domingo, 30 de outubro de 2016

15 ª Semana “Drummondiana” - “Drummond trouxe a tona para Itabira, Brasil e o mundo!”, declarou o Marcos Alcântara

Durante a abertura oficial da programação - “Ele faz muito com o pouco! Se citar 'Drummond' todo mundo localiza Itabira!”, defendeu o Marco Aurélio   
Marcos Alcântara, Mauro Cabral e Marco Aurélio comporão a abertura da 15ª Semana Drummondiana [Foto/ACOM FCCDA]  
 A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA] realizou na tarde desta sexta - feira [29] a cerimonia de abertura oficial da programação oficial da 15ªSemana Drummondiana em comemoração ao 114º aniversário de “Drummond” que é consagrado o “Poeta Maior” da cidade. Da qual mesa de cerimonia de abertura da “15ª Semana Drummondiana” contou com a presença do superintendente da fundação cultural, Marcos Alcântara; O gerente de manutenção de equipamentos de transportes, Mauro Cabral que representou o gerente geral da Vale S.A, Fernando Carneiro; O Secretário de Governo [SMG], Marco Aurélio Garcia Matos que representou o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] que atualmente se encontra em reuniãocom o prefeito eleito Ronaldo Lage Magalhães [PTB] e sua equipe que compõe ogoverno de transição neste momento.
 
Público presente na abertura da 15ª Semana Drummondiana [Foto/ACOM FCCDA]
Marcos Alcântara foi o primeiro a fazer o seu pronunciamento considerando a fundação cultural como a verdadeira e tradicional casa de “Drummond”. Da qual a autarquia representa toda a essência e a história com a função e a difusão da obra “Drummondiana” perante aos demais escritores itabiranos que se encontram lotados na cidade há mais de décadas que fazem parte do cotidiano da população da cidade. E o Marcos Alcântara ainda entendeu que a “15ª Semana Drummondiana” veio à tona para “demonstrar ou para inspirar” diante da aproximação da população e das demais entidades e instituições que se encontram lotadas há mais de décadas na cidade desde a sua fundação. Do qual Itabira é considerada a capital nacional da poesia desde o ano passado que foi decretado pela ex -presidente da república [2011/2014 e 2015/2016], Dilma Vana Roussef [PT]. “Nós Itabiranos na aproximação da população itabirana, turistas e instituições parceiras desse processo desse grande movimento que cada dia para que a gente possa tornar uma Itabira uma cidade literária e da poesia”, destacou.  

Grupo "La Trupe" se apresentou antes da abertura oficial da 15ª Semana Drummondiana
[Foto/ACOM FCCDA] 
Ainda no inicio de seu pronunciamento, Marcos Alcântara ainda perguntou “Como fazer essa cidade da poesia?” e “Como nos poderia realmente vivenciar essa cidade poética?” para o publico que esteve presente durante a abertura oficial da “15ª Semana Drummondiana”. E o Marcos Alcântara ainda afirmou que para vivenciar e fazer da cidade que é considerada e consagrada atualmente a capital nacional da poesia diante das ações que são desempenhadas em prol da cultura visando um novo olhar na terra de “Drummond” para que a cidade possa ser cada vez mais reconhecida como a terra da poesia. Onde nasceu o poeta “Drummond” que é consagrado o “Poeta Maior” da cidade. “Para vivenciar essa cidade poética? Depende de cada um de nós! Depende das nossas ações e das nossas práticas de como a gente pode criar um novo olhar para a cidade do [poeta] Carlos Drummond de Andrade. Eu digo que é para nossa cidade de Itabira [...] E isso! ‘Drummond’ trouxe muito bem a tona para Itabira, Brasil e o mundo! [...] Isso demonstra para todos nos que temos esse dever para gente que não é uma obrigação! Por que ele acaba sendo prazeroso. Por que fazemos do que gostamos e acreditamos no novo horizonte para Itabira [...] Para que a gente possa trazer uma nova fonte de renda para Itabira que é um desenvolvimento cultural por meio da literatura. Eu acredito nisso! E a fundação cultural também acredita nessa missão! E vamos trabalhar abramente para que isso possa acontecer! E não vamos descansar um minuto para que isso possa se tornar uma grande realidade e que Itabira possa ser uma cidade de referencia cultural a nível nacional e mundial”, explicou.    

Drummonzinhos reicta poemas de Drummond antes da abertura oficial da programação
[Foto/ACOM FCCDA]
Mauro Cabral iniciou o seu pronunciamento dizendo que é motivo de grande orgulho de estar participando da “15ª Semana Drummondiana” diante da crise econômica mundial e com a queda do preço do minério que se encontra em baixa no mercado neste momento. E o Mauro Cabral ainda afirmou que a mineradora acredita que a cultura tem a capacidade de transformar as pessoas que são radicadas na terra natal de “Drummond” que é considerada a capital nacional da poesia que se completou há um ano. Do qual o atual senador Álvaro Fernandes Dias [PV – PR] foi o autor do projeto de lei federal nº 13.131 que institui o “Dia Nacional da Poesia” a ser celebrada, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de “Drummond” que foi decretado e sancionado por Dilma Roussef desde o ano passado. “E essa transformação é muito importante pro cidadão mesmo no momento difícil da economia que nos temos passado. E é muito importante que nos consiga reunir esforços em prol das manifestações culturais. Sendo que esse apoio nem sempre precisa ser apoio financeiro. E muito pelo contrario às vezes o mais importante é acreditar! E a Vale acredita na ‘[15ª] Semana Drummondiana e no potencial de Itabira’”, reiterou.      
No encerramento a abertura oficial da programação da 15ª Semana Drummondiana. Marco Aurélio iniciou o seu pronunciamento reforçando todas as declarações que foram dadas por Marcos Alcântara durante o seu pronunciamento na cerimonia de abertura da programação da “15ª Semana Drummondiana” dizendo que “Quando estamos fora de Itabira em qualquer cidade e em qualquer estado ou pais. Se citar Drummond todo mundo localiza Itabira!”. Do qual o Marco Aurélio ainda elogiou o Marcos Alcântara por estar fazendo parte do time dos demais secretários que compõe o governo Damon Sena desde o seu primeiro ano de governo diante das ações que são desempenhadas na autarquia em razão do seu devido cumprimento com o seu papel fundamental de administrar a cultura na cidade. E o Marco Aurélio declarou que é um grande e verdadeiro admirador do Marcos Alcântara por estar realizando evento comemorativo de grande porte no aniversário de “Drummond” por meio de ação parcerias com o Poder Público Municipal [PPM] e o Poder Público Privado [PPP] sem se preocupar com o animo financeiro visando entretenimento com o público que esteve presente cerimonia de abertura oficial da “15ª Semana Drummondiana”. “E ele [Marcos Alcântara] faz muito com o pouco! Isso é muito bom Marcos [Alcântara] realizar eventos desse [grande] porte. E você vem realizando [eventos] através de parcerias [pública e privada] não preocupando com o lado financeiro. Isso é muito importante! E parabéns para você estar à frente desse grande desafio e rompendo com o grande sucesso”, elogiou. 
Dadá Lacerda durante a mesa redonda falando da vida de "Drummond" [Foto/ACOM FCCDA] 
Marco Aurélio também é sobrinho de “Dadá” Lacerda que é uma mulher muito guerreira que sempre lutou pela memória de “Drummond” como fã incondicional do “Poeta Maior”. “Quando se fala em ‘Drummond’ em Itabira. Tem que se falar em ‘Dadá’! É uma das grandes guerreiras que vem lutando para engrandecer ainda mais esse nome desse grande poeta da nossa cidade”, defendeu.
Antes de acontecer a cerimonia de abertura da programação oficial da “15ª Semana Drummondiana”. O grupo “La Trupe” iniciou a sua apresentação na entrada do saguão da fundação cultural cantando e recitando os poemas de Drummond que foi musicalizado pelo “La Trupe”. E na sequência os “Drummonzinhos” também fizeram a sua apresentação na galeria da fundação cultural recitando poemas de “Drummond”. E após a abertura oficial da programação da “15ª Semana Drummondiana”. Dadá Lacerda, Karlo Kapo e Mauro costa participaram da “Mesa Redonda” com o tema “A Poesia do Cotidiano na Obra de Drummond e Newton Baiandeira”.
                        
Notícias Relacionadas: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário