sábado, 23 de março de 2019

Coletiva de Imprensa - Comemoração histórica! “Falar de 160 anos do Hnsd, é falar de uma responsabilidade muito grande”, destacou o Alexandre Coelho

Dificuldade financeira - Aniversário em crise! “Nós temos uma crise financeira na área da saúde”, lamentou o Vaquimar Vaz 

Diretores do Hnsd e do Rotary Club Itabira Cauê convocam a coletiva de imprensa e anunciam 160 anos do Hnsd e 114 do Rotary Club (Foto/Felipe Jácome/Acom Hnsd)  

Para o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) Vaquimar José Vaz; e o presidente do “Rotary Club de Itabira-Cauê”, conselheiro fiscal do Hnsd Márcio Antônio Labruna; é um verdadeiro e grande motivo de muito orgulho em comemorar os 160 anos de Hnsd e os 114 anos do Rotary Club pela primeira vez na historia de Itabira e região nesta tão importante parceria que uniu o útil ao agradável, de forma bem unificada para a comemoração histórica destas duas grandes conceituadas instituições que são favoráveis às causas sociais em prol da comunidade no município sabendo que o Hnsd atualmente possui 1048 funcionários com empregos diretos. Sendo que o Rotary Club possui cerca de 3 clubes rotários com 100 rotarianos na instituição. Vaquimar Vaz ainda falou da falta de repasse do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) de “R$ 9 Milhões” em convênios para manter todas as estruturas funcionais que envolvem toda a mão de obra qualificada na saúde hospitalar dos demais pacientes de Itabira e região diante da crise econômica mundial.  “Que fique bem claro gente! Que o Hospital [-Nossa Senhora das Dores – HNSD] estava sim pensando em fazer essas comemorações. Mas, o hospital por si só não tinha condições. Nós temos uma crise financeira na área da saúde, e tem uma dificuldade [muito grande] de recebimento ainda do município. Por que esse governo [do atual prefeito Ronaldo Lage Magalhães – PTB] pelo ao menos está mantendo ainda os pagamentos em dia. Mas, ele também este tendo dificuldade de receber do estado, e preconizar essas dificuldades dos nossos hospitais”, lamentou o Vaquimar Vaz.        
  
Diretor do Hnsd, Alexandre Coelho (Foto/Felipe Jacome/Acom Hnsd)
Em comemoração aos 160 anos do Hnsd, e 114 anos do Rotary Club. O Hnsd e o Rotary Club prepararam os calendários de atividades que acontecerão de 11 a 28 de abril com eventos internos e externos durante o decorrer em todas as grades da programação comemorativa do aniversário destas instituições parceiras que estão instaladas permanentemente há mais de décadas no município. De forma muito histórica e comemorativa para o município, Vaquimar Vaz ainda esclareceu durante a coletiva de imprensa desta terça-feira (26/2) que desde o ano passado ele e o Márcio Labruna vem trabalhando na elaboração da grade de programação comemorativa dos 160 anos da instituição. “Buscando essa inspiração de como comemorar esse 114 anos, os rotarianos [também] decidiram abraçar esta instituição [Hospital Nossa Senhora das Dores – HNSD] que está fazendo 160 anos como afirmou o provedor [do Hnsd, Vaquimar Vaz]. No sentido de que a gente possa ser parceiro na realização de um evento que desde que possa deixar marcada na comunidade [Itabirana]. Na presença desta instituição [Hnsd] que há 160 anos que vive salvando e trazendo vidas, e modificando as vidas de tanta gente. Então, e com muita honra e com muita inspiração que nós rotarianos estamos buscando patrocinadores e buscamos recursos necessários. Para que a gente possa estar oferecendo ao hospital [Hnsd] que bem merece. Que não é uma instituição qualquer, e bem merece fazer um esforço para comemorar esses 160 anos [de existência]”, comemorou o Márcio Labruna.

Considerada como referência microrregional no município em qualidade de atendimento aos pacientes na área de saúde. Em comemoração aos 160 anos do Hnsd e dos 114 anos do Rotary Club, o diretor executivo da instituição Alexandre José da Silva Coelho, ele falou durante a coletiva de imprensa que o objetivo principal é consolidar a nova logomarca do Hnsd como referencia nacional em Oncologia e na Hemodiálise, e também na qualidade de atendimento na saúde dos pacientes. Sendo que os 1048 colaboradores da instituição são os grandes e verdadeiros responsáveis que contribuiriam com o crescimento da instituição, de forma muito insignificante em Itabira e região no atendimento de “500 Mil” habitantes em 29 cidades que estão agregadas no polo regional. Alexandre Coelho ainda falou das ações que foram desempenhadas durante o decorrer da atual gestão, e ele também ainda relembrou que a primeira Santa Casa de Minas Gerais foi construída em Ouro Preto-Mg em 1753. Sendo que a Santa Casa mais importante de Minas Gerais foi construída em 1959, após 50 anos de fundação do Hnsd, em Itabira. “Olha! Que responsabilidade que tenha esta instituição no cenário histórico [em Itabira]. Um histórico do Hospital [- Nossa Senhora das Dores - HNSD] se confunde com a historia de Itabira com a descoberta do ouro, e com a criação da Vale [S/A] em todas as suas peculiaridades. Então, traduzir 160 anos desta instituição [de Hnsd] é um marco importante pra nossa trajetória como colaboradores, funcionários, e cidadãos itabiranos. Por isso, queremos devolver para a comunidade o que eles têm proporcionado pra esse hospital. Temos que devolver para a comunidade de Itabira e região; ‘O que recebemos dessas pessoas?’”, comparou o Alexandre Coelho.        


Histórico

Ainda no inicio do Século XVIII, a história de Itabira, e a descoberta do ouro e a fundação do hospital registra-se na mesma época. Em 1841 o Padre José Felicíssimo, proveniente da cidade de Mariana-Mg, foi apresentado à Igreja Paroquial Nossa Senhora do Rosário na Vila de Itabira do Mato Dentro, e tornou-se Pároco da igreja e finalizou a obra da igreja matriz.

Em 1845 até 1848 o Pároco tornou-se presidente da Câmara Municipal de Itabira (CMI). Em seu último ano de mandato, a Vila tornou-se cidade, deixando de ser distrito de Caeté-Mg, 09 de outubro de 1848. Em 1854 foi fundada a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), pelo Monsenhor Felicíssimo.

Já em 1859, preocupado com a saúde da população de Itabira o Monsenhor liderou uma grande força de trabalho para criar uma Santa Casa, cujo local fora doado pelo Major Paulo, que posteriormente foi nomeada como Hospital Nossa Senhora das Dores, tendo como seu provedor, o Monsenhor José Felicíssimo.

Nos anos 50/60 foi doado pela Baronesa de Alfié um lote no qual o hospital foi transferido.
    

Confira a programação

Domingo – 7 de Abril
- 1ª Corrida Rústica
Local: Casa do Rotariano na Avenida Duque de Caxias “Esplanada da Estação” (em frente a “Policlínica”, e ao Lado da “Interassociação”)/Horário: 9 Hs, da manhã.

Quinta-feira - 11 de Abril
- Missa comemorativa dos 160 anos do Hnsd, com o bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti
Local: Catedral / Horário: 19 Hs, da noite.

Sábado – 13 de Abril
-Baile na Associação dos Técnicos Industriais da Vale S/A com a entrega da Comenda Monsenhor Felicíssimo
Local: Ativa/ Horário: 19 Hs, da noite.

Domingo - 28 de Abril
- Leilão de Gado
Local: Parque de Exposições Virgílio José Gazire/Horário: 9 Hs, da manhã.    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário