domingo, 3 de fevereiro de 2019

Sobre a paralisação das minas da Vale - Esclarecimento! "Isso não acontecerá em Itabira", resumiu o André Viana

Presidente do Metabase, veradoo André Viana Madeira "Podemos"   (Foto/Rodigo Ferreira/ Arquivo/Divulgação)

O comunicado do presidente da Vale S/A, Fabio Schvartsman durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (28). Onde ele apresenta o descomissionamento de barragens no sistema alteamento a montante causou grande preocupação, em especial nos trabalhadores da empresa Vale. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), vereador André Viana Madeira (Podemos) explicou em tempo hábil (enviou o áudio pelas redes sociais) que Itabira não terá sua unidade paralisada. 

As barragens que se romperam em Mariana-Mg em 2015, e em Brumadinho-Mg , na semana passada, foram erguidas com a mesma técnica que é considerada obsoleta e de maior risco pelos especialistas. No modelo de alteamento à montante, mais econômico, a construção de novas etapas da barragem é feita sobre os rejeitos depositados, na parte interna da estrutura. É o formato mais comum de depósitos de rejeitos na mineração. Em Itabira, de acordo com o sindicalista, “as barragens não possuem essa técnica”, esclareceu. 

A empresa Vale confirmou essa afirmação em seguida ao anúncio do presidente do Metabase Itabira por meio de nota: “...Para a realização das obras de descomissionamento das barragens a montante com segurança e agilidade, a Vale paralisará temporariamente a produção das unidades onde as estruturas estão localizadas, a saber; as operações de Abóboras, Vargem Grande, Capitão do Mato e Tamanduá, no complexo Vargem Grande, e as operações de Jangada, Fábrica, Segredo, João Pereira e Alto Bandeira, no complexo Paraopebas, incluindo também a paralisação das plantas de pelotização de Fábrica e Vargem Grande. As operações nas unidades paralisadas serão retomadas à medida que forem concluídos os descomissionamentos...” diz a nota.

Assista a entrevista coletiva do presidente da Vale, Fabio Schvartsman, na íntegra: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário