ônibus para atender ao Hospital Margarida

A Prefeitura de Monlevade, através do Setor de Trânsito e Transportes – Settran, criou um novo horário para as linhas que atendem ao Hospital Margarida.
 
Confira abaixo as linhas que atendem ao local:
 
“Via Hospital”
 
LINHAS
Bairros atendidos
11 – Paineiras/Beira Rio
Paineiras, Nova Esperança, Lourdes, Carneirinhos e Vila Tanque
12 – Santa Bárbara/Beira Rio
Boa Vista, Industrial, Santa Bárbara, Carneirinhos e Vila Tanque
21 – Satélite/Beira Rio
Satélite e Vila Tanque
31 – Novo Cruzeiro
Tanquinho, Estrela D’alva, ABM, Laranjeiras, Santa Cruz e Vila Tanque
32 – Laranjeiras/Beira Rio
Promorar, Loanda, Laranjeiras, Baú e Vila Tanque
45 – Pedreira/Santa Bárbara
Santa Bárbara, Pedreira, Jacuí e Vila Tanque
156 – Rodoviária/Divisa
Tanquinho, Santo Hipólito, Belmonte e Vila Tanque
 
 
Ponto final no Hospital
 
LINHAS
Bairros atendidos
14 – Rosário/Hospital
José Elói, Rosário, Vale do Sol, Carneirinhos e Vila Tanque
30 – Novo Cruzeiro/Hospital
Estrela D’alva, Nova Monlevade, Nova Esperança, Santo Hipólito, Nova Esperança e Vila Tanque
141-República/Hospital CIRCULAR – Hospital
República, Lourdes, Carneirinhos e Vila Tanque
 
De acordo com o Settran, vale ressaltar que o sistema de integração está em funcionamento, não somente para as linhas que atendem ao Hospital Margarida mas em todas as linhas. A integração funciona da seguinte maneira: o usuário que efetuar o pagamento da passagem com o cartão (Ensconcard), tem 60 minutos para pegar qualquer outro ônibus, sem pagar novamente.
 
O novo horário de todas as linhas de ônibus citados acima está disponível no site da Prefeitura: www.pmjm.mg.gov.br ou no site da Enscon: www.enscon.com.
 
O prefeito Teófilo Torres destacou que a ampliação do horário de ônibus é mais uma ação visando a melhoria do atendimento à população. “Faremos todo o possível para facilitar o acesso da população ao serviço de urgência e emergência, que agora está em funcionamento no Hospital Margarida”, afirmou.