Em clima de “Pânico e Tensão”! Moradores são aterrorizados com a inoperância da mineradora
|
Subtenente Anderson acalma os moradores do Bela Vista que entraram em momentos de pânico e desespero após o alarme falso da mineradora (Foto/Rozenilda Lemos)
|
Por volta das 22 hs, da noite desta quarta-feira (27). Moradores do “Bela Vista, Nova Vista, Eldorado, Praia, Conceição e Gabiroba” que residem próximos e nos arredores da barragem do Pontal e demais barragens adjacentes da mineradora dentro da Zona de Auto Salvamento (ZAS) foram vitimas do alarme falso da Vale S/A, do qual os moradores destes bairros entraram em momentos de tensão, pânico e desespero. Que se evacuaram pelas rotas de fugas com o destino aos demais pontos de encontros de forma muito assustadora, do qual os pontos de encontros foram demarcados pela mineradora através da defesa civil, do município. Sendo que as sirenes do Plano de Ação deEmergências para Barragens (PAEBM) foram disparadas erroneamente. Como ocorreu também em São Gonçalo do Rio Abaixo-Mg nesta sexta-feira (23) por volta das 21:30 hs, da noite. Sendo que os moradores destes bairros ficaram totalmente apavorados e desesperados, após o acionamento errôneo das sirenes por parte da mineradora, de forma muito gravíssima e desrespeitosa com os moradores destes bairros dentre familiares, parentes, amigos, idosos e pessoas com graves problemas de saúde em toda a vizinhança.
|
Moradores do Bela Vista no ponto de encontro após o alarme falso da mineradora (Foto/Heitor Bragança) |
Que poderia acabar provocando um enorme e verdadeiro infarto fulminante nestes moradores com as idades mais avançadas, do qual os moradores destes bairros entraram num verdadeiro e o maior desespero de sua historia. Que viveram os piores dias de pânico e de terror que foi causado pela própria mineradora, e envolvendo ainda pessoas com os seus familiares e entes queridos num só desespero com os disparos das sirenes, de forma muito errônea pela própria mineradora. Principalmente, as pessoas mais idosas com as idades muito mais avançadas que sobrevivem à base de medicamentos também sofreram com este transtorno que foi causado pela própria mineradora, e sendo que eles também passaram por este grande sofrimento durante os momentos de terror e pânico com os alarmes falsos que foram provocados pela própria mineradora. Sendo que os moradores destes bairros entraram no clima pânico em todo momento ao sair das suas residências pelas rotas de fugas com destino aos pontos de encontros que foram demarcados pela mineradora através defesa civil do município. De menos os representantes da mineradora nem comparecerem sequer para dar a mínima satisfação aos moradores destes bairros que foram vitimas do alarme falso que foi acionada pela mineradora, e sendo que os moradores destes bairros tiveram que sair das suas residências pelas rotas de fugas para os pontos de encontros destes bairros sem ter nenhuma precisão sequer.
|
Moradores em clima tenso ao se evacuarem das suas casas
(Foto/Heitor Bragança)
|
Ainda os moradores que residem próximos das barragens da mineradora há mais de décadas, eles tiveram que se evacuar para os pontos de encontros, evitando de serem atingidos pelas lamas do rejeito de minério com o percurso de “70 Km/h”, caso, ocorra o rompimento da barragem do Pontal realmente. Nada passou mais do que um susto, e mais do que verdadeiro alarme falso que foi disparado erroneamente pela própria mineradora, e sendo que não foi algo nada fácil para os moradores destes bairros que moram mais próximos das barragens da mineradora após a grande catástrofe em Brumadinho-Mg que resultou 395 localizados com 217 mortes, e mais 88 pessoas desaparecidas ainda neste momento. Sendo que os moradores destes bairros têm pessoas idosas e demais pessoas com sérios problemas de saúde gravíssimos que também passaram por esse enorme sufoco e constrangimento devido ao acionamento do alarme falso, e ainda correndo sérios riscos de morrerem infartados a qualquer momento como o disparo do alarme falso, de forma muito gravíssima, o que a mineradora cometeu com estes moradores próximos da barragem da mineradora. Que causou muitos transtornos constrangedores e perturbações com a vizinhança inteira nestes bairros, após os disparos errôneos das sirenes.
|
Corpo de Bombeiros fizeram o patrulamento ostensivo nos pontos de encontros apos o alarme falso (Foto/Rozenilda Lemos) |
Ainda com o alarme falso das sirenes por parte da mineradora que colocou toda a vizinhança que entraram em pânico e em desespero neste exato momento, e sem ter que levar todos os seus pertences das suas casas. Sendo que os moradores destes bairros foram para os pontos de encontro somente com a roupa do corpo e com os documentos pessoais, caso, ocorrer o sinistro durante o rompimento da barragem do Pontal realmente. Sendo que os moradores não podem se deslocar em seus veículos como carros e motos dentro das conformidades do Paebm. Quando se trata de rota de fuga durante os momentos de pânico e desespero ao ver o rompimento da barragem com 30 minutos de pânico e desespero destes moradores que viveram os grandes momentos de terror, após o acionamento errôneo das sirenes por parte da mineradora. De menos os cadeirantes que são os grandes e verdadeiros Portadores Com Deficiência (PCD) e Portadores de Necessidades Especiais (PNE), e também pessoas que são os verdadeiros entes queridos dos familiares que se encontram acamados com problemas de saúde, e são impossibilitados de se deslocarem das suas residências quando se trata de rompimento das barragens na hora em que as sirenes são acionadas para se evacuarem do “Zas”.
|
Subtenente Anderson acalma os moradores do Bela Vista (Foto/Rozenilda Lemos) |
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), o subtenente Anderson ainda esclareceu os moradores do Bela Vista que entrou em contato por telefone com o Centro de Controle de Emergências e Comunicação (CECOM), e foi informado pela mineradora que nada passou de um verdadeiro equívoco devido aos disparos do alarme falso que foi acionado erroneamente no momento. Sendo que os moradores do Bela Vista viveram os momentos de “pânico e desespero” ao fazer o percurso de 50 metros até chegar ao ponto de encontro que fica situada na Avenida Emilio Zacarias da Silva. Ainda o tenente Gonçalves esclareceu que houve uma pane no sistema de acionamento das sirenes, de forma muito errônea por parte da mineradora. Sendo que o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar (PM) percorreram todas as ruas dos bairros que possui as sirenes do Paebm que foram instaladas pela própria mineradora, após o rompimento da barragem de Brumadinho. Para averiguar todas as situações, de forma psicológica destes moradores dos bairros que foram vitimas do alarme falso, do qual os moradores ficaram assustados e aterrorizados com esta situação durante os momentos pânico e terror que não foi algo nada fácil para ninguém. Ainda o tenente Gonçalves orientou os moradores que na hora em que as sirenes do Paebm for acionada, eles terão que discar imediatamente para 193 para tomar todas as providências cabíveis no momento.
“Tocou nós temos que sair! A nossa prioridade; ‘o quê que eu nós temos qual fazer? Cuidar das vidas. Não é isto?’. Mas, como eu estou orientando todos aqui [no Bela Vista] na dúvida gente, tocou; ‘nós vamos sair!’ A gente não pode ter essa duvida se não pode ser pânico ou se não vai ser. Isso, a gente tem que levar essa demanda e cobrar deles realmente. Agora o quê que a gente alerta também? Tem pessoas que tem bairro que não tem nada haver que nem tocou. Mas, recebeu no whatsapp que estava tocando, e estava ligando para a gente. Então, o risco você tem! As vezes eu vim aqui no bairro [Bela Vista] realmente para o ponto de encontro e a gente vai por outro bairro que não tem lá, e por quê lá recebeu pelo whatsapp e acha que tocou aqui”, alertou.
Esclarecimento
Em nota a imprensa, a Vale informou que na noite desta quarta-feira (27) foi disparado um sistema de alerta de barragens em Itabira (MG).
O acionamento em Itabira aconteceu devido a um desacerto técnico. Portanto, não há situação de emergência nessa localidade e nem necessidade de que as comunidades da região sejam evacuadas.
Assim que a situação foi identificada, a correção foi imediatamente feita pela área técnica.
A Vale reitera que não houve alteração no nível de segurança das barragens de Itabira e que os moradores da cidade podem manter a tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário