segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Leilão dos 48 lotes – Quem dá menos? Compradores poderão arrematar lotes de até “R$ 1,3 Milhão” em sete bairros da cidade

Em fevereiro - “Alguém vai estar disposto a pagar mais um pouco!”, disse o Ronaldo Lott 


Os sercretários Priscila Braga, Ronaldo Lott e Leonardo Rosa falaram em entrevista coletiva sobre os detalhes do leilão dos 48 lotes (Foto/Acom PMI) 

Os Secretários de Obras (SMO) Ronaldo Lott Pires; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Priscila Braga Martins da Costa; e o Procurador Jurídico, Leonardo de Souza Rosa anunciaram o leilão dos 48 lotes que estão em disponibilidade nos bairros Bálsamos (37 lotes a partir de “R$ 59 Mil”), Colina da Praia (9 lotes a partir de “R$ 58 Mil”), Fênix (5 lotes de “R$ 36 Mil” a “R$ 38 Mil” com áreas de 240 m² a 250 m²), Esplanada da Estação (4 lotes a partir de “R$ 1.2 Milhão”), Novo Amazonas (12 lotes), Santa Inês , São Pedro. Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta - feira (27), da semana passada, para prestar todos os primeiros esclarecimentos técnicos sobre o processo licitatório destes 48 lotes que se dividem dentre os 7 bairros da cidade com lotes de até “R$ 1,3 Milhão” para ser leiloado nestes bairros do município.

Do qual os sete bairros da cidade possuem 48 unidades destes loteamentos de todos os mais variados tipos e níveis diversos desde tamanho, posicionamento, topografia dentro de grandes áreas nobres e perímetros urbanos da cidade. E o edital da venda dos 48 lotes destes sete bairros da cidade que serão leiloados já encontra publicado diário oficial do município (jornal “Diário de Itabira”) desde sexta-feira (22) de dezembro, do ano passado. E a abertura das propostas para o arremate das 48 unidades destes loteamentos com aproximadamente de 12 lotes por dia serão divididos em 16 lotes para cada 3 grupos que acontecerão no dia 20 a 23 de fevereiro a partir das 8 hs ás 18 hs da noite, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SMO), na “Mata do Intelecto”, em sala fechada, e sem intervalo sequer para o horário de almoço. E as rodadas das negociações das demais propostas para as aquisições destes 48 lotes terão 50 minutos de duração para dar o menor preço sobre o valor do lance para o arremate destes loteamentos que se encontram localizado dentre sete bairros do município. E as datas dos leilões serão publicadas diariamente no diário oficial durante o decorrer do leilão, e com a inclusão da abertura das propostas que acontecerão no dia 20 de fevereiro deste ano.

Com a previsão de arrecadação de “R$ 10.480.000,00” que serão repassados para a Caixa Econômica Federal “Caixa” (CEF) para o financiamento das obras de infraestrutura do programa “Minha Casa, Minha Vida!”, do governo federal. E com a inclusão das aberturas de rua, água, esgoto, passeio, meio-fio e luz. E ainda com o investimento inicial de “R$ 2 Milhões” para o financiamento das obras de infraestrutura que é uma contrapartida da Prefeitura para fazer o repasse antecipado no valor de “R$ 10,5 Milhões” para a “Caixa” dar o inicio nas obras habitacionais, e com o custo muito reduzido, e sem haver sequer os recursos do município nesta contrapartida diante da fiscalização dos repasses dos valores das vendas dos 48 lotes que serão arrematados durante o leilão. E com a inclusão dos pagamentos anuais do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no valor de “R$ 45 Mil”, e o Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI) no valor de “R$ 200 Mil” anuais, 24 horas depois da venda destes 48 lotes que somam-se no valor total de “R$ 10.725.000,00” em arremates e arrecadações de impostos que são emitidos pelo município. Do qual estes valores serão investidos nas obras da Avenida Machado de Assis que fará a ligação com Avenida Almir Pessoa Magalhães “Canal do Gabiroba”, entre os bairros  Gabiroba (de Baixo) e Hamilton que será financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do governo estadual que fica algo em torno de R$ 22 “Milhões” para viabilização inicial da 1ª Etapa do seu pavimento inicial das obras de infraestrutura.

Ronaldo Lott ainda esclareceu que não há nenhuma irregularidade sequer nestes 48 lotes que estão em processo licitatório para o arremate no leilão público que acontecerá em fevereiro, e houve a autorização da desafetação e processo de retificação das áreas destes terrenos que é encaminhado para o Cartório de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRIMG/Itabira) para fazer o registro da matrícula destes terrenos em documento que serão repassados aos futuros proprietários destes terrenos durante o arremate no leilão. Do qual os terrenos foram aprovados durante a reunião extraordinária que aconteceu durante a tarde de segunda – feira (20) de novembro do ano passado, na Câmara Municipal de Itabira (CMI) para a construção dos 400 apartamentos do programa “Minha Casa! MinhaVida”, do governo federal. “Mas, todos os lotes são legais, e são terrenos de propriedades da prefeitura. E não tem nenhum terreno e nenhum imóvel que não seja da propriedade da prefeitura”, esclareceu. 

De acordo com o Ronaldo Lott, os 4 lotes da avenida Mauro Ribeiro Lage que é de inteira propriedade da prefeitura, e os outros 4 lotes que é são de inteira propriedade particular foram indenizados pela própria prefeitura para sofrer o processo de retificação de área para serem arrematados durante o leilão público, e com cerca de 9 unidades dentro dos 48 lotes que estão ainda em processo de andamento para serem encaminhados para o cartório de registro de imóveis para a sua devida regularização destes terrenos diante da legalidade destes imóveis a qualquer momento. “E não existe a questão de lotes irregular, e existe a questão de fazer aquilo que é o certo. E a prefeitura teria de fazer isso em algum momento? Sim! Pois esses lotes foram de propriedade da prefeitura, e foram vendidos no passado e agora tem eu ser ajustado. E então, é um processo natural e não existe nada maior diferente disso”, defendeu.


Como participar?

Para participar do leilão dos 48 lotes que acontecerá em fevereiro deste ano, o comprador terá que pagar 5% do valor do adiantamento pela carta de credito sobre o valor do calção com o prazo de antecipação na data limite de 24 hs ou na véspera das datas dos leilões que são referente à parte do valor total do lote que estarão disponíveis durante os 4 dias de leilão diante das conformidades do comprador para o agendamento de sua participação nas datas especificadas acima para a sua apresentação da carta de credito no local  ao participar do leilão.

O comprador ainda poderá participar destes 3 grupos por um preço único pela carta de crédito no valor de 5% do calção que foram pagos pela parte do valor total do terreno, e fazer o seu arremate do terreno dentre destes 3 grupos, caso ele perca o lance no 1º grupo durante o leilão, o comprador poderá participar no 2º e 3º grupo que estão disponíveis os 48 lotes que são previstos em leis federais devido a uma nova mudança no código tributário sobre a concorrência pública. Do qual o comprador terá o seu valor da carta de crédito de 5% sobre o calção que foi pago será devolvido, caso não conseguir arrematar o terreno durante o leilão nestes 3 grupos. E ainda o comprador poderá participar dos leilões destes 48 lotes e fazer mais aquisições desses terrenos que estão dentre os 3 grupos de até no valor de “R$ 1,3 Milhão” para poder garantir ainda mais o alto poder da participação dos demais compradores para o arremate das 48 unidades que estão disponibilizados em 7 bairros da cidade através do edital de concorrência pública destes lotes que serão leiloados em fevereiro. E quando se trata de aquisição do terreno em sociedade durante o leilão dos 48 lotes, o comprador terá que registrar o nome dos sócios no dia apresentação da proposta para estarem inscritos durante o leilão. E o Leonardo Rosa ainda afirmou que até servidores públicos da prefeitura podem participar legalmente do leilão desde que não faça parte da comissão de licitação, da secretaria de obras que é a gerenciadora do leilão.

Para retirar a carta de credito referente aos 5% do valor loteamento que foram pagos através de deposito bancário ou transferência eletrônica, o participante do leilão terá que comparecer pessoalmente na Secretaria da Fazenda (SMF), da prefeitura e fazer todas as solicitações das documentações, e munidos com os documentos de comprovante de endereço (água, luz, telefone e boleto bancário), identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para poder participar do leilão. E em seguida, comparecer com antecedência no local do leilão e apresentar todas as documentações originais junto com o envelope fechado do valor do arremate destes 48 loteamentos durante o processo licitatório. E após os leilões dos 48 lotes já arrematados, o comprador terá 3 dias uteis para fazer o pagamento á vista do restante da carta de crédito sobre o valor do calção de 5% do terreno arrematado. E no momento foram emitidos somente 40 editais que foram solicitados pelos compradores interessados pelo leilão e enviados por e-mail, e com a publicação no portal daprefeitura. E o edital completo poderá ser retirado na Coordenadoria de Contratos da Prefeitura, na Avenida Carlos de Paula Andrade, nº 135, Centro, no 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Os interessados também poderão solicitar o documento por meio do e-mail contratositabira@yahoo.com.br.

sábado, 6 de janeiro de 2018

Utilidade Pública - Falta de sinal para os canais da televisão aberta


Com exceção da Rede Globo, a Prefeitura comunica que os canais de televisão Record, Band, SBT e Rede Vida passam por manutenção e, no momento, encontram-se fora do ar na televisão aberta. Cada emissora é responsável por sua manutenção e, portanto, pelo retorno do sinal. No caso de televisão paga e de antena parabólica, os canais já estão sintonizados.

Utilidade Pública - Interrupção de água e luz neste domingo


Conforme anúncio feito pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) sobre a interrupção de energia elétrica no próximo domingo (7), na região central da cidade, a Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, comunica que a manutenção na rede elétrica compromete o abastecimento de água, que também será interrompido no mesmo período. Portanto, diversas ruas do Centro e dos bairros Pará, Penha e Vila Paciência ficarão sem luz e sem água, das 8 às 13 horas.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Calamidade financeira na saúde por 120 dias – A festa da “Farra dos Medicamentos” acabou! “Não temos recursos que aguenta! Remédios aqui estava uma verdadeira festa, é igual cerveja no boteco”, lamentou o Ronaldo Magalhães

Com os planos de saúde - 32 Psf´s e Farmácia Popular estão com os dias contados para acabar! Prefeito acaba com as regalias dos empresários e funcionários da Vale que retiram os medicamentos sem nenhuma necessidade


Ronaaldo magalhães anuncia o fim da "Farra dos Medicamentos" duarante a coletiva de imprensa (Foto/Acom Pmi)
De acordo com o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), os usuários das 32 unidades do Programa da Saúde da Família (PSF) e da Farmácia Popular que integra a rede de atenção básica do município. Os empresários e funcionários da Vale S.A que obtém o mais alto poder aquisitivo financeiro para as compras dos medicamentos através de planos de saúde e de receitas que são emitidos pelos médicos. E eles estavam retirando todos os mais variados tipos de medicamentos à beça e com muita reveria, e sem haver nenhuma necessidade sequer diante do descumprimento da lei da federal com relação da distribuição dos medicamentos que são expostos nos Psf´s e farmácia popular, e sabendo que ainda acaba dificultando para os mais necessitados com o baixo poder aquisitivo financeiro que necessitam destes medicamentos que estão expostos nas unidades dos Psf´s nos bairros e Farmácia Popular. E o Ronaldo Magalhães ainda solicitou a intervenção do Ministério Público (MPE-MG) para dar o total suporte na regulamentação da lei federal que permite à distribuição dos medicamentos as pessoas com o baixo poder aquisitivo. 

Calamidade financeira na saúde decretada por 120 dias (Foto/Reprodução/Divulgação)
Ainda os empresários e funcionários da Vale estavam enviando os medicamentos para as cidades próximas e distanciadas do município pelo Sedex através das unidades da Empresa de Correios e Telégrafos S.A “Correios” (ECT), que se encontram instaladas no município há mais de décadas. Da qual a regulamentação está sendo feita de forma séria e honesta dentro das conformidades das leis constitucionais e da intervenção do ministério público. “Por que, na verdade o remédio aqui estava uma verdadeira festa, e estava igual cerveja no boteco, e todo mundo pegava e levava para a casa, e fazia confusão. E inclusive, aquela farmácia que estava ali perto do correio, e você pegava na farmácia e colocava no ‘Sedex’ e mandava pra outra cidade. E não tem recursos que aguenta! E então, fizemos uma regulamentação séria e honesta com o aval, e inclusive, do Ministério Público para não haver problemas no futuro”, lamentou.   

Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que está fazendo todos os devidos ajustes financeiros quando se trata da aquisição dos medicamentos dos mais variados diversos laboratórios especializados na fabricação dos medicamentos por meio de processo licitatório, e com a entrega programada para o abastecimento dos Psf´s e da Farmácia Popular no município. E ainda o Ronaldo Magalhães afirmou que fez todos os devidos ajustes na Farmácia Popular que atualmente se encontra instalada na Rua Geraldo Santana dos Santos, 44, Vila Santa Izabel, onde funcionava a antiga Diretoria de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). E o Ronaldo Magalhães ainda afirmou que economizou cerca de “R$ 15,9 Mil” dentro do valor “R$ 17 Mil” mensais que eram pagos na farmácia municipal que era situado na Avenida João Pinheiro, 750, Centro, que acabou resultando na diferença de “R$ 2,1 Mil” mensais em aluguel na Farmácia Popular que fica em frente a prefeitura.

Sobre os medicamentos nos Psf´s e Farmácia Popular, Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que faltar poucos medicamentos nas unidades dos Psf´s e Farmácia Popular, em fevereiro, quando estiver todos os medicamentos abastecidos e expostos nestes estabelecimentos depois de ter decretado o estado da calamidade financeira na saúde por 120 dias (quatro meses de vigência) através do decreto que foi publicado no diário oficial do município (no jornal “Diário de Itabira”), na sexta-feira (29), após a entrevista coletiva que aconteceu durante a tarde desta terça – feira (26), da semana passada, em seu gabinete. E o documento ainda formaliza todos os problemas enfrentados que são relacionados à situação financeira pela administração municipal para manter serviços ligados ao setor, e especialmente no Sistema Municipal de Saúde (SMS), que desde o início do ano restringiu a distribuição de medicamentos nas farmácias populares e até materiais básicos para atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Veja os 10 motivos que levaram à declaração de calamidade financeira na saúde:

– Limitações financeiras do Município;

-O Município vem arcando com recursos próprios, com despesas com a Média e Alta Complexidade no setor da saúde municipal;

– O Estado de Minas Gerais não tem repassado os recursos de sua competência para o setor de saúde do Município;

– Urgência do equilíbrio do equilíbrio da relação entre a arrecadação e as despesas como um todo e em especial no setor de saúde;

– O Município é habilitado em Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde e executor de todos os programas criados pelo Governo Federal e Estadual e que, por isso acaba assumindo mais responsabilidade;

-A Administração Municipal não medirá esforços no sentido de prover a sociedade com ações, constitucionalmente asseguradas, respeitada a sua real capacidade financeira, principalmente no setor de saúde;

-Extrema urgência na solução de serviços essenciais ao Município;

– Obrigatoriedade dos gestores públicos de zelarem pela predominância dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, publicidade e, sobretudo pela moralidade, eficiência e efetividade, além da necessidade de zelar pela correta aplicação de recursos públicos;

– Não dispõe de mais recursos para manutenção integral dos serviços essenciais de saúde pública;

-Urgência em reestabelecer os serviços de Alta e Média Complexidade.


terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Inscrições Abertas - HNSD promove curso para gestantes em janeiro

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promove no sábado, 13 de janeiro, às 7h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Itabira) , a primeira edição do curso para gestantes “Manual do Bebê” em 2018. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Banco de Leite Humano da instituição ou pelo telefone (31) 3839-1425. Para manutenção das aulas é cobrada uma taxa de R$ 30,00 por pessoa ou R$ 50,00 por casal.


O curso é indicado para mães e pais interessados em saber informações a respeito do aleitamento materno, pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. É um momento de aprender e compartilhar experiências. Serão ministradas sete aulas que associam teoria e prática:


• Aleitamento Materno;

• Dificuldades com a Amamentação;

• Pega Correta para a Amamentação;

• Cuidados com o Recém-Nascido;

• Banho do Recém-Nascido;

• Pré-parto, Parto e Puerpério;

• Fisioterapia na Gestação.


O curso “Manual do Bebê” é realizado mensalmente por voluntários do Banco de Leite Humano do HNSD e conta com a participação de enfermeiras, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, pediatra e voluntários da área da saúde. Criado em 2005, a iniciativa já teve mais de 120 edições com a participação aproximada de 4.500 pessoas.

Grandes novidades - Quem não é visto, não é lembrado! “A Voz de Itabira” necessita de contatos publicitários para vendas de anúncios desta página

Pela primeira vez na história! “A Voz de Itabira” é homenageado pela “Interassociação” no ano de 2017


Fundador do blog "A Voz de Itabira" vai ser tornar o site de noticias ainda pela frente (Foto/Wilson Rodrigo)  
Atenção empresas, repartições públicas e privadas de Itabira e região! O blog “A Voz de Itabira” anuncia oficialmente a necessidade dos contatos publicitários através da “AVI Editora Comunicação e Marketing-MEI” registrada pelo Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para expor as suas marcas das suas grandes empresas mais conceituadas do mercado, através dos anúncios desta conceituada página na divulgação para angariar cada vez mais os seus clientes através desta página, do qual se encontra permanente há 5 anos no ar divulgando fatos e noticias da nossa cidade com cerca de 300 mil acessos nestes últimos cinco anos de existência na cidade.

Rosemary Alvares de Souza "Rosinha" (Foto/Rodrigo de Oliveira/Arquivo/Divulgação)
“A Voz de Itabira” foi fundada no dia 15 de Abril de 2013, e começou alavancar em seu crescimento na comunicação visual e escrita durante o período eleitoral de agosto de 2016, e conquistou o seu primeiro e grande reconhecimento histórico e em público através da sua primeira homenagem “Diploma de Honra ao Mérito” e “Dia do Líder Comunitário”, do qual o fundador e criador do “A Voz de Itabira”, Rodrigo de Oliveira Ferreira foi homenageado no dia 20 de agosto de 2017 pela presidente da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira (ICRECI) Rosemary Alvares de Souza “Rosinha”, juntamente com a atual mesa diretoria composta na entidade, de forma unânime. E em sua ultima reunião na sede da interassociação do dia 03 de dezembro de 2017, o ex- Secretário (2013/2016) de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento (SMAA), Nivaldo Ferreira dos Santos disse que a homenagem conferida ao Rodrigo de Oliveira foi muito merecidamente diante dos trabalhos que são desempenhados prol da população diante dos grandes acontecimentos dos fatos na cidade.

Eu, Rodrigo de Oliveira, gostaria muito de agradecer aos meus internautas que são os meus grandes e verdadeiros leitores desta conceituada página por terem acreditado na minha competência e na capacidade de demonstrar todo o meu talento na divulgação das matérias publicadas neste blog, e com a possibilidade de chegar ao portal de noticias, na internet, e possibilitando para dar toda a continuidade na cobertura dos grandes fatos e acontecimentos na cidade. E com a possibilidade de criar o seu mais novo e recente portal de noticias, na internet, a partir deste ano para somar mais forças no crescimento de acessos desta conceituada página diante da divulgação dos grandes fatos e acontecimentos da nossa cidade. E para atender ainda melhor a sua empresa e os seus clientes através desta conceituada página na divulgação das marcas das grandes empresas com “6 Mil” acessos mensais. E ainda com os textos jornalísticos de melhor qualidade que são publicados e editados diariamente a cada momento em favor de vocês clientes e leitores que acessam esta página diariamente, de forma constante.  

Quem sai ganhando na frente é você e os seus clientes na divulgação da sua empresa através desta página diante da diversificação econômica das grandes empresas de Itabira e região. E é por isso que nesses últimos anos de crescimento em que o “A Voz de Itabira” vem sofrendo nos últimos tempos, e fazendo ainda a questão de anunciar oficialmente as vendas de plano de mídia, através de anúncios de todos os tamanhos que se enquadram dentro do espaço desta página para atender melhor na divulgação das marcas das suas grandes empresas da cidade e região.

Para que os seus clientes possam dar a maior preferência nas suas grandes empresas com os produtos que são ofertados pelas empresas da nossa região. E “A Voz de Itabira” ainda agradece aos seus leitores por ter chegado aonde chegamos com este numero de acessos, de forma muito significante e histórica, e desejamos um feliz natal e um próspero ano novo cheio e repleto de muita paz e alegria no ano de 2018 que se inicia a partir de hoje. 

Para fazer a aquisição dos anúncios deste espaço, os interessados devem entrar em contato através da fan-page pelo facebook, e também pelo e-mail: avozdeitabira@outlook.com ou pelo tel. fixo. (31) 3831-2402, e ou pelo celular (31) 98973-1994.