segunda-feira, 3 de abril de 2017

1º Seminário “WIN/Indústria Criativa” – De 2016 pra cá! Presidente da Acita afirma que o “WIN” se tornou mais um programa do que o evento na cidade e região

Economia criativa – “O desenvolvimento é o nosso trabalho e suor! E potencial para isso, a gente tem! E a gente tem que acreditar na gente!”, resumiu o Eugênio Muller 
 
Empresários, produtores e entidades das classes culturais e turisticas paricipam do "1º Seminário “WIN - Indústria Criativa” [Foto/ ACOM ACITA] 
A Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA] realizou a cerimônia de abertura do “1º Seminário Workshop Itabirano de Negócios [WIN] - Indústria Criativa, com o tema: ‘Estruturando a Cadeia Produtiva do Turismo em Itabira’” que aconteceu na noite desta quarta-feira [28] no auditório da Acita que contaram com a presença do vice-presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [Metabase] e atual vice-presidente do da Câmara de Itabira [CMI], vereador André Viana Madeira “Pato Roco” [PTN] que representou o presidente do Metabase, vereador Paulo Soares de Souza [PRB] e o presidente da Câmara, vereador Neidson Dias Freitas [PP], e também a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos Silva [PDT] que representou o prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB], Secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação e Turismo [SMDECIT], José Don Carlos e a Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], Martha Mousinho Gomes Barbosa. Do qual o tema tem o objetivo de contribuir com a estruturação e o crescimento do turismo em Itabira abordando diversos temas relacionados ao turismo literário, ecológico, religioso e de eventos na geração da economia criativa diante da diversificação econômica visando um “novo olhar empreendedor” na criação de várias conexões para atrair futuros turistas que querem conhecer a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade que é consagrado como o grande “Poeta Maior” da cidade onde nasceu. Sendo que acidade também é consagrada como a capital nacional da poesia desde 2016, juntamente com os seus grandes aspectos como casarões e museus que são tombados pelo patrimônio histórico da cidade. “E a gente sabe que a diversificação econômica ela não acontece pelo acaso, ou pelo destino ou pela sorte. E a gente realmente precisa de muito trabalho”, disse.  

Presidente da Acita, Eugênio Muller [Foto/ACOM ACITA] 
Sendo que a edição do “WIN 2016” ganhou uma nova estrutura durante a sua edição do ano passado que aconteceu na sede do clube da Associação Técnicos Industriais da Vale [ATIVA], na Avenida Ipiranga, no Bairro Amazonas. Do qual o “WIN 2016” deixou de ser apenas um evento que se tornou um programa voltado aos setores empresarias e empreendedor que contempla como alternativas potenciais e reais, e funcionadoras da diversificação econômica, tecnologia, indústria criativa, fortalecimento da economia local e agronegócio que são quatro caminhos fundamentais para a elaboração da economia criativa no turismo para a criação e o surgimento da cadeia produtiva segmentada na geração de emprego e renda na cidade e região. Onde os empresários de pousadas e hotéis que integram a indústria da hotelaria e do turismo tiveram uma grande e imensa oportunidade de conhecer e explorar melhor os seus conhecimentos relacionados com a cadeia produtiva do turismo da cidade para serem explorados cada vez mais os aspectos culturais, paisagísticos e históricos da cidade como os “Caminhos Drummondianos”, “Museu do Tropeiro”, “Casa de Drummond”, “Memorial Carlos Drummond de Andrade [MCDA]”, “Fazenda do Pontal”, “Catedral”, “Museu de Ferro”, “Mina do Cauê”, “Igreja Nossa Senhora do Rosário”, “Hotel Itabira”, “Poço da Água Santa”, “Mata do Intelecto”, “Mata do Limoeiro”, “Serra do Cipó”, “Estrada Real”, “Valériodoce Esporte Clube [VEC]”, e também os distritos Nossa Senhora do Carmo e Ipoema que possuem todos os aspectos históricos como as igrejas que se encontram instaladas nestes distritos há mais de décadas. Do qual possui todos os grandes aspectos históricos voltados para as atrações turísticas e culturais através do case de sucesso e painéis temáticos que serviram de instrumento para conhecer, discutir e debater o cenário turístico de outras cidades que foram apresentados nos dias 28 e 29 da semana passada, visando boas ideias na estruturação da cadeia produtiva do turismo local diante da inspiração e referência na articulação por meio de ação de parceria com o Poder Público Municipal [PPM].

Empresários exploram mais os seus conhecimentos durante o evento [Foto/ACOM ACITA]
Os empresários dos setores da indústria da hotelaria e do turismo ainda tiveram uma grande e imensa oportunidade de conhecer as grandes experiências mais exitosas das outras cidades que desempenham as ações voltadas à cultura e o turismo diante da transformação da cadeia produtiva gerando emprego e renda nas cidades do polo turístico diante da diversificação econômica da cidade explorando todos os moldes dos cases e painéis temáticos para que os empresários dos setores das pousadas e hotéis que integram o turismo desde o surgimento da cadeia produtiva possam incrementar todos estes conceitos que acontecem nas demais cidades do polo turístico diante destes moldes, sendo muito bem explorados e bem aproveitados para serem instalados na cidade através das trocas de experiências e informações por meio de intercâmbios culturais e turísticos para que estes grandes exemplos que foram apresentados no “1º Seminário WIN - Indústria Criativa” possam ser muito bem proveitosos para os empresários que integram o turismo e a indústria criativa que se encontram instalados na cidade hás mais de décadas. E o Conselho de Turismo [COMTUR] também é parceira da Acita neste segmento da cadeia produtiva que envolve o turismo em sua diversificação econômica na indústria criativa, e foi responsável pelo surgimento do “Famtour” através do programa “Empreender”, que é desenvolvida pela Acita numa ação de parceria com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil [CACB], Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais [FEDERAMINAS] e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas de Minas Gerais [SEBRAE-MG].

Durante a abertura oficial do “1º Seminário WIN - Indústria Criativa”, o presidente da ACITA, Eugênio Andrade Muller iniciou o seu pronunciamento dando saudações aos demais empreendedores e representantes das demais entidades que integram os setores das pousadas e hotéis diante da indústria da hotelaria e da cadeia produtiva do turismo local visando economia criativa, e reconheceu o valor deste segmento turístico da cidade qual está prestes a crescer pela frente. E ainda o Eugenio Muller falou da importância que gera economia local na geração de emprego e renda na indústria do turismo reconhecendo os valores culturais deste segmento que integra a diversificação econômica da cidade na respiração da economia local e região diante da indústria criativa que gera emprego e renda na cidade. Sendo que o Eugênio Muller ainda reconheceu os grandes valores deste segmento sabendo que a cidade mineradora precisa ser desenvolvida para não ficar muito dependente da Vale S/A. “E o desenvolvimento passa necessariamente como sociedade, e ela é uma obra por acaso, e ela é sorte, e ela nem um aperto de contas. E o desenvolvimento é o nosso trabalho e suor!”, destacou.  

Eugênio Müller ainda falou da indústria criativa que sempre necessita de transpiração para poder alavancar o fortalecimento, o crescimento e o desenvolvimento da diversificação econômica da cidade que é a pauta principal do assunto que está sendo discutido e debatido nestes últimos tempos com a sociedade. E o Eugênio Müller ainda ressaltou sobre a importância dos atores que integram a cadeia produtiva deste segmento turístico que merece todo o maior e o grande respeito pelo seu devido desempenho em prol da indústria criativa que gera “trabalho e desenvolvimento” na cidade, sabendo que a indústria criativa tem o seu grande valor e o seu verdadeiro potencial no crescimento e no fortalecimento da diversificação econômica. Do qual o Eugênio Müller acredita muito no grande potencial da cidade em seu desenvolvimento para o crescimento e fortalecimento do turismo na indústria criativa que também gera emprego e renda na cidade. E o Eugênio Muller ainda afirmou que a indústria criativa cabe três potenciais: os atores, a falta de organização, a falta de união para se unir e discutir para traçar todas as estratégias relacionadas à indústria criativa na exploração de grandes exemplos de outras cidades para a integração da diversificação econômica que é a grande nação da cidade no rompimento de barreiras e preconceitos, sabendo que “a gente tem que acreditar na gente” para o fortalecimento do potencial da diversificação econômica na indústria criativa da cidade, visando exploração no turismo para unir e somar forças com os envolvidos neste projeto para conversar, dialogar, discutir, debater para vencer todas as vaidades e os preconceitos para chegar num bom consenso fazendo com que a diversificação econômica na indústria criativa aconteça na cidade, e explorando o turismo cada vez mais na geração de emprego e renda na cidade sem depender sequer da Vale. “Mas, não tão longe não somos mais famosos, por que a gente também não precisa da intenção de querer fazer o melhor! Mas, vamos fazer aquilo que a gente consegue, e vamos largar de lado atrás da andança, e nós vamos fazer naquilo que é possível fazer! E não tenha certeza que se a gente for com esse pensamento que nós vamos fazer o melhor! E às vezes gente se precisa comparar com o que já existe há muitos anos na frente de trabalho, por que a gente não desanima [...] E nós vamos fazer um trabalho por que no inicio é assim mesmo [...] E a gente tem que começar agora pela base no momento de se reunir os talentos que a gente escolhe”, enfatizou.   

Sobre o do “1º Seminário ‘WIN’ - Indústria Criativa”, Eugênio Müller ainda acrescentou que para fazer a realização deste evento, ele teve que contar muito com o total apoio “humano e técnico”, e com poucos recursos financeiros contando somente com o apoio do Sebrae-MG e do programa “Empreender”. E o Eugênio Müller ainda afirmou que existem dois grandes maiores desafios para a criação e o surgimento das cadeias produtivas para fomentar a diversificação econômica na indústria criativa na preparação da cidade para o turismo: “1º União e Mobilização”, “2º Independência do Poder Público Privado [PPP]”. Do qual são dois grandes fatores para poder alavancar a diversificação econômica no crescimento da indústria criativa na cidade como um polo turístico. E ao ser questionado sobre os quatro tipos turismos [citados acima] que foram trabalhados durante as duas noites de apresentação do “1º Seminário ‘WIN’ - Indústria Criativa”, Eugênio Müller ainda destacou o “Drummond” o “Poeta Maior” que é o mais consagrado da cidade como um dos grandes exemplos no segmento turismo literário que foi um dos grandes destaques do painel temático na primeira noite do “1º Seminário ‘WIN’ - Indústria Criativa” que foi uma grande perspectiva muito maior durante o evento que aconteceu na Acita. E o Eugênio Müller ainda destacou o cinema, artes, artesanato, moda, culinária, gastronomia que também são grandes fatores envolvidos numa série de questões culturais que são associados ao turismo em sua diversificação econômica na indústria criativa para a criação de produtos culturais como lembranças e ouros artigos artesanais para os turistas que vierem visitar e conhecer território dos “Caminhos Drummondianos”, que é mais conhecido como “a galinha dos ovos de ouro”, visando conexões culturais e turísticas desde zonas urbanas e rurais da cidade onde nasceu o “Drummond”. Do qual o projeto foi apelidado ainda na gestão do ex-prefeito [1997-2000] Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT]. “Por que ’Drummond’ inspira há muitos anos [...] E a gente imagina que dá para ter essa perspectiva maior. E ao invés de pensar limitar o ‘Drummond’ a literatura, vamos transformar isso em produtos culturais”, acrescentou.

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