sexta-feira, 7 de junho de 2019

“1099 Colaboradores” dizem não à Anglo American - Com a "PLR" rejeitada! Trabalhadores recusam a proposta da empresa e provocam uma nova discussão durante a assembleia

1099 colaboradores da Anglo American rejeitam o acordo coletivo sobre a PLR (Foto/Acom Metabase)

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase) realizou as assembleias com os funcionários da Anglo American Plc, em Conceição do Mato Dentro-Mg nesta segunda-feira (03) e terça-feira (04) com os funcionários da Anglo American Plc, em Conceição do Mato Dentro-Mg desta semana. Prestigiada por 1099 colaboradores da mineradora, a assembleia foi conduzida pelo presidente do Sindicato Metabase, vereador André Viana Madeira (Podemos) que esclareceu aos funcionários sobre os motivos que deveriam reprovar a proposta que foi apresentada pela empresa.

Presidente do Sindicato Metabase, André Viana (Foto/Acom Metabase)
André disse estar concordar com a reprovação pelos trabalhadores da mineradora. “Números da empresa apresentam que a produção de minério de ferrodo Minas-Rio atingiu ‘4,9 Milhões’ de toneladas no primeiro trimestre desde ano, ou seja, um crescimento de 61% em relação ao mesmo período de 2018, quando havia extraído 3 milhões de toneladas. Isso não é motivo para uma [Participação de Lucros e Resultados-] PLR melhor?”, questionou o sindicalista.

“Nós lutamos pela licença ambiental da ‘Etapa 3’ para possibilitar o acesso ao minério de melhor qualidade, e entendemos que o trabalhador merece seu reconhecimento por produzir mais. Porém, apresentaram-nos um cálculo de PLR que não reflete o esforço da categoria”, defendeu o sindicalista. 

653 trabalhadores rejeitam a proposta da Anglo American
(Foto/Acom Metabase)
Ainda de acordo com o André Viana, ele ainda afirmou que os números da mineradora apontam uma grande previsão de que a produção total do ano fique entre “18 Milhões” e “20 Milhões” de toneladas de minério de ferro. “As assembleias estão sendo prestigiados pelos trabalhadores, eles estão mais atentos e percebendo que merecem mais consideração, mais respeito e reconhecimento da empresa. O ‘chão de fábrica’ tem de ser mais respeitado pelo alto escalão da mineradora, afinal, são eles que produzem, batem recordes, fazem da Anglo uma grande empresa”, destacou o sindicalista.

André Viana alertou para outro ponto que fizeram com que os trabalhadores rejeitassem a proposta. “Ao pessoal do operacional foi oferecido ‘4,2 Salários’ e aos chefes, que já possuem salários altos ofereceram ‘5,2 Salários’. Quer dizer, com esse descalabro a empresa [Anglo American] não poderia enfrentar outra resposta que não fosse a reprovação de sua proposta”, finalizou o sindicalista.

De acordo com o diretor da instituição, Wallison Ferreira “Docim”, ele ainda afirmou que o próximo passo será comunicar à empresa a rejeição dos trabalhadores à proposta e reiniciar as negociações. Estima-se que 500 trabalhadores itabiranos estão inclusos dentro do quadro de funcionários da Anglo American.  “O trabalhador deixou bem claro nesta assembleia que não está satisfeito com o modelo de cálculo apresentado, principalmente pela diferença dos prêmios entre os chefes e a peonada, o recado foi dado. Vamos sentar à mesa novamente e rediscutir esses cálculos. A voz dos trabalhadores tem de ser respeitada e assim será”, concluiu o diretor.


Resultado das votações

Sim: 429 
Não: 653
Abstenções: 9
Brancos: 6
Nulos: 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário